Turismo em Minas Gerais | Mantiqueira e o Azeite - Um tour pelos olivais marienses

Ecoturismo Sauá Azul

Sítio Araucária, Estrada Fazenda Pomária, Km 01, s/n - Fazenda Pomária
(35) 3662-1135 (35) 99164 8511

Descrição

Sob demanda mínima realizamos toda a logística para visitação em pelo menos três olivais marienses e na sede da empresa estatal de pesquisa EPAMIG. Nas localidades somos recebidos por um responsável e são apresentadas metodologias de manejo das oliveiras e em época de colheita é possível retirar a azeitona do pé de Oliveira e acompanhar todo processo de beneficiamento da mesma até seu estágio final , o azeite extra virgem.

A olivicultura é parte integrante da identidade de Maria da Fé. Durante todo trajeto são apresentados conteúdos históricos e socioculturais que nos qualifica como cidade referência e pioneira nacional na produção de Azeite Extra Virgem.

O passeio se inicia na nossa sede, o Sítio Araucária sediado na tradicional Fazenda Pomária berço de ricas histórias da nossa cidade!

No nosso primeiro contato bateremos um boa prosa pra ambientalização e faremos o briefing apresentando o roteiro e demais atividades que serão realizadas no dia.

Feito isso inicia-se as visitas em três olivais da cidade e a sede da empresa estatal de pesquisa EPAMIG, durante todo trajeto estaremos, além da apresentação de conteúdos históricos e socioculturais da nossa cidade e da olivicultura e degustação, também estaremos comtemplando as lindas visitas que a nossa localização proporciona. Crava num vale no alto da Serra da Mantiqueira, Maria da Fé é uma das cidades mais elevadas do estado e com maior altimetria da nossa microrregião. Com isso e o relevo favorável, por dote natural somos a cidade mais fria de Minas Gerais! Condições climáticas perfeitas para o cultivo da Oliveira!

Um ótimo passeio amantes da gastronomia, história, cultura e belas paisagens!


- Tempo estimado de execução: 4 a 5 horas
- Toda biossegurança baseada nos programas Minas Consciente e Turismo Responsável;

* O trajeto e locais de visitação podem variar de acordo com a demanda e condições climáticas


Saída: Sob Demanda

2 a 20 pessoas

Serviços disponibilizados

Sede da empresa para recepção e briefing, com acessibilidade e banheiros; Condução com conhecimento técnico, histórico e cultural; Translado interno, com automóveis devidamente licenciados e seguro para passageiros; Agendamento de visita em olivais exclusivos; Toda biossegurança baseada nos programas Minas Consciente e Turismo Responsável.

Duração: 1 dia

  • Dia 1

    >Recepção e briefing no Sítio Araucária; >Visita em pelo menos três destes olivais: - Monte das Oliveiras - EPAMIG; - Fazenda Maria da Fé; - Fazenda Santa Helena; - Olival Quelemém. (Trajeto a ser definido em função da demanda e condições climáticas) >Almoço harmonizado com azeite extra virgem ao fim da visitação.* (*Opcional - Atividade extra) >Encerramento no Sítio Araucária