Foto: Acervo Setur-MG / John Brandão
 

O nome da cidade é proveniente da intensa presença de brumas na região, especialmente no período da manhã. Porém, essas brumas não conseguem esconder os encantos da região e o fato da mesma deter muitas preciocidades culturais e naturais. 

 Sua história começa com a ocupação dos bandeirantes no final do século XVII. Nessa época, foram fundados os povoados de São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumado do Paraopeba, também conhecido como Brumado Velho.

 O principal cartão postal de Brumadinho é o Inhotim. Uma combinação de arte e natureza, o museu já recebeu mais de 3 milhões de visitantes. São mais de 200 obras ao longo de 140 hectares. Para conhecer tudo, é necessário reservar no mínimo dois dias para visita.

Dicas de Viagem: Quando estiver em Brumadinho, não deixe de explorar outros pontos turísticos além de Inhotim. Para os amantes da natureza, a região possui o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e o Conjunto Natural e Paisagístico da Serra da Calçada. Para os aventureiros, temos o “Verde Folhas”, um espaço que contempla a prática de arvorismo, tirolesa, rapel e trapeloco; e a região da Encosta da Serra da Moeda, com o mirante Topo do Mundo, voo de parapente e o fascinante voo de balão. Cultura também é outro ponto forte da região. Entre os principais atrativos culturais, destacam-se: a Estação Ferroviária, o Centro Histórico de Piedade do Paraopeba e o Sítio Histórico Quilombo do Sapé.

Ver mais

O que eu procuro em Minas?