Turismo em Minas Gerais | Sobremesas de Natal

219
Foto por: Léo Benfica (Caramelados Doceria)
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Opções Mineiras Para Adoçar a Sua Ceia

Conheça 04 sobremesas e doces que vão deixar sua ceia natalina ainda mais mineira!

Reunir em torno da mesa é uma especialidade do mineiro que se destaca a cada evento, nossa hospitalidade e afeto fazem de nós os melhores anfitriões do Brasil. Não é atoa que as festas de fim ano em Minas Gerais são rodeadas de reencontros, abraços fraternos e é claro, boa comida. A ceia é, assim como a receptividade, uma especialidade da casa. 


Feijão tropeiro para o almoço de natal, pão de queijo para a entrada, leitão como prato principal, e aquelepanetone com doce de leitefazem parte da nossa coleção de receitas perfeitas para as festividades.


E o post de hoje vem complementar essa lista com dicas de delícias tipicamente mineiras, que vão adocicar a ceia deixar mais saborosa e com gostinho de uma das melhores comidas do país: 

 
Doce de Leite


Um dos nossos doces mais tradicionais, o doce de leite é uma opção que não tem erro. Além de ser quase uma unanimidade, é uma das mais versáteis sobremesas mineiras, podendo ser encontrado em pasta ou barra, ser ingerido puro ou acompanhando outras delícias (como nossos queijos). 


Canudos recheados de doce de leite também são a opção perfeita para quem gosta de experimentar todas as possibilidades dessa delícia. 


Por aqui, já ensinamos a fácil e saborosa receita do doce de leite, vale se arriscar na cozinha e deixar a ceia cada vez mais mineira. 


Pé de Moleque


Opé de moleque de Piranguinhojá virou um dos clássicos doces da nossa cozinha, e também uma referência para quem passa pela BR-459 rumo ao Sul de Minas


O doce, que é tipicamente brasileiro e surgiu no ciclo da cana-de-açúcar, é uma mistura perfeita da rapadura com o amendoim torrado, uma explosão de sabor e mineiridade que com certeza vão incrementar ainda mais a sua mesa natalina. 


Rocambole


Ainda que a origem da receita seja libanesa, o rocambolese tornou um dos doces símbolos do nosso estado. Isso porque uma cidade mineira é referência na produção dessa delícia. A pequenaLagoa Douradaé um ponto de parada obrigatório para os amantes de um bom rocambole. 


Com a massa fofinha e recheio generosamente mineiro, o rocambole da cidade se tornou um atrativo turístico à parte, conquistando quem passa por ali e se tornando motivo de retorno. 
A deliciosa receita também já foi destaque por aqui, e tenho certeza que a família vai se deliciar caso essa seja a escolhida para compor a mesa do natal. 


Panetone Mineiro


Outra delícia que, embora não seja originária das Minas Gerais, ganhou (e ganha todos os anos) os nossos corações é o panetone. Na receita apresentada aqui, demos dicas de preparação, e escolhemos um recheio tipicamente mineiro, que inclusive falamos acima, o doce de leite. 


E aí, com essa dicas e receitas na palma da mão fica bem fácil dar aquele toque mineiro nas ceia de natal, né? Conta pra gente qual receita não vai faltar nessa data especial!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?