Portal Minas Gerais - Eventos: FESTIVAL DA VIDA



SOBRE O EVENTO

Festival sociocultural com programação gratuita para toda família

Música, teatro, oficinas, lazer, arte e culinária no Festival da Vida – Mariana Viva Evento, com atrações gratuitas, cujo tema será a Campanha da Fraternidade 2022 – Fraternidade e Educação, ocorre até junho na cidade, primeira capital do país Em meio à suntuosidade do Parque Estadual do Itacolomi, a pequena Mariana, com suas ruelas de pedra se mostra ainda mais exuberante. A primeira capital do país, cidade mais antiga do Estado de Minas Gerais, reconhecida pela arquitetura colonial que remete ao século XVIII, foi escolhida para receber os que amantes da cultura e das riquezas históricas que só o Brasil tem, em um encontro marcado nos meses de maio e junho: o Festival da Vida – Mariana Viva, edição 2022.

Acessibilidade: Todos os locais das atividades previstas na programação, serão adaptados para garantir o acesso e conforto de portadores de necessidades especiais, crianças e idosos. Os espaços serão providos com rampas, áreas reservadas para cadeirantes, instalações sanitárias apropriadas, ambulância e profissionais treinados para orientação e auxílio à locomoção. Além disso será oferecido uma área com cadeiras quando se fizer necessário nos espetáculos para atender as pessoas com dificuldade de locomoção. Como forma de interação dos cidadãos que abrange as línguas, será implementado nas oficinas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e quando houver textos a serem distribuídos, o Braille.

Democratização do acesso: Todas as atividades do Festival da Vida são 100% gratuitas, beneficiando públicos de todas as idades, classes e regiões. Toda população será convidada através da divulgação do evento. As atividades ocorrerão em ruas, praças e escolas da rede pública. Todo material de divulgação terá sua versão em Braille, e todas as oficinas terá um interprete de libras.

Sustentabilidade: As apresentações realizadas em espaços públicos ao ar livre preveem medidas de mitigação de impacto ambiental:

MAIS INFORMAÇÕES

Realizar o Festival da Vida em Mariana, estimulando o gosto por práticas culturais no interior de Minas Gerais, oferecendo uma programação cultural de qualidade e totalmente gratuita. Objetivos específicos: - Instigar o interesse das comunidades em municípios nos quais a população tem pouco acesso à produção cultural mineira e nacional por meio de shows musicais gratuitos, apresentações cênicas e oficinas; - Fomentar o cenário artístico da região abarcada pelo projeto e colaborar para a formação de público por meio da difusão cultural; - Descentralizar a cultura em Minas Gerais, levando para o interior do Estado um projeto com programação diversa; - Valorizar a cultura tradicional local abrindo espaço, não somente para espetáculos em circulação, mas incluindo grupos regionais e estimulando assim a memória, novas produções e identidade da comunidade local; - Democratizar o acesso à cultura por meio de uma programação diversificada e gratuita; - Abrir caminho para a economia criativa regional, estimulando a demanda e oferta de novos produtos culturais, bem como fomentar a cadeia produtiva da cidade envolvida no projeto. - Contribuir para a preservação dos bens patrimoniais e das tradições culturais - Possibilitar o desenvolvimento da economia cultural da cidade e região, proporcionando oportunidades de trabalho e interação para agentes culturais, técnicos, músicos, produtores e entidades culturais. -Beneficiar públicos diversos das áreas artístico-culturais; - Resgatar o sentimento de pertencimento da população local com a cidade; - Valorizar grupos e talentos locais, através de ações que visam a sua auto sustentação, ajudando a preservar a cultura de Minas Gerais.

Você Também Vai Gostar