Parque Estadual Serra do Rola-Moça
Ao passear pelo Parque, você terá a oportunidade de apreciar paisagens de beleza singular e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro, carcará e várias outras espécies de aves, bem como da flora, como a canela-de-ema, espécie símbolo do Parque, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas. Os seis mananciais existentes no Parque, são responsáveis pelo abastecimento de água de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São eles: Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca. Todos declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial (APE). Possui nome um tanto quanto peculiar, em homenagem ao escritor Mário de Andrade, que em um dos seus poemas, relata que um casal de noivos, logo após o casamento, atravessava a serra a cavalo, rumo à sua nova morada. Ao passarem pela borda de um grotão, o cavalo que a moça estava, derrapou no cascalho e despencou ribanceira abaixo e seu jovem marido, desesperado, na tentativa de salvá-la, também teve o mesmo destino fatal e desde então “a Serra do Rola-Moça/Rola-Moça se chamou”.
-
Localização
Rural
Estrada p/ Casa Branca, s/n - Brumadinho
CEP 35.460-000 - Brumadinho - MG
-
Pontos de Referência
Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR- 040 no sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita no Posto Chefão, 2ª rua à direita (rua Montreal), bairro Jardim Canadá. Em seguida, prosseguir até a portaria principal do parque. A distância do Posto Chefão ao parque é de cerca de 3 km, em estrada totalmente asfaltada.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
Existem atividades que podem ser feitas 24 horas por dia, e outras somente no período de 08 as 17 horas mediante agendamento.
-
Tipo de Visita
Auto-guiada;Guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Visitas de contemplação nos mirantes; Visitas aos mananciais; Trilhas e caminhadas; Ciclismo; Observação de aves; Observação Astronômica; Palestras.
-
Acessibilidade