Turismo em Minas Gerais | Museu Casa Guimarães Rosa

1.302
Foto por: Foto: Ronaldo Alves
Atualizado em: 30/11/2021

Museu Casa Guimarães Rosa

 

                                                                             O Museu Guimarães Rosa é uma grande oportunidade para conhecer o inspirador e emocionante universo rosiano.

 

O acolhedor Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor Guimarães Rosa nasceu e viveu em sua infância (1908 a 1917), em Cordisburgo/ MG.

 

 

Inaugurado em 1974, o Museu exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona aos visitantes uma experiência de imersão nos espaços residenciais da família Guimarães Rosa reconstituídos cenograficamente.

Seu acervo é encantador, com mais de 700 itens relativos à vida e produção literária rosiana, como peças de roupa, máquina de escrever, rascunhos de alguns trechos de sua obra, gravatas e outros tantos objetos pessoais que um dia fizeram parte da intimidade do autor.

 

 

 

 

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

O Museu Casa Guimarães Rosa conta com a atuação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Criado em 1996, o Grupo é constituído por jovens da cidade de Cordisburgo que realizam o atendimento aos visitantes do Museu, por meio da narração de trechos dos livros de Guimarães Rosa.

As apresentações do Grupo dão mais vida à obra de Guimarães Rosa, tornando a visita imperdível, além de incentivar a leitura e a divulgação da obra do ilustre escritor para um público bastante diverso. A participação dos Contadores de Estórias tornou-se a principal ação educativa do Museu, sendo conduzida por uma parceria entre a instituição, sua Associação de Amigos e a comunidade local.

A atuação dos Miguilins contribui para a ampliação do público do Museu e dos leitores da obra do escritor. Por meio da “contação” de estórias, os jovens participam ativamente das atividades propostas pela entidade e compartilham a responsabilidade pela valorização e preservação do patrimônio cultural.

 

Semana Rosiana

Em 2020, a 32ª edição da Semana Rosiana será realizada virtualmente, exclusivamente em plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, plataforma Zoom), entre os dias 27 de julho a 1º de agosto.

O evento, dedicado a um dos maiores escritores brasileiros do século XX, tem a programação repleta de palestras, apresentações musicais, podcasts, apresentações do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, apresentação do Grupo Caminhos do Sertão e mais um série de outros eventos imperdíveis, todos eles em ambiente virtual – através das redes sociais do Museu Casa Guimarães Rosa e do Espaço do Conhecimento UFMG.

Criada em 1989, a Semana Rosiana é realizada anualmente pelo Museu Casa Guimarães Rosa em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras. O evento é promovido no mês de julho, atraindo para a cidade de Cordisburgo interessados na extensa programação em homenagem a Guimarães Rosa.

Caminhadas

Além disso, a Semana Rosiana tradicionalmente conta com a realização de duas caminhadas: a Caminhada Literária Urbana, que percorre espaços dentro do núcleo urbano de Cordisburgo, como a antiga Estação Ferroviária, a Capela de São José, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o próprio Museu; e a Caminhada Eco-Literária que percorre um itinerário rural.

As caminhadas são realizadas pelo Grupo Caminhos do Sertão e permitem aos participantes conhecer a paisagem do cerrado, a cultura do sertão e a cidade de Cordisburgo, ambientes que foram muito bem descritos por Guimarães Rosa em sua produção literária.

Leia mais: Você domina o mineirês?

Sobre o Autor

Vinícius Duarte

Historiador e coordenador do núcleo de difusão museológica da Diretoria de Museus/Secult MG. Criador de conteúdos das redes do Museu Casa Guimarães Rosa.

Comentários

O que eu procuro em Minas?