Turismo em Minas Gerais | Licor de Café

329
Foto por: Guto Aeraphe
Atualizado em: 16/09/2022

Sabores da Via Liberdade: Aprenda a fazer um delicioso Licor de Café

 

No dia nacional do café, nada melhor do que aprender mais uma maneira de saborear o típico cafézinho mineiro!

 

Diretamente de Senhora de Oliveira, um município que faz parte da Via Liberdade, o post de hoje traz uma receita deliciosa de Licor de Café, mais uma maneira especial de saborear esse ingrediente tão acolhedor. A receita de hoje é feita pela Aparecida, produtora de licores diversos e cheios de sabor.

Minas Gerais é o estado com maior produção de Café no Brasil, por isso não seria possível não pensar em uma receita saborosa utilizando esse grão que faz parte de diversos momentos do dia do mineiro.

 

Produção Artesanal Em Alta

 

Para quem aprecia uma mesa farta ou está em busca de um produto diferenciado, as cidades do Circuito Villas e Fazendas de Minas oferecem experiências únicas e ainda a oportunidade de aprender sobre a produção artesanal de cachaças, azeites, cafés, cervejas, quitandas e muito mais.

Senhora de Oliveira, é o destino ideal para quem busca por sabores diversos. E, como toda cidade Mineira, o café é protagonista e está sempre presente nas mesas servidas com muita fartura! O produto também é usado como ingrediente em outras receitas deliciosas. Por isso, convidamos a Aparecida, que produz licores de diversos sabores, para nos contar um de seus segredos e nos ensinar a fazer o seu famoso licor de café.

 

Licores e Sabores

Aparecida fabrica licores de 2017 e conta que tudo começou com a ideia de fazer licores para a exposição na Casa de Cultura e na Festa da Cidade. Procurou se qualificar com um curso do Senar e seu primeiro licor produzido foi o de café, que já havia testado receitas, antes mesmo de aprender nas apostilas do curso. Hoje ela produz diversos sabores, entre eles o de jabuticaba, o de banana e o de framboesa.

 

Licor de Café

 

Ingrediente:

3 latas de leite condensado (395 gramas)

5 colheres de sopa de café solúvel

1/2 litro de álcool de cereais a 95° GL

1 xícara (chá) de água

1 kg de açúcar refinado

1 colher (sopa) de essência de baunilha

1 litro de água;

 

Modo de preparo:

1. Misturar a água e o açúcar e levar ao fogo.

2. Deixar ferver por 5 minutos.

3. Dissolver o café em 1 ⁄ 2 xícara de água e adicionar ao xarope.

4. Esperar esfriar. Juntar ao xarope frio a baunilha e o leite condensado e levar ao liquidificador.

5. Bater para obter uma mistura homogênea dos ingredientes.

6. Juntar o álcool de cereais e completar a homogeneização.

7. Engarrafar e esperar envelhecer.

8. Aguardar 3 a 4 meses para consumir.

E aí, gostou da receita? Não perde a viagem a aprenda aqui mais dicas de drinks com café!

 

 

 

 

Sobre o Autor

Flávia Ribeiro

Turismóloga pela UFMG- MG, Pós-graduação em Gerenciamento de projetos pela FGV. Consultora em Turismo e desenvolvimento regional. Empreendedora Social.

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?