Turismo em Minas Gerais | Biscoito de Polvilho

1.688
Foto por: Talita Fernandes
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas: Receitas de Família- Biscoito de Polvilho

Aprenda a receita de uma família tipicamente mineira para essa deliciosa quitanda.

 

As quitandas fazem muito sucesso por aqui, e sem sombra de dúvida já se tornaram figurinhas carimbadas na cozinha mineira, afinal, um mineiro que se preze tem sempre uma quitanda para o café.   

Diversas são as cidades e regiões que se destacam pelas receitas e pela tradição das quitandas. IgarapéCongonhasSão Tiago e  Paracatu são só alguns dos exemplos onde essas delícias são apreciadas e celebradas.  

Mas com certeza a cultura quitandeira não se restringe ao interior mineiro, na capital tem muita gente dando show na produção das quitandas, inclusive como forma de relembrar e manter a tradição familiar.  

Biscoito Centenário 

A receita do dia é a nossa quitanda clássica, o biscoito de polvilho

Embora a origem do biscoito de polvilho seja imprecisa, há registro da sua preparação desde o século 18, por cozinheiras de fazendas aqui em Minas. 

A simplicidade da receita com certeza é um fator para sua popularização, que atravessa gerações, mas o sabor... hummmm... essa é a maior das características do biscoitinho que, além de ser delicioso, combina perfeitamente bem com o nosso tradicional ‘cafezim’. É mais uma dupla imbatível da cozinha mineira.  

A receita que a gente traz hoje foi enviada pela Talita, uma apaixonada pela gastronomia e, como boa mineira, amante da nossa cozinha. Suas receitas são tiradas do caderno de receitas da mãe, e com o biscoito  de polvilho não seria diferente, como ela mesmo conta:  

“Esta é uma das inúmeras receitas do caderno de mais de 40 anos da minha mãe. Neste caderno contém também receitas vindas da minha avó.  

O que eu aprendi e continuo aprendendo dentro da cozinha vem diretamente de ensinamentos de quase 90 anos. São estas relíquias culinárias que formam a nossa rica cultura gastronômica mineira.  

Essa receita de biscoito de polvilho é para facilitar a vida de quem gosta desse quitute e não está com muito tempo. Ótima opção para fazer no café da tarde.” 

 

Biscoito de polvilho de travessa – “orelha”  

Rendimento: Um tabuleiro médio 

Ingredientes: 

4 ovos 

1 xícara de óleo 

1/2 xícara de leite 

3 xícaras de polvilho 

1 colher de chá de sal 

Modo de fazer: 

  1. Bata tudo no liquidificador  

  1. Coloque em uma fôrma média 

  1. Asse na temperatura de 180° 

Viu só como não tem segredo? É só fazer o cafézim para acompanhar e pronto! E você qual receita da sua família seria ideal para compartilhar conosco? Dá uma olhada em como você pode participar aqui e comenta abaixo o que achou! 

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?