Turismo em Minas Gerais | Barbacena: Serras Alterosas Da Mantiqueira - Uma Experiência Sensorial da Diversidade Gastronômica

Planeta Minas

wallace, 17 - união
(31) 3653-9514 (31) 99281-4806

Descrição

Serras Alterosas da Mantiqueira é um roteiro resultado de pesquisas da forma alimentar e da cozinha utilizadas pelos habitantes/transeuntes durante seus vários séculos de existência do estado Minas Gerais no território de Barbacena. Destaca-se que essas pesquisas têm como orientação que os territórios pesquisados atinjam os objetivos propostos pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira sob a gestão do SENAC-MG (Superintendência Educacional- Gerência de Produtos). Esse trabalho de pesquisa foi coletivo entre as unidades SENAC Hotel Escola Grogotó - Barbacena e da Gerência de Produtos - Programa Primórdios.

O roteiro possibilitará visita guiada aos principais pontos históricos na cidade de Barbacena e uma experiência gastronômica e sensorial sob a perspectiva dos pilares identificados no território de Barbacena, sendo os pilares em destaque: Leiteria, Doçaria, Pomar Histórico, Receitas e Técnicas tradicionais e contemporâneas.

Espera-se que turistas que façam este roteiro percebam sob forma de sabores e sentimentos a história de Barbacena para muito além das “cidades da Rosas” nas Serras Alterosas da Mantiqueira.
O roteiro Serras Alterosas da Mantiqueira surge no âmbito das comemorações dos 300 anos do Estado de Minas Gerais-MG na cidade de Barbacena (MG - Brasil) que é “recheada” de histórias (Confira mais abaixo um breve histórico de Barbacena), de belezas naturais e sabores desta região inserida no início da Serra da Mantiqueira.

Este roteiro tem por objetivo proporcionar uma experiência de turismo gastronômico no território desta cidade mineira, com ênfase na importância de sua história política, educacional e gastronômica no cenário mineiro e nacional.

Serras Alterosas da Mantiqueira é um roteiro resultado de pesquisas da forma alimentar e da cozinha utilizadas pelos habitantes/transeuntes durante seus vários séculos de existência do estado Minas Gerais no território de Barbacena. Destaca-se que essas pesquisas têm como orientação que os territórios pesquisados atinjam os objetivos propostos pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira sob a gestão do SENAC-MG (Superintendência Educacional- Gerência de Produtos).

O roteiro possibilitará visita guiada aos principais pontos históricos na cidade de Barbacena e uma experiência gastronômica e sensorial sob a perspectiva dos pilares identificados no território de Barbacena, sendo os pilares em destaque: Leiteria, Doçaria, Pomar Histórico, Receitas e Técnicas tradicionais e contemporâneas (vide informações sobre o roteiro).

Espera-se que turistas que façam este roteiro percebam sob forma de sabores e sentimentos a história de Barbacena para muito além da “Cidade das Rosas” nas Serras Alterosas da Mantiqueira.

Saída: Sob Demanda

6 a 15 pessoas

Serviços disponibilizados

- Transporte em Van Executiva / Doblô (depende do nº de inscritos) com ar-condicionado BH/ Barbacena/ BH; - Traslados e passeios citados no roteiro; - 2 diárias de hospedagem no Hotel Escola Grogotó, em acomodação individual ou dupla em categoria standard, incluindo café da manhã; ( Para acomodação tripla sob consulta). - Almoço na Fazenda Maracujá; - Jantar no segundo dia no Hotel Escola Grogotó; - Seguro de Assistência em Viagem.

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    19h – Previsão de Saída – Belo Horizonte (Praça da Liberdade: Av. Bias Forte, 50). 21h – Previsão de parada para lanche. 21h30 – Previsão de chegada em Barbacena e check-in no Hotel disponível ( sob consulta).
  • Dia 2

    8h – Concentração no salão do Hotel 8h15 – Saída prevista do Hotel para o centro da cidade de Barbacena. 8h30 – Início ao City Tour na cidade de Barbacena. - Trajeto passando pelo Bairro Andorinhas, Basílica de São José Operário, Escola Agrotécnica Federal (IFET), Estação Ferroviária. - Rota pela praça Dom Silvério (Igreja do Rosário), Matriz de Nossa Senhora da Piedade , Praça Conde de Prados (“Jardim do Globo”) , Igreja da Assunção (Boa Morte). - Visita a Sericícola – Primeira fábrica de tecidos de seda da América Latina. 9h30 – Fim do City Tour e saída para o Laticínio Nosso. 10h – Visitação ao Laticínio Nosso – “Queijo do Reino” : - Apresentação da história do queijo no período imperial do Brasil, visitação à produção dos produtos do Laticínio Nosso e demais espaços da propriedade. - Degustação dos produtos queijo do reino e doce de leite Milano (Laticínio Nosso). - Possibilidade de aquisição derivados de leite de vaca: doce, queijos tipo reino e outros diretamente do produtor. 11h – Saída prevista do Laticínio Nosso para Fazenda Maracujá. 12h - Visitação e almoço na Fazenda Maracujá: - Apresentação da história do produtor, visitação à criação de Búfalas leiteiras. Noções sobre o processo de produção dos queijos de Búfala. - Experiência (opcional) na atividade rural de retirada de leite em búfalas e passeio guiado em búfalo pelo curral. - Almoço com prato típico mineiro (incluso água e refrigerante). - Visitação ao processo produtivo do doce de Leite BLU com degustação - Rapa do Tacho (sobremesa do almoço). - Possibilidade de aquisição de doce de leite e queijos de búfala diretamente do produtor. 15h - Saída prevista da Fazenda Maracujá para a Fazenda Graminha. 15h10 - Visitação a Fazenda Graminha: - História do produtor com visitação ao curral das ovelhas e interação com os borregos. 16h - Saída prevista da Fazenda Graminha para a Chácara da Mantiqueira. 16h30 - Visitação a Chácara da Mantiqueira: - História do produtor com visitação ao processo produtivo de seleção e embalagem de frutas. - Visitação a um pomar de frutas com degustação das frutas diretamente no pomar (depende da sazonalidade das frutas). - Possibilidade de aquisição de frutas diretamente do produtor. 18h45 – Retorno previsto para o Hotel ( sob confirmação) .
  • Dia 3

    8h - Saída prevista do Hotel para o Capril – Rancho das Vertentes. 9h – Visitação ao Capril Rancho das Vertentes: - História do produtor com visitação à produção do queijo artesanal de leite cru de cabra: Terruá das Vertentes, Faixa de Carvão, Imperial, dentre outros. - Primeiro Queijo de Cabra Brasileiro com premiação em um concurso internacional – Vencedor da Medalha de Ouro no Mondial du Fromage – 2019, na França. - Visitação ao curral das cabras com interação com os animais (opcional ordenha de leite nas cabras). - Degustação de queijos de cabras e demais produtos do produtor. - Possibilidade de aquisição queijos e derivados de leite de cabra diretamente do produtor. 11h - Saída prevista do Capril Rancho das Vertentes com retorno para o Hotel Escola Grogotó. 12h - Check-out no Hotel. 13h- Previsão de Saída prevista do Hotel com retorno à Belo Horizonte. 16h - Horário previsto para chegada em Belo Horizonte.

Por onde você vai passar