Turismo em Minas Gerais | Turismo de Comunidade Alto Vera Cruz

Espinhaço Operadora

Miraselvas, 183 - Ouro Preto
(31) 3295-2840 (31) 99189-1651

Descrição

Um pouco de História
No passado, eram fazendas pertencentes à família Necésio Tavares, Marçola e Jonas Veiga. Partes destas terras foram vendidas a duas empresas que deveriam promover a urbanização do lugar, o qual não aconteceu, ficando abandonada e degradada ambientalmente. Local bem servido de córregos com águas límpidas e abundantes como o córrego Santa Terezinha.
Em 1950 iniciou-se a ocupação da região, que não contava com infra-estrutura de nenhum tipo. Nesta época, o único meio de transporte era o trem que vinha da cidade de Sabará e a jardineira que passava na Rua Leopoldo Gomes com Rua Caravelas. Havia bonde, mas somente no bairro do Horto, do qual os moradores se dirigiam a pé.
A maior parte da área ocupada pelo bairro encontra-se no antigo loteamento do Parque Vera Cruz.
Origem do nome > Parque Vera Cruz
Outro nome > Favela Alto dos Minérios
Bairros adjacentes > Vera Cruz, São Geraldo, Casa Branca, Granja de Freitas, Taquaril, Jonas Veiga.
Conta com vários projetos sociais:
> Centro Cultural Alto Vera Cruz
> Associação Cultural ARebeldia
> Grupo Cultural Meninas de Sinhá
> MAMU – Morro Arte Mural
> Circuito Gastronômico de Favelas
Artistas, grafiteiros, boa gastronomia e muito mais, em uma Comunidade de mais de 40.000 pessoas, pertinho do centro da cidade.
Descrição:
Neste roteiro iremos conhecer um pouco do trabalho incrível, singular, interessante, emocionante de Cultura, de Arte, de Música, de Resgate, de Apoio, de Reconhecimento destas pessoas que estão ali produzindo algo especial, com prazer e alegria, deixando legado, deixando história para a Comunidade, para a Cidade e para as próximas gerações.
Passeio de Experiências que irá mudar o seu pensamento com relação à vida e tudo que nos cerca. Venha participar, nós te levamos.

Idealização deste roteiro: Casulo Cultura
http://www.casulocultura.com.br/2008/08/casulo-cultura_18.html

Saída: Mensal

2 a 16 pessoas

Acessibilidade

mobilidade reduzida gestante idosos obsesos etc

Serviços disponibilizados

Transporte adequado, parando o carro o mais próximo do atrativo visitado. Incluso: > Transporte em carro executivo até 04 pessoas, acima deste número a Experiência será feita em Van > Guia de Turismo > Seguro de viagem > 01 garrafa de água (500ml) > Almoço + 01 sobremesa Não incluso: > Despesas de ordem pessoal > Bebidas durante o almoço

Duração: 1 dia

  • Dia 1

    Roteiro: 08:00 > Saída do hotel ou da Praça da Liberdade. 08:10 > Curtir, tirar fotos e ou filmar o trabalho do Morro Arte Mural. 08:35 > Visita a Praça Dona Valdete da Silva Cordeiro. Mural feito em grafite de uma série de 4 intervenções. “Mulheres do Alto Vera Cruz”. 08:50 > Visita a Mercearia do Seu Chiquinho. 09:10 > Fim da visita. 09:20 > 2º Mural – Centro de Saúde. 09:30 > Fim da visita. 09:40 > Visita ao Centro Cultural Alto Vera Cruz. 10:10 > Fim da visita. 10:20 > Mirante para contemplar a região. 10:40 > Fim da visita. 10:50 > Visita ao Projeto Meninas de Sinhá. 11:30 > Fim da visita. 11:30 > Visita ao Projeto ARebeldia. 12:10 > Saída. 12:20 > Almoço incluso + sobremesa. 13:30 > Fim do almoço. 13:45 > Desembarque no hotel ou Praça da Liberdade.

Por onde você vai passar