Turismo em Minas Gerais | São Lourenço: um destino que oferece paz e aventura

32.073
Foto por: Celso Silvério Fotógrafo
Atualizado em: 28/09/2022
trendminas
Top 10 em matérias mais visualizadas

São Lourenço: um destino que oferece paz e aventura

                                                 

                                                    São Lourenço no coração da Mantiqueira é mais um daqueles cantinhos de Minas para conhecer e amar.

 

Situada no sul de Minas Gerais, São Lourenço é uma cidade hospitaleira e com um agradável clima de montanha presenteado pela Serra da Mantiqueira.

Perfeita para recarregar as energias, seja em paz ou com muita adrelina, São Lourenço oferece muitas opções para quem gosta de esportes e passeios junto à natureza e  também para quem busca autoconhecimento através da religiosidade.

Conheça alguns dos motivos que tornam essa cidade tão especial:

 

Maior  estância  hidromineral do país

São Lourenço faz parte do Circuito das Águas e é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas águas medicinais.

O Parque das Águas de São Lourenço é o coração da cidade. O complexo oferece, além de vasta área verde (430 mil metros quadrados), 9 fontes de águas minerais de diferentes sabores e propriedades curativas e um Spa Balneário Hidroterápico para relaxamento do corpo e mente, em plena conexão com a natureza.

Em todas as épocas do ano, além de provar as famosas águas minerais, você pode passear pelo Parque e aproveitar todos os seus atrativos. Seja no verão ou inverno, o que não vai faltar são momentos inesquecíveis para colecionar.

Leia mais dicas e curiosidades sobre o Parque das Águas em Destino Mantiqueira: Águas que curam

 

Diversão e atrativos para todas as idades em São Lourenço

Do emocionante passeio de Maria Fumaça até uma corrida de kart, passando pelo voo de balão e pelos roteiros em fazendas, a cidade é sempre acolhedora e rica em atrativos.

Se você quer saber como viajavam seus antepassados, nada melhor que ir até a estação e fazer uma viagem de uma hora entre São Lourenço e Soledade de Minas. O Trem das Águas é uma verdadeira viagem no tempo, ao som das violas caipiras e da degustação de produtos regionais.

 

Para os mais aventureiros, o voo de balão é uma opção que fazer bater o coração, você vai se emocionar ao sentir o vento no rosto, ficar mais perto das nuvens e ver a cidade de um ângulo inusitado.

 

São inúmeras trilhas, corredeiras, grutas, cachoeiras e caminhos na serra, com destaque para o Caminho dos Anjos, que fascinam bikers e amantes de trekking.

Contemplar o esplendor do pôr do sol, de mirantes como  Pedra Preta, Teleférico e Montanha Sagrada, tendo por cenário a exuberância das escarpas montanhosas da Serra da Mantiqueira é outro espetáculo que a região oferece.

Visitar fazendas de café, acompanhar a produção de doces e passar um dia com os produtores da região, além de trazer conhecimento, aproxima você mais ainda das delícias dessa terra.

 

Um exemplar da deliciosa gastronomia mineira

São Lourenço é conhecida por ser o berço de delícias como o primeiro requeijão do Brasil, referência nos doces tradicionais e doces diet e  por produzir cafés especiais premiados mundialmente.

A cidade possui bons restaurantes, cafeterias, fazendinhas, e claro, vários lugares para degustar e comprar os deliciosos queijos, doces, cervejas, biscoitos, mel, balas, cachaças e licores. 

 

A cultura e a alegria estão presentes nos eventos em São Lourenço

Durante todo o ano, a cidade oferece eventos para todos os gostos, desde os gastronômicos, que podem durar até 30 dias, até os shows musicais aos finais de semana.

Para quem curte conhecer a gastronomia regional, o Festival Mineiro de Doces e o Degusta São Lourenço, são opções imperdíveis, para dar água na boca e curtir sempre ao som de boa música e ótimas atrações paralelas.

Já para os amantes da música, o São Lourenço Jazz & Blues, que vai ao ar no inverno, aquece corações ao som de boa música, boa comida e boa bebida, incluindo as cervejas artesanais produzidas na cidade e região.

Tem também o Música de Minas com a Orquestra de Violeiros, a Festa de Agosto para comemorar o aniversário da cidade, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural, o Festival Cantáguas, o Natal das Águas  de São Lourenço, para o qual, inclusive, a cidade já está se preparando.

 

Proporciona espiritualidade, saúde e autoconhecimento

Você já ouviu falar de Nhá Chica?

Também conhecida como mão dos pobres, Nhá Chica foi a primeira beata do Sul de Minas. São Lourenço é um ponto de partida para a peregrinação que traz, anualmente, milhares de pessoas até a cidade dessa famosa beata.

A cidade, que faz parte do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), já foi citada como a capital espiritual do novo milênio e oferece roteiros que podem incluir mosteiros budistas, igrejas, a Ermida do Parque, templo da Eubiose, entre outros locais sagrados e cheios de história.

No próprio Parque das Águas o visitante já encontra os símbolos sagrados do Projeto Acupuntura da Terra ou litopuntura (sistema de cura do Planeta Terra a partir de impulsos energéticos em certas regiões de seus  países). São três menires criados e “plantados” pelo esloveno Marko Pogacnik, com o intuito de ligar e harmonizar os meridianos energéticos da terra.

 

E aí, quer um resumo das dicas de viagem para vir a São Lourenço? Então veja:

Em São Lourenço, voe de balão, visite o Parque das Águas, tome um bom banho de café, faça um passeio de Maria Fumaça, contemple o por do sol no mirante da Pedra Preta  e ainda conheça o Mercado Municipal, o Caminho do Artesanato, a Feirart e a Aldeia Vila Verde, o Templo da Eubiose, a Capela de Nhá Chica  e Ermida do Bom Jesus, a Montanha Sagrada e o Teleférico.

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua reação no post e escreva nos comentários suas dicas de passeios em São Lourenço. Vamos adorar saber!

Sobre o Autor

Patricia Rodrigues

Criativista das montanhas das Geraes, tem na Mantiqueiras sua inspiração, radicada na música e escritora por emoção mobiliza pessoas e sonhos em seus projetos.

Átila Naddeo

Co-fundador e diretor de Marketing e comunicação da Canela de Ema | HOMP! Formado em marketing, comunicação e design. Apaixonado pela imagem e design gráfico.

Comentários

O que eu procuro em Minas?