Turismo em Minas Gerais | Melhor queijo do mundo: Queijo de Alagoa

2.970
Foto por: Araucária Ecoturismo
Atualizado em: 15/09/2022

Terra dos Melhores queijos do Mundo- Alagoa  

Além dos deliciosos queijos, Alagoa desponta como um destino para os amantes da natureza e também para os casais apaixonados. Um destino para se programar e aproveitar com tempo e bastante atenção aos sentidos 

Continuando nossa série onde destacamos as belezas e curiosidades das regiões queijeiras em Minas, chegamos no destino e hoje, a cidade de Alagoa

Dizer que Minas é a Terra dos melhores queijos do mundo já virou rotina, porém, a gente não se cansa, esse assunto é prosa orgulho para anos de conversa. 

Fundada por volta de 1742, Alagoa é uma pequena e aconchegante cidade, a mais alta da Serra da Mantiqueira, região a sul do estado que faz divisa com São Paulo e com o Rio de Janeiro .  

Alagoa está na rota do Caminho Velho da Estrada Real, na região predominam as baixas temperaturas, o que torna  o destino perfeito para os casais apaixonados. 

Clima frio e belezas Naturais 

O município de Alagoa é reconhecido como a 'Terra do Queijo Artesanal’. O derivado é  produzido pela população da zona rural, e ao lado do Azeite, ocupa posição de destaque no cenário gastronômico mineiro.  

O clima e a topografia são determinantes no diferencial do sabor dos produtos artesanais ali produzidos. Cidade pacata, porém muito movimentada durante festejos como Semana Santa, Torneio Leiteiro, Nhá Chica e Natal, Queijo com História. 

Um bom queijo, uma xícara de café e uma história de tirar o fôlego, os três elementos por si só já fazem o mineiro suspirar, imagine então um queijo com uma história e tradição fortes? É o caso do queijo de Alagoa.  

Queijo com História 

O queijo da Alagoa é fruto de uma poderosa conexão entre Minas e Itália. Em 1920 o italiano Paschoal Poppa e sua esposa Luiza Altomare Poppa pisaram pela primeira vez na pequena cidade ao alto da Serra da Mantiqueira.  

Os pastos da região chamaram a atenção do casal imigrante e se tornaram berços para o gado fornecer o leite àquele que viria a ser um queijo artesanal especial.  

A ideia do casal nasceu da percepção das semelhanças climáticas da região da Mantiqueira com as terras italianas. 

Características que conferem qualidade e sabor 

O queijo de Alagoa se difere dos demais queijos artesanais mineiros por utilizar fermento em sua produção. Além disso, são aquecidos durante a produção, diferentemente do queijo Minas Artesanal. Porém, ambos são feitos com leite cru.  

O queijo de Alagoa é com certeza um dos tesouros da cozinha mineiraamarelo e brilhante como ouro e de sabor inconfundível é um campeão em premiações nacionais e internacionais.  

Além dos deliciosos queijos, Alagoa desponta como um destino para os amantes da natureza e também para os casais apaixonados. Um destino para se programar e aproveitar com tempo e bastante atenção aos sentidos 

E aí gostou dessa dica? Conheça a Canastra, outra região produtora dos queijos mineiros. 

Conheça os encantos de Alagoa e experimente o queijo da cidade na Rota Gourmet Alagoa, da Araucária ecoturismo, uma empresa habilitada no programa Minas Recebe.  

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?