Turismo em Minas Gerais | Bolinho Frito de Peixe

125
Foto por: Prefeitura Elói Mendes
Atualizado em: 15/07/2022

Gosto de Minas: Bolinho de Peixe

As celebrações religiosas ressaltam a fé e a devoção do povo mineiro. Independente de qual seja o objeto, o sagrado sempre esteve presente na cultura do nosso estado, e com a quaresma não seria diferente. A época, que sucede o carnaval e antecede a páscoa cristã, é vista como um momento de introspecção, caridade e oração, por isso é de costume que as comidas não tenham a carne vermelha presente como ingrediente dos pratos.   

E embora a cozinha mineira esteja muito relacionada a carne vermelha e suína, se engana quem pensa que só desses tipos é feita a nossa cozinha. A receita do dia, um delicioso bolinho de peixe é a prova de que nossa cozinha é diversa e cheia de deliciosas surpresas.

Como em Minas não tem Mar,

os rios são a nossa principal fonte de pescado, fornecendo saborosos peixes de água doce cujo preparo varia entre conforme a região do estado, conferindo jeitos bem mineiros de se consumir o prato principal da quaresma.

Além disso, nosso estado é berço de uma das maiores bacias hidrográficas do país, a Bacia do São Francisco, formada pelo rio de mesmo nome, que nasce na Serra da Canastra e seus 158 afluentes estendendo-se por 640.000 km², ocupando 8% do território nacional, percorrendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e o Distrito Federal, banhando 521 municípios.

Produção expoente

De norte a sul do estado a produção peixeira cresce expansivamente, e Minas Gerais já é o terceiro estado brasileiro no ranking de produção de tilápia, um dos peixes mais consumidos e item principal da receita do dia. Um bolinho frito típico do município de Elói Mendes, uma cidade privilegiada com suas belezas naturais, praças, jardins e monumentos históricos, artísticos e culturais.

Um destino apaixonante

Cortada por vários cursos d’água, tendo como principais os rios Verde, Sapucaí e São Domingos, dentre outros, além de cachoeiras e o grande Lago de Furnas, Elói Mendes é cercada por muitos morros onde podem ser desenvolvidas várias atividades turísticas. Uma região diversificada economicamente com destaque para a agricultura, pois tem na pecuária leiteira o ponto de sustentação de sua economia, graças à alta linhagem de seu rebanho bovino.  

Bom, agora que já conhecemos um pouco da história e da cidade, que tal tomar nota dos ingredientes e preparar essa deliciosa receita?

Bolinho Frito de Peixe

Ingredientes

1 xícara de sobra de peixe (ex-tilápia) assado ou refogado

1 xícara de cenoura em cubinhos cozida

1/2 cebola picada

1 ovo

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

Salsinha a gosto

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

  1. Retire os espinhos do peixe, e desfie
  2. Se o peixe for assado, acrescente 2 colheres (sopa) de leite para umedecer
  3. Misture bem todos os ingredientes, deixando o fermento em pó por último
  4. Modele os bolinhos com as mãos molhadas para não grudar
  5. Frite em óleo quente

Dicas: Pode substituir a cenoura por batata ou vagem e se gostar, acrescente uma folha de coentro picada

E aí, gostou da receita, prepare-se para a quaresma e confira também a nossa matéria especial sobre as tilápias e trutas da Serra da Mantiqueira!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?