Turismo em Minas Gerais | Peixe na Telha

423
Foto por: Ricardo Chaves
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Peixe na telha, sabor dos rios Mineiros!

 

Seguindo nossa série para uma quaresma mineira, aprenda a fazer um peixe na telha de comer rezando!.

Embora não seja a primeira referência da cozinha mineira, temos que admitir que o consumo de peixe representa uma tradição latente e culturalmente forte em diversas regiões mineiras. Os modos de pesca, tratamento, temperos diversos e até as formas de se preparar, representam as origens da nossa cozinha, e as influências da gastronomia indígena na nossa cultura alimentar.

A receita do dia, um delicioso peixe na telha, é um exemplo clássico das tradições rústicas da nossa gastronomia. O ato de assar no item de barro, proporciona sabor e certamente uma visita ao passado, é a pura cultura que atravessa gerações.

Deu na telha, vamos assar!

Embora seja difícil precisar a origem exata de quando começamos a assar comidas em telhas, não é difícil identificar influências indígenas e também de justificar o modo de cozimento. Isso porque a cerâmica  e o barro de que são feitas a maioria das telhas suportam altas temperaturas, proporcionando um cozimento perfeito para diversos tipos de carnes.

Além das influências indígenas, há registros que datam da criação de uma receita de peixe na telha que está associada a escritores e pesquisadores da cozinha goiana, em meados dos anos 70. De lá pra cá, a receita ganhou o país e tomou temperos, tipos de peixes e até abordagens distintas.

Ganhando o país e dominando Fronteira

A pequena cidade do coração do Brasil central, foi criada a partir de um sonho, Literalmente. Na década de 40, o empresário e intelectual paulistano Maurício Goulart, reuniu um grupo de amigos com um projeto inusitado: criar uma cidade modelo bem no meio do Brasil central.

O projeto foi levado a cabo como uma aventura extraordinária. Fronteira é hoje um dos poucos municípios planejados da região, com avenidas largas, arborizadas, e com infra-estrutura urbana projetada. Fronteira é considerada uma cidade turística pelos seus atrativos e recursos naturais e foi eleita pela população das cidades vizinhas como refúgio de finais de semana e feriados, com isso a cidade multiplica-se, e recebe a todos com muito carinho.

Receita Tradicional

A receita que compartilhamos hoje é simples, rápida e já considerada um dos pratos típicos da cidade. Apresentada pelo Ricardo Chaves, temos um exemplar saboroso do peixe na telha assado,  mas uma opção deliciosa para uma quaresma cheia de mineirdade.

E aí, aposto que deu água na boca ouvir tudo isso né? Então não fica de fora, pega a caneta, toma nota dos ingredientes e modo de fazer, capricha nos temperos, e quando estiver tudo pronto, tira aquela foto bonita e mande pra gente nas redes sociais!

Peixe na Telha

Ingredientes:

1 quilo de lombo de pintado

5 pães franceses

2 tomates

2 cebolas

1 pimentão

 alho, sal e tempero a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma telha de barro, coloque os pães ocupando toda a extensão. 2
  2. Em cima, coloque o peixe em fatias. 3
  3. Corte o tomate, a cebola e o alho em pedaços e espalhe sobre o peixe.4
  4.  Adicione, da mesma forma, o sal e o tempero. 5
  5. Cubra com outra telha de barro e enrole em papel alumínio. 6
  6. Leve para a churrasqueira e deixe assar apenas na brasa. 7
  7. Retire depois de aproximadamente uma hora.

Dica do Chef: Sirva com arroz, pirão e salada.

E aí, gostou dessa receita? Aproveite e confira mais uma opção para a quaresma, o Bolinho frito de Peixe!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?