Turismo em Minas Gerais | Rota do Queijo Terroir Vertentes

Uai Trip

Rua Martins Paolucci, 90 - Centro
(32) 9990-0127 (32) 98848-3283

Descrição

Considerado patrimônio imaterial do país desde 2008, o queijo minas artesanal teve sua tradição resgatada no Campo das Vertentes. Como produto desse movimento, a Rota do Queijo Terroir Vertentes foi criada visando incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico dos vinte e seis municípios que integram o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Por meio da iniciativa, o turista embarca na história do queijo no estado, tendo a possibilidade de entrar em contato com a gastronomia e as propriedades rurais.
Em dezembro de 2018, o roteiro ganhou o segundo lugar na categoria Turismo de Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo do Brasil no 1º Prêmio Nacional do Turismo, que aconteceu no Rio de Janeiro. Além de fomentar o turismo e a geração de renda para pequenos e médios produtores, a Rota do Queijo proporciona o desenvolvimento de novos negócios e parcerias através do produto que passa a ser um atrativo turístico.

Saída: Semanal

2 a 20 pessoas

Acessibilidade

mobilidade reduzida gestante idosos obsesos etc

Serviços disponibilizados

Duração: 4 dias

  • Dia 1

    1º dia: Transfer de Confins para Tiradentes – Parada em no café com Prosa para lanche com queijo Minas Padrão (opcional). (Após Check in Tarde noite para desfrutar a belezas de Tiradentes “ Cidade Mais Bonita do Brasil” - Revista Departures USA março 2019 )
  • Dia 2

    2º dia: Saída pela manha para Workshop de queijos finos. Seremos recepcionados na fazenda do Rio e seguiremos por pequena trilha até a queijaria. Durante a caminhada de 15 min contaremos um pouco sobre a história e peculiaridades da produção artesanal. Em seguida visita as instalações: Ordenha piquetes, armazenamento. Por ultimo será oferecido um workshop e degustação de queijos finos (Montanhês, Morbier, Muzarella, Brie, Carmenbet, Padrão) com dicas de corte e harmonizações.
  • Dia 3

    3º dia: Saída ainda pela manhã para a produção de queijos Minas Artesanal ( QMA ) feitos com leite Cru ( não pasteurizado ). Serão selecionados pequenos produtores de adeptos da agricultura familiar, inclusive algumas produções 100% orgânicas. Almoço em restaurante que elabora receitas com queijos artesasanais. À tarde oficina do pão de queijo e degustação de café especial.
  • Dia 4

    4º dia – Saída ainda pela manhã para transfer de volta ao aeroporto. No caminho passaremos pela cidade de Antônio Carlos , maior produtora nacional de queijo Reino. Visitaremos os laticínios de queijo do reino e poderemos degustar e comprar produtos do laticínio diretamente da produção. Retorno para Confins