Natal da Mineiridade: Encontros que revelam o melhor de Minas
Minas é um destino cheio de tradição, cultura, paisagens deslumbrantes e aquele toque especial de hospitalidade.
O Natal em Minas Gerais é único, onde há o momento de encontro das famílias e também de descoberta das riquezas culturais, históricas e naturais do estado, destacando o melhor da mineiridade. Aqui, cada canto do estado respira a magia das festas de fim de ano, das montanhas às cidades históricas, do artesanato à Cozinha Mineira.
Confira a programação de Natal das Cidades Mineiras, clicando aqui!
Foto: Ouro Preto, por Ane Souz
Um Natal para todos os gostos
O Natal da Mineiridade é para você que quer um fim de ano especial!
Minas oferece uma diversidade de experiências natalinas: desde o ambiente cultural e festivo da capital Belo Horizonte até o charme das cidades históricas e a tranquilidade das montanhas.
Natal na Capital
Em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade se torna o ponto central das festividades natalinas, com uma programação cultural completa: exposições, eventos ao ar livre, gastronomia e apresentações nos museus e espaços culturais.
Dentre eles, esse ano, a Casa Fiat de Cultura, o MM Gerdau e o Museu Mineiro abrem suas portas com programações especiais para todas as idades.
Foto: Belo Horizonte, por Cristiano Machado
Natal nas Cidades Históricas
Ouro Preto, Diamantina, Serro e outras cidades históricas da Cordilheira do Espinhaço são cenários perfeitos para mergulhar nas tradições natalinas mineiras.
Imagina caminhar pelas ruas de pedras e admirar igrejas barrocas decoradas para a época mais mágica do ano! Essas e muitas outras cidades oferecem missas, corais e apresentações típicas, emolduradas por uma arquitetura que é um verdadeiro tesouro do patrimônio histórico.
Foto: Serro, por Rangel Carvalho
Natureza e Tranquilidade nas Montanhas
Para quem busca uma conexão do clima natalino com a natureza nesse final de ano, tem que conhecer a região da Serra da Mantiqueira e o Circuito das Águas! Você pode se hospedar em charmosas pousadas, passear por trilhas, relaxar nas águas termais e curtir o natal das montanhas. É um programa e tanto para toda a família!!
Foto: Monte Verde, por Rebeca Ciscato
Presentes de Minas!
Não tem nada mais especial e original do que ganhar um presente diretamente de Minas! Ou melhor, um presente feito à mão, cheios de história e perfeitos para presentear com o toque único da mineiridade.
Do Mercado Central de Belo Horizonte às feiras locais nas cidades, as opções para presentear quem você ama são inúmeras: cerâmicas, bordados, objetos em madeira, peças de decoração, quitutes e produtos da Cozinha Mineira e moda criativa.
Sabores Típicos do Natal em Minas
O Natal da Mineiridade também é uma experiência gastronômica!
Que tal experimentar a "Queca” de Nova Lima e as deliciosas sobremesas como a rabanada e o pudim de leite, aprender a fazer a Rosca Natalina bem mineira e conhecer a Padaria Comunitária em Cruzília? Muitas cidades promovem eventos e experiências gastronômicas que combinam sabores típicos com o clima natalino, perfeitos para quem quer provar o que Minas tem de melhor na cozinha!
Foto: "Queca” de Nova Lima, Bellini Andrade
Como aproveitar o Natal da Mineiridade?
São opções para todos os gostos. Mas aí vão dicas de como aproveitar da melhor forma o Natal em Minas:
-
Visite os presépios tradicionais: Em várias cidades, como Ouro Preto, Lavras e Matozinhos, você encontrará presépios artesanais centenários que ilustram a história do Natal.
-
Participe de festas religiosas: Minas Gerais mantém viva a tradição das festas religiosas, com procissões e celebrações que resgatam a fé e a devoção típicas do estado.
-
Se encante com as decorações natalinas: As cidades mineiras capricham nas decorações de praças e pontos turísticos, proporcionando cenários belíssimos para fotos e momentos em família.
-
Conheça as receitas típicas da época: Se puder, participe de uma ceia mineira e prove delícias como o feijão tropeiro e os doces caseiros.
-
Leve um pedacinho de Minas para casa: Aproveite para comprar lembranças e presentes que valorizam as comunidades locais e são cheios de significados.
Comentários