Turismo em Minas Gerais | Queijadinha

521
Foto por: Acervo Quintais e Quitandas- Carlos Roberto de Oliveira
Atualizado em: 13/08/2021

Gosto de Minas: Queijadinha 

 

Confira a receita de mais uma das quitandas tradicionais de Paracatu: Cidade Polo da Gastronomia Mineira.

 

As quitandas costumam fazer sucesso por aqui. Vocês gostam, não é? A gente também. 

Celebramos, assim, a tradição das mestras que atravessa gerações e é, sem sombra de dúvidas, a jóia rara da nossa cozinha. Quitandas são indispensáveis no nosso cardápio do dia a dia.  

A receita de hoje representa um destino mineiro que é charmoso por si só e pelo cheiro maravilhoso que exala de seus fogões, Paracatu é uma parada imperdível por Minas, e seus sabores despertam o desejo de quem por ali passa, um desses sabores é a receita do dia, a Queijadinha.  

 

Chegando às Minas 

As queijadinhas têm origem portuguesa e, como muitas outras receitas, chegaram às Minas Gerais na época da corrida pelo ouro, principalmente nas vilas do ouro e nas cidades mineradoras

Embora hoje em dia as queijadinhas tenham adaptações diversas e saborosas, a base da receita muda muito pouco, o que confere a mais um charme da tradição e a liberdade da criação alinhados a um sabor indescritível.  

 

Tradição Quitandeira 

 

 

Paracatu é uma cidade que fica a noroeste das Gerais. Em meio ao cerrado mineiro, a cidade se destaca por seu centro histórico, tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro.  

Além do charmosíssimo centro histórico, a arte das quitandas é outro atrativo à parte na cidade. Embora não se possa precisar como a tradição foi introduzida no município, as quitandas se tornaram alguns dos mais latentes símbolos paracatuenses, e as mestras quitandeiras fazem questão de manter a tradição viva, passando entre gerações e inebriando a cidade com os maravilhosos cheiros dessas delícias.  

 

Receita de Família 

 

 

A receita de hoje é desses tesouros de família, passada entre gerações e feita a quatro mãos.  

A mestra Marlene Cardoso e a filha Wilma Cardoso são responsáveis por compartilhar o segredo de família que encanta quem passa por Paracatu, com muita alegria e dedicação ao trabalho manual, e quase que artesanal, as queijadinhas da família conquistam corações e com certeza vão conquistar você também! 

Então pra gente não perder tempo, pega os materiais aí, separa os ingredientes e coloca a mão na massa! Depois de prontas não se esqueça de compartilhar o resultado nas redes sociais com a gente! 

 

Queijadinha 

 

 

Ingredientes da Massa  

1 kg de farinha de trigo sem fermento 

1 copo de banha de porco 

3 copos de água morna até dar o ponto de abrir a massa 

1 ovo inteiro 

Modo de Fazer:  

  1. Faça um poço (cova) com a farinha de trigo e coloque no centro a banha, o ovo.  

  1. Junte a água aos poucos.  

  1. Comece a misturar com a ponta dos dedos e depois passe a sovar, o resultado deve ser uma massa mais firme , para abrir no rolo.  

ATENÇÃO: Deixe a massa descansar pelo menos 1 hora em saco plástico limpo e, após esse tempo, abra a massa com o rolo, deixe-a bem fininha.  

 

Ingredientes do Recheio  

½ kg de açúcar refinado 

5 ovos 

2 copos de raspa de mandioca 

½ kg de queijo curado ralado bem fino 

1 colher de chá de noz moscada ralada  

Modo de Fazer:  

  1. Bata as claras em neve e em pico duro.  

  1. Tire a pele das gemas e as adicione às claras, bata novamente.  

  1. Junte o açúcar e espere derreter (enquanto trabalha a massa)  

  1. Junte o queijo, a raspa e a noz moscada.  

Montagem:  

Corte a massa aberta em círculos de 05 a 08 cm de diâmetro e “belisque” as bordas fazendo cerca de 9 a 10 orelhas. Encha com o recheio. Pré aqueça o forno e asse em forno médio (160ºC a 180°C) 

Gostou da Receita? Aproveite e conheça aqui mais uma tradicional receita de Paracatu, o Bolo Mané Pelado. E para conhecer mais sobre a cidade, descubra o que fazer em Paracatu.  

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?