Turismo em Minas Gerais | Virado de Frango

1.174
Foto por: Acervo Rede Minas
Atualizado em: 07/02/2022

Gosto de Minas: Virado de Frango 

 

Aprenda a receita que ganhou o reconhecimento da cidade de Andradas

Uma das delícias que a cozinha mineira nos proporciona, é saborear pratos cuja história se misturam com a do nosso território, das nossas pessoas, do nosso modo de vida. A receita de hoje representa bem as tradições, os costumes e os sabores de uma cidade mineira que tem vocação para boa gastronomia: Andradas

Terra do Vinho 

A cerca de 490 km de Beagá, Andradas desponta como um destino consolidado para os amantes de vinho. O terroir da cidade, a tradição no modo de fazer e o clima propício fazem com que o destino seja ideal para quem aprecia a bebida e quer conhecer os encantos por trás da produção de típicos vinhos mineiros

Um bom vinho pede uma boa comida, e essa especialidade que está no DNA do mineiro é também um dos diversos motivos para se visitar Andradas. Por lá, come-se bem, e comemora-se com fartura, e ainda é possível admirar belíssimas paisagens


O Virado de Frango 

Por falar em boa comida, a receita do dia é um prato típico do município, que de tão reproduzido e tradicional ganhou status de bem material em 2019. O virado de frango é um prato cuja sua base é feita de frango, farinha de milho, alho, cebola, cheiro verde e sal a gosto. 

Assim como muitas de nossas delícias gastronômicas, a receita do virado de frango remonta ao período das expedições tropeiras pelo estado, onde a comida precisava prover sustança, além de sabor e nutrição para os tropeiros que encaravam longas jornadas estado a dentro. 

Além de típico, e delicioso, o registro do virado confere ao prato, status de proteção e valorização dentro do município, é sabor de mineiridade, de história e de tradição. 

Sabor e Afeto

Buscando receitas e histórias como a do virado de frango, o programa Sabor e Afeto da Rede Minas colocou o pé na estrada e documentou o preparo de diversas receitas que fazem o coração do mineiro bater mais forte

Os relatos deram origem a uma série de vídeos onde as dicas, causos e curiosidades por trás das receitas ganham a nossa telinha. 

A receita do dia foi feita pela Elaina Maria Galhardo Marques, que aprendeu a cozinhar com a mãe, ainda na infância e recorda-se da receita desde pequena, feita pela mãe com ingredientes simples mas muito afetuosos. Quando Elaina se casou, no intuito de impressionar o marido, realizou adaptações na receita do virado de frango da sua mãe, acrescentando alguns ingredientes. 

Aposto que deu água na boca, né? Pois então pega as dicas e a receita que a Elaina separou pra gente e arrisque-se na cozinha com essa delícia típica. 


Virado de Frango 


Ingredientes 


1 quilo de frango
1 cebola
4 dentes de alho
150 gramas de bacon
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
5 Ovos
1 caldo de carne
1 quilo de farinha de milho
1 sache de molho de tomate
Açafrão, pimenta calabresa,orégano,curry e sal a gosto cheiro verde à vontade.

Modo de fazer.

1. Lavar o frango com um pouco de limão; 
2. Frite o bacon. Quando estiver quase frito coloque o alho e a cebola; 
3. Depois coloca-se o frango de uma boa refogada e os outros temperos .
4. Depois de refogado coloque água até cobrir o frango e deixe cozinhar.  se secar muito, pode colocar mais um pouquinho de água pra não ficar sem caldo.
5. Depois de cozido colocar a farinha  de milho aos poucos até dar o ponto tem que ficar molinho;
6. Para finalizar cozinhar os ovos e picar bem miudinho colocar por cima do virado com bastante cheiro verde. 

 

E aí, quer conhecer mais delícias de Andradas, confira nosso especial sobre os vinhos mineiros
 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?