Cidades mineiras que todo amante de vinho deve conhecer
Um pouquinho por dia faz bem ao coração, tanto de vinho, quanto de turismo. Por isso, hoje vamos misturar essas duas doses. O enólogo é o profissional que se dedica a estudar os sabores e especificidades desta bebida, que tem conquistado cada vez mais o paladar e a mesa dos mineiros.
Tinto, branco, rosé, de paladar seco, semi seco ou suave, sempre se encontra um tipo de vinho perfeito para harmonizar com cada uma das delícias mineiras. Nosso estado está indo além da combinação na mesa e se tornando destaque na produção, já com rótulos premiados, e também no enoturismo, prática que consiste em visitar destinos relacionados à produção de vinho.
Minas Gerais é uma taça cheia para os apreciadores da bebida. Listamos agora algumas cidades que os amantes de vinhos não podem deixar de conhecer:
Conhecida como “A Terra do Vinho”, Andradas é uma cidade que oferece opções para quem gosta de contato com a natureza e aventura. Os amantes do vinho podem conhecer uma das seis vinícolas da cidade abertas à visitação, entender os processos de fabricação e, ao final, degustar os vinhos feitos por ali. Para quem quer levar para casa, existem diversas lojas especializadas e com preços que agradam a todos os tipos de bolsos. Se você é aventureiro, não deixe de realizar o passeio de balão sobrevoando as vinícolas de Andradas.
Cordislândia:
Já pensou que delícia passear a cavalo por uma vinícola? Em Cordislândia isso é possível. As vinícolas do município alinham a tradição da produção à modernização dos equipamentos e são de encher os olhos. Ao final do passeio existe também a opção de degustação e compra das bebidas. Além disso, é uma cidade para os apreciadores do folclore e da cultura, com diversas festas e celebrações tradicionais que destacam a história do município.
Três Pontas é a casa de um dos vinhos medalhistas de bronze em 2017 e 2018, em renomado campeonato mundial da bebida. Um dos produtores promove visita à fazenda mediante agendamento prévio. Após, é possível saborear um almoço harmonizado com os vinhos da terra.
A serra que dá nome a cidade é uma ótima opção de turismo ecológico e proporciona uma vista deslumbrante.
A cidade, que nasceu no período do ciclo do ouro, tem reservas de Mata Atlântica com rica fauna e flora. Enriquecendo ainda mais este cenário, possui vinícolas abertas à visitação e tem investido seus esforços no turismo rural e nas práticas de observação de árvores. Local perfeito para aqueles que gostam da calmaria e do charme do interior, mesmo estando a apenas 130 km da capital do estado.
A cidade do Sul de Minas que encanta pelos casarões e construções históricas é um ótimo destino também para os amantes do vinho, sendo possível visitar propriedades e assistir ao processo de fabricação da bebida.
O Parque Ecológico da Serra do Santo Antônio é uma ótima pedida para os que gostam de aventura, com diversas trilhas e grutas. Há também um paredão de aproximadamente 50 metros de largura, com 650 figuras geométricas que datam de cerca de 3 mil anos.
Deu sede aí? Dá para aproveitar o enoturismo sem moderação, hein? Entre em nosso portal para saber mais sobre os destinos e se programar para essa viagem deliciosa!
Descubra mais dos vinhos mineiros em:
- Patos de Minas
- Sacramento
- Pirapora
- Januária
- São Sebastião do Paraíso
- Caldas
- Diamantina
- Brumadinho
- Araçuaí
Hoje em Minas, temos mais de 122 vinícolas em todo o estado, sendo 70% delas indicam possuir um receptivo turístico ou estão se “preparando para”. Além disso, temos reconhecimento Nacional e Internacional com prêmios como medalhas de prata e bronze no Wine Challenge e o Decanter, dentre outros títulos.
Dicas sobre vinícolas
-
Vinícola Barbara Eliodora
Situada nas montanhas do Sul de Minas Gerais, os vinhos Barbara Eliodora são criados com uvas colhidas durante o inverno, resultando em sabores, aromas e sensações surpreendentes. A vinícola está estrategicamente localizada nas cidades de Campanha e São Gonçalo do Sapucaí e utiliza a técnica de dupla poda para aprimorar o cultivo das videiras.
-
Casa Geraldo
Localizada em Andradas e gerida por uma família de imigrantes italiano, a Casa Geral do faz história há 30 anos com gerações de filhos, pais, avós e bisavós. Com a habilidade do patriarca, os vinhos começaram a ser elaborados a partir das próprias uvas cultivadas pela família. A dedicação e a paixão pela arte da vinificação só aumentou e a Casa Geraldo virou uma referência.
-
Quinta D’Alva
Pioneira do resgate da produção vinícola no Alto Jequitinhonha, a Vinícola Quinta d’Alva, desde 2002, resgata a tradição bicentenária de pioneiros portugueses, franceses e italianos da região. Produz tintos e brancos em Diamantina, é beneficiada por ótimas condições ambientais de tipo tropical de altitude e adota técnicas modernas de cultivo, manejo e produção.
-
Vale do Gongo
No Norte de Minas, na Cordilheira do Espinhaço, em Grão Mogol-MG, a Vale do Gongo começou como um projeto experimental implantado por uma família da cidade. A vinícola tem conquistado recordes no volume de produção e alta qualidade da fruta e do vinho produzidos. Ela trabalha em três frentes: produção de sucos, de vinhos e da fruta para consumo in-natura.
Outras vinícolas para visitação:
- Stella Valentino (Andradas)
- Alma Gerais (Lavras)
- Estrada Real (Caldas)
- Luiz Porto ( Tiradentes)
- Primeira Estrada (Três Corações)
- Maria Maria (Três Pontas)
- Dos Montes (Santana dos Montes)
- ABN (Andrelândia)
- Arpuro (Uberaba)
Playlist - Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!
Comentários