Turismo em Minas Gerais | Atrações em São João Batista do Glória

1.737
Foto por: Ana Paula Portes
Atualizado em: 16/09/2022

Refúgio no Mar de Minas: Conheça São João Batista do Glória

 

Se fascine pela charmosa cidade e descubra seus encantos naturais!

 

Hoje, o Daqui de Minas conta com dois relatos de viagens para se apaixonar por São João Batista do Glória, a cidade das cachoeiras, e pelo Mar de Minas.

Uma visita técnica que se transformou em uma incrível viagem de lazer

Olá! Me chamo Ana Paula Portes, sou pedagoga, professora de turismo e  Libras (língua brasileira de sinais), artesã e guia de turismo trilíngue em São Paulo há cerca de 18 anos.

Como guia de turismo, viajo muito a trabalho e pouco tempo me sobra para viagens de lazer, mas no feriado de Carnaval de 2022, programei uma visita técnica na Serra da Canastra. O que era para ser uma visita exploratória para eu levar turistas paulistas para conhecer, se tornou uma ótima oportunidade para eu descansar e curtir ter uma imersão à natureza.

 

Foto: Encatadora paisagem do cerrado mineiro.

Meu interesse era conhecer não apenas os pontos turísticos mais conhecidos, como os famosos Canios e a cidade de Capitólio, mas também, outros locais poucos divulgados e explorado pelos turistas.

Parti, então, para a cidade de São João Batista do Glória – carinhosamente chamada pelos moradores de “O Glória”. Uma cidadezinha pequena, acolhedora como toda cidade mineira, com cerca de 7.500 habitantes.

Minha primeira experiência foi já na chegada à cidade, no CAT - Centro de Atendimento ao Turista - com uma arquitetura e decoração bem peculiares para o local e que fez eu me sentir realmente em uma cidade interiorana. Não me hospedei em pousada, mas descobri que há pousadas para todos os gostos e bolsos, de quartos simples e compartilhados até locais mais requintados.

 

Foto: CAT - Centro de Atendimento ao Turista.

Na área urbana, é possível percorrer toda a cidade a pé com ruas tranquilas e pouco trânsito de veículos. Mesmo sendo um feriado, onde a cidade recebe muitos turistas, nada se compara com o trânsito de veículos que vejo todos os dias na minha cidade, a capital de São Paulo.

Conheci alguns moradores que trocaram a vida agitada da “cidade grande” pelo sossego “do Glória”. Confesso que até me imaginei fazendo isso também, um dia. Afinal, quem não gostaria de viver em uma cidade tranquila e segura em meio a natureza?

 

Foto: Ana Paula curtindo um delicioso banho de cachoeira

A paisagem da Serra da Canastra é incrível, conheci cachoeiras lindas e pouco visitadas por turistas, vi pores do sol maravilhosos que não sairão da minha memória.  Me hospedar “no Glória” foi uma ótima ideia já que há outras cidades próximas para visitar e que também possuem estrutura para o turismo e o custo de hospedagem e alimentação são menores que as cidades mais conhecidas, como Capitólio, por exemplo. 

 

Certamente voltarei a visitar a cidade tanto a trabalho, levando meus turistas paulistas, quanto para descansar e curtir a natureza mais de perto.

Se eu fosse você, também se daria esse prazer de conhecer “o Glória”!

 

Ana Paula Portes  @paulaportes.artes 

 

Descobrindo São João Batista do Glória

Olá, viajantes da Canastra, meu nome é Camila Januário, tenho 35 anos e sou Gerente de Produtos Digitais. Trabalho e resido em São Paulo, adoro viajar e conhecer lugares novos e apreciar as culinárias locais. Moro com meu companheiro, Cristiano, que é um fã de culinária mineira e também sou mãe de uma cachorrinha linda.

Essa é a minha segunda experiência na região da Canastra. A primeira foi em 2019 e a segunda agora em 2022, quando retornei na presença do meu companheiro. Ambas as experiências foram incríveis e viagens que guardo de lembrança com muito carinho.

 

Foto: Belo cenário natural mineiro com turista à frente.

Muitos conhecem somente o nome Capítólio que acaba sendo bem mais popular no turismo, mas poucos sabem das demais belezas da região como a pequenina cidade (com um nome comprido) de São João Batista do Glória, também conhecida como cidade das cachoeiras.

As cachoeiras, os canions e as trilhas são incríveis e únicas. É um passeio diferente e melhor que o outro. Quando você tem a orientação certa de turismo, as indicações são certeiras!

 

Foto: Vista do alto de uma cachoeira.

Contemplar a paisagem do cerrado é o ponto alto do turismo desse lugar e ainda mais para nós que não somos tão radicais. Apesar de a região ter várias opções legais de esportes radicais, eu mesma tenho um perfil menos aventureiro, mas nada disso impede que a viagem seja super interessante.

Acho que a região tem muito potencial e do que depender dos atrativos, da gastronomia e da hotelaria do Glória, com certeza vai atrair muito mais atenção das pessoas para a região tornando a protagonista como um local incrível e requisitado para as férias.

 

Foto: Fascinate paisagem presente na pequena cidade.

 

 

Camila Januário  @camiladsj87

 

 

Não deixe de visitar o Guia Completo do Mar de Minas e muito menos São João Batista do Glória que oferece um roteiro peculiar e apaixonante!

Viva o Mar de Minas!

Sobre o Autor

Camila Januário

Tenho 35 anos e sou Gerente de Produtos Digitais. Trabalho e resido em São Paulo, adoro viajar e conhecer lugares novos e apreciar as culinárias...

Ana Paula Portes

Sou pedagoga, professora de turismo e Libras (língua brasileira de sinais), artesã e guia de turismo trilíngue.

Comentários

O que eu procuro em Minas?