Panetone com doce de leite
Há alguns anos ele significa o prenúncio do natal. Ouso dizer que o panetone toma o lugar de símbolo do período mais engordativo do ano, muitas vezes mais até que a decoração dos shoppings e a clássica música “Então é naaataaaaaal” (confesse, você leu cantando).
Pensando nisso, trouxemos uma espetacular receita de panetone com doce de leite, para fazer jus ao natal e celebrar as adaptações dos ingredientes mineiros às receitas internacionais.
Origem
O panetone é certamente uma das comidas natalinas mais consumidas pelos brasileiros..
Existem diferentes versões quanto a origem dessa massa tão saborosa. Segundo alguns historiadores, a receita surgiu lá na Itália, no século 15, quando no desespero de um ajudante de cozinha chamado Toni, deixou uma receita queimou no forno e ele precisou se virar para atender a um banquete da corte. Toni teria criado a junção de farinha, ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas, formando uma massa fermentada e macia.
Embora essa seja a versão mais conhecida sobre a origem do panetone, alguns historiadores discordam de sua veracidade. De toda forma, podemos afirmar que o desespero de Toni, ou quem quer que seja, nos presenteou com uma receita deliciosa.
Versatilidade
Embora a receita do panetone seja basicamente a mesma, e por incrível que pareça muito simples de se fazer, é no recheio que a gente pode se soltar e deixar a criatividade fluir solta.
Com passas, gotas de chocolate, trufa, ou o que for, fato é que essa massa tão versátil permite que todo mundo tenha um panetone preferido para chamar de seu.,
E agora temos mais uma opção trazida pela nossa convidada Dany para você não só enfeitar a sua mesa de natal, porque isso parece uma obra de arte mesmo, como, claro, lamber os dedos com essa delícia.
A Dany decidiu dar um toque mais mineiro pro panetone feito na sua confeitaria usando o doce de leite e, obviamente, a fartura típica do mineiro raiz. Confere aí e já coloque todos os itens na lista de compras pra fazer sua ceia de natal mais doce e mineirinha com esse doce de leite com panetone panetone com doce de leite.
Ah, aprenda a fazer a massa do panetone da Dany e já corre pra receita do doce de leite clicando aqui.
Celebre o seu natal com o panetone mais mineiro que você já viu!
Panetone Com doce de Leite
( Rendimento: 01 panetone de 500g e 01 de 250g a cada receita)
Para fazer a esponja (fermento)
75g de farinha
100g de água morna
25g de açúcar refinado
30g de fermento biológico fresco
Lembrando que: Mistura-se primeiro o fermento e o açúcar até ter uma textura líquida. Somente após, misturar os demais ingredientes.
Deixar descansar por pelo menos 30 minutos para fermentar.
Massa:
175g de farinha de trigo
25ml de água
50g de gema
25g de açúcar
5g de sal
63g de margarina
20g de leite em pó
5g de melhorador para pães
2ml de essência de panetone
Misturar o reforço a esponja, batendo em batedeira com o batedor gancho para massas. Bater até soltar do bowl. Acrescentar o recheio e misturar como espátula.
Pesar a massa na medida/peso que deseja o seu panetone e coloque para descansar na forma adequada ao tamanho e peso escolhido. Deixe descansar por no mínimo 40 minutos
Recheio:
400g de um bom e tradicional doce de leite mineiro
200 ml de creme de leite
Misturar bem até ficar cremoso.
Para rechear é só abrir a tampa do panetone, retirar o miolo, recehar, tampar e confeitar da forma que achar melhor.
Comentários