Chapada do Norte
Seus principais atrativos são a Capela de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Matriz de Santa Cruz, ambas do século XVIII.
2,3º
(33) 3739-1105
Foto: Acervo Setur-MG / Xará
Conhecer Chapada do Norte é sem dúvida se encantar com sua cultura. Com mais 280 anos de existência, este lugar de pessoas simples, alegres e hospitaleiras, trata sua história como um verdadeiro tesouro.Localizada na região do alto-médio Jequitinhonha, Chapada do Norte teve sua origem em decorrência direta da descoberta e exploração de ouro à margem direita do Rio Capivari, liderada pelos conquistadores bandeirantes, no início do século XVIII.
Grande parte de sua riqueza cultural está relacionada com as Danças, Festas, Grupos Folclóricos e exemplares de seu patrimônio arquitetônico, como as Igrejas e Casarios. A herança dos costumes da cultura negra é muito fluente, principalmente nas comunidades remanescentes de quilombo. Isso se deve à presença maciça do homem negro no processo de exploração e ocupação de seu território. Havendo também influência de outras culturas, como a indígena e portuguesa.
Ver mais