Turismo em Minas Gerais | Uberaba: Terra dos Dinossauros

4.076
Foto por: Acervo Secult MG - Neto Talmeli
Atualizado em: 05/03/2021

Uberaba: Terra dos Dinossauros

Você sabia que já existiram dinossauros em Minas Gerais?

Uberaba é a Terra dos Dinossauros no Brasil. Isso mesmo. Há alguns milhões de anos, esses gigantes já foram nossos “conterrâneos”.

Graças aos inúmeros fósseis já encontrados em excelente estado de conservação e ao fato de concentrar a maior diversidade de espécies de dinossauros já descobertos no país, Uberaba recebeu o merecido título de Terra dos Dinossauros do Brasil.

A descoberta

Os primeiros fósseis foram descobertos na região em 1945 e, desde então, Uberaba recebe turistas e pesquisadores de todo o mundo interessados nesse universo de animais pré-históricos. 

Os fósseis encontrados em um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil datam de 65 a 80 milhões de anos. Parece muito tempo, né? Mas se considerar que nosso planeta tem cerca de 4,6 bilhões de anos, isso é um “logo ali” de mineiro.

Museu dos Dinossauros

Localizado em Peirópolis, Uberaba, às margens da BR-262, o Museu dos Dinossauros possui um rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados.

Foto: Museu dos Dinossauros

 

Logo na chegada, os visitantes já se encantam com uma réplica do titanossauro Uberabatitan ribeiroiaquele dino herbívoro de cabeça pequena e pescoço longo.

Em tamanho real, são 18 metros de comprimento e 8 metros de altura, é considerado o maior dinossauro que já existiu em território brasileiro, e com essa grandiosidade toda garante o entusiasmo de adultos e crianças e, claro, muitas fotos.

A exposição conta com dezenas de réplicas e ilustrações que, juntamente com os três mil exemplares de fósseis e ovos de dinossauro, mostram detalhes e características de cada animal e trazem informações valiosas sobre o período em que os dinossauros viveram por aqui – Cretáceo Superior (de 100 a 65 milhões de anos atrás).

São dinossauros carnívoros, herbívoros, quelônios, crocodilomorfos, lagartos, sapos, peixes, moluscos, além de microfósseis de plantas.

 

Foto: Museu dos Dinossauros

 

Dentre as atrações do museu, destaca-se o esqueleto fossilizado do Uberabasuchus terrificus, o Crocodilo Terrível de Uberaba”, que é um exemplar único no planeta e a principal descoberta da paleontologia brasileira, de cerca de 70 milhões de anos.

No laboratório, é possível interagir com os instrumentos e conhecer técnicas e cuidados utilizados para a retirada dos fósseis das rochas durante as escavações paleontológicas.

Ansioso para ver tudo isso de perto? Pode até ir comprar uma roupa de paleontólogo para sua visita, a gente entende, afinal, quem nunca sonhou em conhecer essas criaturas incríveis? 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

Visitação ao Museu dos Dinossauros

Visitação: De terça a sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 18h
Endereço: BR 262 - Peirópolis – Uberaba
Telefone: (34) 3338-1502

Leia e conheça mais sobre Minas Gerais clicando aqui.

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Ane Lopes

Autora do seu próprio destino.Vive intensamente os desafios e multiplicidade de papéis da mulher moderna.Compartilha suas experiências de mineira e turismóloga.

Comentários

O que eu procuro em Minas?