Turismo em Minas Gerais | O que fazer com crianças em Minas Gerais

2.272
Foto por: Patrícia de Sá
Atualizado em: 25/10/2022

 

Dicas para o Dia das Crianças em Minas Gerais

 

Confira essas 10 dicas de passeios, atrações e viagens para criar memórias incríveis com os seus pequenos!

 

 

Sabe aquela sensação de que não reservamos tempo suficiente para ficar com quem mais amamos e que somos consumidos pela rotina corrida?

Muita calma… Respire...Sempre é tempo de mudar os hábitos e incluir outros que antes não eram prioridade, como pequenas viagens, passeios, ter mais contato com a natureza e com a nossa própria cultura.

O dia das crianças está chegando e foi pensando nisso que separamos uma lista super especial de dicas (e um super bônus), para expandir os horizontes das crianças com experiências que elas guardarão com muito carinho.

Ah e guarde bem essas dicas, elas são válidas para todo o ano… Mesmo que não seja no dia das crianças, tire um fim de semana para passar tempo de qualidade com seus filhos!

 

Legenda: Divertida brincadeira educativa ao ar livre em Ouro Preto


 

  Museus e Centros Culturais

Para aguçar o imaginário e os conhecimentos,  a criatividade e o raciocínio dos pequenos, os museus e centros culturais podem e devem fazer parte dos momentos de lazer da família. 

Os museus guardam um acervo precioso de história e de arte, e em Minas isso é o que não falta! Mas para a visita ser proveitosa é preciso propor aos pequenos a atividade de respeitar o espaço de acordo com o seu grau de interação com o público.

Agora sim, vamos conhecer alguns museus mineiros?

 

 

Museu dos Brinquedos 

Onde fica? Av. Afonso Pena, 2564 - Funcionários, Belo Horizonte

 

“Uma casa bonitinha em uma avenida grandona…” é assim que o Museu dos Brinquedos se apresenta. O acervo conta com brinquedos de diferentes épocas, é uma viagem para os pais também! 

Você pode contar a história da sua infância para o seu filho, com certeza vai ser incrível mostrar a evolução dos brinquedos e deixar que sintam como as crianças que hoje são adultos brincavam. 

Não é só isso! São muitos os brinquedos modernos também, é muita brincadeira e são muitos jogos, programações culturais, pintura facial, musicalização.

O museu é uma oportunidade de fazer novos amiguinhos também, descobrir afinidades e vivenciar o respeito às diferenças na coletividade!

 

Legenda: Os encantos do Museu dos Brinquedos


 

 

CCBB

Onde fica? Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte

 

Além de sua exposição permanente que conta a história do prédio, o CCBB tem sempre exposições artísticas e culturais em seus outros andares e ainda conta com uma cafeteria para se deliciar com quitandinhas mineiras! 

No museu também sempre estão em cartazes peças de teatros e oficinas educativas com opções infantis sobre livros, contos, pinturas e visitas guiadas, para introduzir a importância do fantástico mundo da leitura e de todas as artes. 

Esse é o CCBB Educativo,que oferece mediações culturais propondo um novo olhar para arte, que está presente em todos nós! A arte deve ser lúdica e pedagógica para as crianças, refletindo em uma boa formação social.

 

Legenda: Observando, interpretando e aprendendo no CCBB

 

 

Espaço do Conhecimento UFMG

Onde fica? Praça da Liberdade, 700 - Funcionários, Belo Horizonte

 

No Espaço do Conhecimento são três andares de exposição permanente intitulada “Demasiado Humano” e um andar de exposição temporária. A trajetória começa no último andar com o planetário em forma de cinema imersivo e terraço astronômico para observação celeste.

A visita continua no quarto andar onde as crianças poderão aprender sobre a origem da vida e sobre toda a evolução geológica e genética. Já no terceiro o acervo conta sobre cosmogonias e cosmologias, sobre geografia, linguística e diferentes culturas.

Existem pessoinhas melhores para visitar um museu que traz questionamentos e descobertas sobre a vida, se não as crianças?! O museu faz os pequenos redescobrirem sobre eles mesmos. O Museu é uma explosão de Conhecimento e outra ótima opção para um incrível e didático passeio em família.

 

Legenda: A nossa história no Espaço do Conhecimento


 

Dica Extra: Na época de férias escolares o Circuito Liberdade oferece as “Férias no Circuito” com muitas atividades infantis nos equipamentos da Praça da Liberdade! 


 

Museu dos Dinossauros

Onde fica? BR 262, KM 785 - R. Estanislau Collenghi, 194 - Uberaba

 

Nós já falamos dele por aqui, existe um post todinho dedicado a ele, você pode saber mais clicando aqui. É ele mesmo o fascinante Museu dos Dinossauros de Peirópolis!

E se você ainda não sabe, Peirópolis é distrito de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O museu conta com um acervo paleontológico, com fósseis de diferentes espécies de dinossauros. Os fósseis foram encontrados nos arredores da região a partir da década de 1940.

Essa viagem para a Era Mesozóica vai despertar nas crianças o espírito da ciência, da investigação e curiosidade, sem contar nas esculturas gigantes de dinossauros pelo jardim! A diversão é garantida!


 

Legenda: Os incríveis dinossauros de Peirópolis

 

 

Museu Abílio Barreto

Onde fica? Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte

 

Em meio aos prédios e edifícios da capital mineira, o casarão sede da antiga Fazenda do Leitão se tornou um museu e espaço de lazer e educação. 

O casarão foi construído em 1883 e conta sobre a história de Belo Horizonte por meio da exposição “Complexa Cidade”, com fotografias, mapas, vestígios arqueológicos, pinturas e livros. No jardim ainda se encontram o bonde elétrico, a locomotiva a vapor, um coche e carro de boi.

A proposta do museu é refletir sobre as diferentes formas de ocupar os espaços urbanos, um aprendizado para desenvolver nas crianças o conceito de território, estimulando a sustentabilidade e criatividade e mais ainda, o sentimento de pertencimento, em especial pela nossas amadas Beagá e Minas Gerais!


 

Legenda: Exposição externa do Museu Abílio Barreto


 

Centro de Arte Popular

Onde fica? R. Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes

 

O Centro de Arte Popular é um espaço de exposição e projetos, como de grafite e educativos (oficinas), além de receber eventos musicais, de artes visuais e cênicas. É um espaço de inserção das diversas manifestações culturais de Minas Gerais, desde o artesanato do Vale do Jequitinhonha a região centro sul mineira.

O museu valoriza o trabalho de artistas que contam sobre sua realidade e o universo de suas comunidades em suas obras. A visita ao museu é um momento de convivência com as diferentes identidades do nosso próprio território, essencial para que as crianças expandam os horizontes e o seu sentimento identitário. 

As oficinas também são uma possibilidade dos pequenos terem contato com a produção artística, reconhecendo o poder cognitivo e edificador da cultura e arte que está em cada um deles e nos seus cotidianos.


 

Legenda: Oficína do Centro de Arte Popular


 

Muitos museus oferecem programações especiais no dia das crianças, como oficinas, apresentações musicais e teatros, fique de olho e se informe pelos sites oficiais e não deixe de embarcar nos universos fantásticos dos museus!

 


 

 Passeios de Trem

Para ser sincero em Minas tudo é mais mágico! Imagina então um passeio de Maria Fumaça, olhar pela janela e ver as paisagens e a exuberante natureza mineira, é como se sentir em um filme!

Proporcionar esse sentimento às crianças será incrível, esse é um passeio que elas guardarão na memória e contarão muitas vezes para os amiguinhos. 

No passeio de trem as crianças podem aprender mais sobre a história de Minas Gerais e conhecer o espaço sobre uma nova perspectiva, é uma viagem na própria viagem!

 

Foto: Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rei

 

Separamos três passeios, confira agora:

 

São João del Rei x Tiradentes

Qual trajeto vou fazer?

O trem que liga São João del Rei a Tiradentes é a Maria Fumaça mais antiga em operação no Brasil. O trajeto pode ser iniciado em qualquer uma das estações e ainda conta com o Museu Ferroviário!

 

São Lourenço x Soledade de Minas: O Trem das Águas

Qual trajeto vou fazer? 

Saindo de da Estação Ferroviária que preserva o estilo europeu do século 20, você vai percorrer o mesmo caminho de ferro feito por D. Pedro II e toda sua comitiva imperial. A viagem pela região mineira de clima ameno tem 10 km de extensão e se encerra no município de Soledade de Minas.

 

Passa Quatro x Coronel Fulgêncio: Trem da Serra da Mantiqueira

Qual trajeto vou fazer?

O trajeto (realizado rotineiramente no século passado) em meio a mata atlântica, riachos, vales e montanhas, começa na estação de Passa Quatro e se encerra na estação Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira.

 

 


 

 Praças e Parques 

 

 

Foto: Divertindo no Parque Municipal Jacques Cousteau, em Belo Horizonte

 

 

Deixem as crianças correrem, andarem descalças, sujarem as mãos, deixem elas serem crianças.

E não tem lugar melhor para deixar a imaginação fluir do que em parques e praças, rodeados de verde, belas construções ou com uma vista bonita para a cidade. 


 

Legenda: Click de um momento de muita diversão, feito pela Patrícia de Sá

 

 

Toda cidade tem sua pracinha, ponto oficial de encontro, não é mesmo? Ou também um parque ecológico, para sair de casa e descansar na sombra das árvores! As praças e parques são ótimas opções gratuitas para o lazer da família, para fazer piqueniques e brincar muito! 

Sem contar que é um passeio que o seu bichinho de estimação pode estar incluso, tenho certeza que ele também vai amar!

 

Legenda: Colecionando momentos inesquecíveis com a família

 


 

 Bônus

É nos pequenos detalhes que tornamos os dias mais especiais…

 

Não se esqueça da garrafinha de água e dos lanchinhos divertidos, aqui vão algumas inspirações:

  • Frutinhas congeladas para se refrescar

  • Bolo encantado (bolo de verduras que os deixam coloridos, como beterraba)

  • Petiscos em formatos diversos

  • Use de nossos tradicionais ingredientes mineiros, como um saboroso queijinho, porque a gastronomia mineira é muito afetiva!

  • Deixe a criança participar da preparação dos lanchinhos com você, esse pode ser um momento de trabalho em equipe, aprendizado sobre alimentação saudável e desenvolvimento da autonomia!

 

No Blog Daqui de Minas você encontra um especial do Gosto de Minas para crianças! 

Clique aqui: Gostinho de Minas: Crianças na Cozinha.

 

Legenda: Muita gostosura, aprendendo com a comida

 

Vamos tentar fugir um pouco das telas e aproveitar os diferentes ambientes e paisagens de Minas fazendo atividades mais que legais?

  • Leve uma canga para sentar na grama é sempre bom

  • Leve alguns brinquedos da escolha do seu filho, optando sempre por aqueles mais difíceis de sumir

  • Imprima alguns desenhos da internet e leve lápis, giz, tintas e pincéis


 


 

Agora você já está expert em passeios para crianças em Minas Gerais e nós estamos te esperando!

Aproveite cada momento com os pequenos e descubra e redescubra Minas Gerais!

Confira também: Dicas incríveis do que conhecer em Minas Gerais

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?