Turismo em Minas Gerais | Melhor queijos do mundo: Queijo de Araxá

1.204
Foto por: Viviane Lemes/Matula Mineira Comidas de Viagem
Atualizado em: 15/09/2022

Terra dos melhores queijos do mundo: Araxá

 

Conheça as maravilhas de mais uma microrregião  produtora de queijo em Minas.

 

Você sabe que Minas é a Terra do Queijo, e quanto a isso não há discussão. Nosso estado é referência na produção, no consumo e na diversidade de tipos de queijo e das receitas com o derivado do leite. 

As regiões queijeiras certificadas, são indicações geográficas dos diversos tipos de queijos produzidos em Minas. Por aqui, já falamos do queijo do  Serro , da  Canastra  e da  Campo das Vertentes , e hoje vamos descobrir os queijos de  Araxá ;.  

Conheça a Região 

Localizada a cerca de 370 km de BH, Araxá é uma cidade do Triângulo Mineiro que se destaca por ser um instância hidromineral, cujas águas são capazes de relaxar, saciar a sede e oferecer cuidados para a beleza e saúde.  

Falando da região queijeira, são 11 municípios que a compõem: Araxá Campos Altos Conquista ,  Ibiá , Pedrinópolis,  Perdizes , Pratinha,  Sacramento , Santa Juliana,  Tapira   Uberaba . 

Queijo  Araxá 

A receita é simples: leite cru, coalho, sal e pingo, mas agrada paladares nos quatro cantos do mundo, inclusive, sendo premiada no Mundial de Queijo da França

Há registros da influência cultural dos colonizadores portugueses no modo de fazer do queijo produzido a partir do leite cru, por volta do século 18. Tais imigrantes já dominavam as técnicas de criação de gado e produção de queijos fabricados a partir de leite de vaca, integral e cru, aprendidas com colonizadores originários do norte da Bélgica e Holanda. 

O queijo Araxá traz suas peculiaridades,  que fizeram do produto um ícone representativo da região. Desde o início, a produção do queijo é obtida dentro do universo rural, utilizando objetos da cultura material dos habitantes. A queijeira construída em madeira, é um dos melhores exemplos dessa tradição local.  

Além de todas essas características, a cidade é a sede do Mundial do  Queijo do Brasil, evento que permite ao pequeno produtor a valorização do seu queijo e, com isso, apresentá-lo ao cenário internacional. 

Características do Queijo Araxá 

Um estudo realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado, determinou quais são as principais características do queijo Araxá:  

Ingredientes obrigatórios:  

Leite de vaca cru integral, cultura láctica natural (pingo ou fermento natural), coalho e sal.   

Características físico-químicas e sensoriais:  

Consistência: semidura, com tendência a macia, de natureza manteigosa  

Textura: compacta  

Cor: branca-creme, homogênea  

Crosta: fina, amarelada, sem trincas  

Formato: cilíndrico, de 13 a 15 cm de diâmetro, de faces planas e bordas retas. 

Peso: de 1 a 1,2 Kg  

Odor e sabor: ácidos, agradáveis e não picantes.  

E aí, você já conhecia o queijo da região? Já sabe quais receitas mineiras vai preparar com o delicioso queijo Araxá? Conta pra gente aqui nos comentários! 

Agradecimentos: O post de hoje foi construído com o Apoio da Matula Mineira Comidas de Viagem e da Flávia Ferraz - Chefe de Departamento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo - Prefeitura de Araxá. 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Flávia Ferraz

Chefe de Departamento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo - Prefeitura de Araxá.

Comentários

O que eu procuro em Minas?