Turismo em Minas Gerais | Via Liberdade: Um retiro na natureza

564
Foto por: Sandra Ladwig
Atualizado em: 14/09/2022

Via Liberdade: Um retiro na natureza

 

A Via Liberdade também é natureza e conservação, venha conhecer 5 ideias incríveis para aproveitar ao ar livre!

 

 

 

Que a Via Liberdade é cultura, história e tradição todo mundo já sabe. Mas aqui também te mostramos maneiras de curtir muitos destinos naturais que a Via Liberdade e Minas Gerais te oferecem!

 

Mirante do Cruzeiro e Cachoeira da Mata

Mercês e Argirita são duas cidades próximas a Juíz de Fora, 90 km e 70 km de distância. Cada uma delas possui um lindo ponto natural que você vai se apaixonar!

A primeira parada é o Mirante do Cruzeiro em Mercês. Muitos turistas vão ao ponto para apreciar a exuberante paisagem e não perdem a oportunidade de tirar belas fotos. Lá é o lugar perfeito para meditar, sentir o vento e estar em contato com a natureza.


 

Foto: O Mirante do Cruzeiro em Mercês em meio as nuvens, devido a sua altitude.

 

Argirita não fica para trás com a Cachoeira da Mata. A cachoeira fica bem escondida dentro da mata e por esse motivo foi nomeada, e para chegar até ela é preciso percorrer seu córrego. No local é permitido acampar (tem banheiros) e preparar sua comida. Então, não existem desculpas para reservar um dia ou mais para curtir a natureza, a queda d’água de mais de 30 m e fazer trilhas.

 

 

Foto: Registro de um turista da encantadora Cachoeira da Mata.


 

Santana do Riacho

Santana do Riacho é uma cidade que fica a 123 km de Belo Horizonte e tem muito pontos turísticos, como importantes sítios arqueológicos, mas o principal é o Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Serra do Cipó estão inúmeras cachoeiras e rios, diversos tipos de relevo e muitas espécies vegetais e animais, é o paraíso na Terra!

 

Hoje vamos te mostrar 2 lugares encantados em Santana do Riacho, na Serra do Cipó:

 

1 - A Cachoeira do Gavião que é formada pelo Ribeirão Congonhas e para acessá-la é preciso fazer uma trilha de pelo Córrego Bocaina. Seu formato lembra um gavião e o poço formado pela queda é pequeno, deixando o lugar muito aconchegante e encantado.

 

Foto: Turista curtindo as águas cristalinas da Cachoeira do Gavião.

 

2 - O Travessão é uma bela paisagem formada pela divisão de águas do Rio São Francisco e Rio Doce, para chegar no lugar de observar o fenômeno é realizada uma caminhada de 3 h em meio a um berço de vida, nascentes, cachoeiras, espécies de sempre-vivas, samambaias e até mesmo pinturas rupestres!!!


 

Foto: Turista em frente a incrível paisagem do Travessão.


 

Lagoa da Barra da Braúna

Não existe nada mais motivador que praticar esportes ao ar livre, seja uma corrida, caminhada ou qualquer outro que coloque o corpo em movimento.

A Lagoa da Barra de Braúna, que está localizada no município de Laranjal, é o lugar certo para a atividade. A lagoa formada no Rio Pomba é uma das maiores da região da Zona da Mata!

Lá também é possível praticar esportes aquáticos e pesca. Mas outra boa pedida é um passeio tranquilo para contemplar a natureza, se esquentar a luz do sol e fazer um piquenique com quitutes mineiros.


 

Volta das Transições

Ainda na Zona da Mata, nos municípios de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Olaria, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Garambéu e Lima Duarte, está o Circuito Serras de Ibitipoca


 

Foto: Ciclista na Volta das Transições, pela estrada de terra que acompanha as margens do Rio Preto.

 

No circuito foi idealizada a Volta das Transições, uma experiência única de 7 dias de cicloturismo para vivenciar as belezas naturais da região.


 

Foto: Ciclista em seu quarto dia na Volta das Transições.

 

Os pontos de parada são inúmeros e você pode desfrutar e contemplar os encantos da natureza na Corredeiras do Rio Grande, Cachoeira do Barbosa, Cachoeira do Boqueirão da Mira, Cachoeira dos Meirelles e, claro, o Parque Estadual do Ibitipoca, uma das maiores preciosidades da região.


 

Foto: Turistas em seu quinto dia pela Volta das Transições, pelos caminhos de Bias Fortes.

 

Leopoldina

Admirar a cidade com uma visão panorâmica e também as montanhas ao seu entorno, ver o pôr-do-sol e ainda, para os corajosos, fazer voo com parapente? Tudo isso pode ser feito no Morro do Cruzeiro em Leopoldina.


 

Foto:  Radical voo com parapente no Morro do Cruzeiro em Leopoldina.

 

Também na cidade, que homenageia a princesa Leopoldina com seu nome, existe um lugar perfeito para fazer piquenique com a família, caminhadas ou simplesmente relaxar e descansar no sossego da natureza.

Esse lugar é o Parque Florestal Municipal Dr. João Damasceno Portugal, conhecido como Horto Florestal. O parque abriga diversas espécies da fauna e da flora silvestre da Mata Atlântica e está localizado próximo ao bairro Vale do Sol. 


 

Foto: Verônica Alves em um tranquilo passeio pelo Horto Florestal com o seu chachorrinho.


 

Venha aproveitar a natureza em Minas Gerais pela Via Liberdade, você não vai se arrepender!!!

Conheça mais sobre a natureza mineira na Via Liberdade!

Não se esqueça de conhecer também outras experiências! 

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?