Turismo em Minas Gerais | Ibitipoca

Valadares Ecoturismo

Rua Peçanha, 662 - centro
(33) 3025-2738 (33) 98837-0807

Descrição

O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira.Com uma área de 1.488 hectares, a unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. Foi criado em 4 de julho de 1973, palavra tupi-guarani, significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido a grande incidência de descargas elétricas (raios) ou a grande quantidade de grutas. É um dos Parques mais visitados do Estado, um dos mais conhecidos do Brasil e uma das principais atrações turísticas da região. A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável. A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também os macacos barbado, sauá (sagui), o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca", que foi identificada pela primeira vez na região. Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do Parque.

Saída: Mensal

15 a 45 pessoas

Acessibilidade

auditiva

Serviços disponibilizados

Não e necessário

Duração: 2 dias

  • Dia 1

    08h00 -Chegada em Ibitipoca 08h30 – Parque Estadual de Ibitipoca – Taxa $25,00 (não inclusa no valor do Pacote) – Trilha de 16 km (ida <e volta) – Aproximadamente 08h00 de trilha com paradas nas atrações. – Visual da trilha – Relógio do Sol – Gruta da Cruz – “Lombada” – Ponto mais alto da Serra do Ibitipoca, 1784m. – Gruta dos Três Arcos – Gruta dos Fugitivos – Janela do Céu (Principal atração do parque) – Cachoeirinha 16h00 – Almoço restaurenta o parque 17h00 – Saída destino Hospedagem – Noite livre para passeios na vila, com várias opções de restaurantes, pizzarias, bares…
  • Dia 2

    07h00 – Café da manhã 08h00 – Saída destino ao parque -Taxa de $25,00 (não incluso no valor) 08h15 – Circuito das águas – Prainha – “Ducha”, uma pequena cachoeira – O Lago Negro – Cachoeira do Lago dos Espelhos – Mirante do Gavião – Cachoeira dos Macacos – Lago das Miragens 14h30 – Almoço restaurante do Parque 16h30 – Retorno para Valadares -No local existe banheiros para banho

Por onde você vai passar

Atrações que você vai visitar