Foto: Acervo Setur-MG / Xará

 

Morro Vermelho teve sua origem ligada ao arraial de Vira Copos, por volta de 1650, que localizava-se em uma das antigas áreas de mineração do município. Após um grande incêndio, a população resolveu se instalar em uma região próxima ao antigo arraial, onde hoje fica Morro Vermelho. O nome do distrito está relacionado ao Morro de Santa Cruz, que se destaca na paisagem. A escassez de vegetação deixava exposta a rocha de cor avermelhada, que era utilizada como referência por tropeiros do século XVIII.

Ao longo dos anos, Morro Vermelho foi palco de importantes levantes, entre eles a Guerra dos Emboabas e a revolta contra a cobrança do Quinto do Ouro. Com suas belas paisagens Vermelho Novo faz um convite à adrenalina, à contemplação, à meditação e ao descanso em contato com a natureza.  Além dos atrativos naturais a cidade também transpira cultura e se manifesta, por exemplo, através da Corporação Musical Vermelhense.

Dicas de Viagem: As atividades religiosas têm destaque no município, uma dica é a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, que acontece em dezembro.

Ver mais

O que eu procuro em Minas?