Nova Serrana é conhecida como a “Cidade do Calçado”, devido ao grande número de empresas desse segmento instaladas no município.
É a cidade que mais cresce em Minas.
O Turismo de negócios é uma vocação forte, que acontece de forma natural desde os tempos do “Cercado”, quando os bandeirantes por aqui passaram realizando a Picada de Goiás e desbravando os sertões de Minas Gerais. Outro fator importante para a formação do povoado do “Cercado” foi o conserto de selas, através do trabalho com o couro iniciou-se o artesanato para o conserto e fabricação de calçado. Legítimos e pioneiros possuidores do solo “cercadense” foram, sem dúvida, os valentes construtores das vias que permitiram o acesso aos sertões bravios, e que a duras penas, levantaram seus primeiros ranchos, produziram e povoaram o lugar.
Nova Serrana é uma cidade que acolhe a todos que aqui chegam de diversas regiões do Brasil e de outros países. Pessoas que vêm em busca de oportunidades de novos negócios e trabalho. Aqui são produzidos mais de 100 milhões de pares de calçados por ano.
São realizadas 2 edições anuais da Feira de Calçados de Nova Serrana- FENOVA, evento de grande importância para o setor calçadista, uma vez que lojistas de todo o Brasil e do exterior vem comprar calçados e fazer novos contatos com os fabricantes. O setor é responsável pelo fortalecimento da economia local e da nossa região, gerando emprego e renda.
Mas nosso potencial turístico vai muito além do calçado. Temos uma grande diversidade étnica, formada por pessoas dos mais variados costumes, religiões, culinária, linguagem e tradições; o que nos dá muitas possibilidades para realização de diversos eventos culturais ao longo do ano.
Na questão religiosa, temos várias igrejas e capelas antigas. E podemos destacar também Padre Libério, que exerceu uma parte de seu sacerdócio aqui, deixando seu legado e conquistando muitos fiéis.
Nas zonas rurais temos diversos casarões com potencial para desenvolvimento do Turismo Rural, Gastronômico e de Experiência.
Nova Serrana é uma Terra de muitas possibilidades e oportunidades, de muitas mãos e de muitos pés. Os que aqui chegam, se encantam e se apaixonam pelo seu dinamismo e pelo povo acolhedor, simples e trabalhador.
Sejam todos muito bem vindo