Paraisópolis
O município gerou um cidadão ilustre do qual tem muito orgulho: o artista plástico Amilcar de Castro, e possui a segunda maior coleção de suas obras, ficando atrás apenas de Belo Horizonte.
Foto: Acervo Setur-MG / Pierry Lima
Suas origens remontam á corrida do ouro no início do século XVIII. A cidade teve diversos nomes, entre eles Campo de Lima, São José das Formigas, São José do Paraíso e finalmente Paraisópolis. O município gerou um cidadão ilustre do qual tem muito orgulho: o artista plástico Amilcar de Castro, e possui a segunda maior coleção de suas obras, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. Os principais atrativos do roteiro são o Centro Cultural Amilcar de Castro, o Mercado Municipal, a Praça Coronel José Vieira, a Área de Lazer Maria Braga Cabral, e o Parque Ecológico do Brejo Grande que fica no Pico do Machadão.
Dicas de Viagem: A Praça Coronel José Vieira é cercada por ipês-amarelos, tornando a primavera a melhor época para visita-la. Os ipês começam a florescer no início de setembro, transformando a praça em um local aprazível para o descanso e a contemplação da natureza. O Pico do Machadão, além do Parque Ecológico do Brejo Grande, oferece ao turista uma vista panorâmica da cidade e da Serra da Mantiqueira. O pico também proporciona a prática de atividades como caminhadas e voo livre. A Cachoeira dos Henriques com sua grande queda d’água, forma um poço propício ao banho e ao descanso.
Ver mais