Turismo em Minas Gerais | Pedra Alta x Lagos dos Cristais

Exitur Receptivo Turístico

Rua Padre Laerte Esperanca de oliveira, 129 - Centro
(38 ) 99925 8952 (38) 99925-8952

Descrição

Este roteiro nos leva a contemplar as feições geológicas, do solo, fauna e flora da Serra do Cabral, assim como as intervenções humanas ao longo desse território.
Antes de entrarmos na trilha principal, que tem início no município de Joaquim Felício, o visitante será convidado a caminhar por entre os campos de flores, dentre eles as famosas sempre-vivas, e também apreciar a Serra do Espinhaço, que fica a leste da Serra do Cabral.
Dando prosseguimento, seguimos rumo à trilha que dá acesso à Pedra Alta. Pelo caminho encontramos plantas típicas do cerrado, com suas árvores tortas e cascas grossas. Em meio a este cenário, observaremos também plantas características dos campos rupestres, como cactos e as sempre-vivas, além de espécies endêmicas da região.
A Pedra Alta é, com toda certeza, um dos mais bonitos cartões postais do lado norte do Parque Estadual Serra do Cabral! Este local é constituído por afloramento rochoso com imponente presença e beleza, além de possuir pinturas rupestres que datam há mais de 1.200 anos, constituindo um retrato da vida cotidiana dos povos que habitaram a região, os chamados Cabralinos.
Dando continuidade ao nosso roteiro, seguimos para o Lago dos Cristais, que está localizado no município de Francisco Dumont, porém o acesso é feito por Joaquim Felício. O condutor local fará um relato de como foi formado o lago, que tem estreita relação com a intensa extração de quartzo
realizado entre os anos 1970 a 1990, que constituiu numa das principais atividades econômicas da região. Além disso, será enfatizada a história desta atividade e a sua relevância social e econômica para os moradores da serra do Cabral.
Para finalizar, retornaremos para a área urbana de Joaquim Felício e conheceremos a Cachoeira do Boqueirão, onde faremos uma parada para banho. A cachoeira é composta por dois poços de águas calmas, cujas margens possuem uma passarela para maior conforto dos visitantes. O local também conta com o bar Balneário Veredas para atendimento ao visitante, com venda de porções e bebidas variadas.

Saída: Diária

1 a 15 pessoas

Serviços disponibilizados

Condutor

Duração: 1 dia

  • Dia 1

    Visita a Pedra Alta, Lago dos Cristais e Cachoeira do Boqueirão .