Meu feriado é na natureza!
Aproveite o próximo feriado para espairecer e descobrir cada um desses destinos mineiros.
É só sentir o cheirinho de um feriadão chegando que a gente já quer se programar pra aproveitar esse período longe das tarefas de rotina. É hora de esquecer um pouco do trabalho, problemas e ter seu descanso merecido. A programação é escapar do dia a dia, como um lugar que possibilite a contemplação, descanso, respirar ar puro e praticar esportes na natureza.
A ótima notícia é que Minas tem muitas opções a todos os gostos para aproveitar um bom feriado. Confira nossas dicas para a turma #vidaaoarlivre.
Aiuruoca
Já ouviu falar desse paraíso? Com cerca de 6mil habitantes é uma ótima opção para quem quer respirar ar puro. Localizada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas, está a 416 km de BH, possui mais de 50 cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. Confira as cachoeiras dos Garcias, do Fundo, Deus me Livre, Poço das Fadas, do Tatu, do Bananal e o Poço Joaquim Bernardo.
Foto: Cachoeira dos Garcias. Acervo Secult MG - Patrick Grosner
O imponente Pico do Papagaio é um de seu atrativos mais visitados, claro, por quem está com ótimo preparo físico para subir seus 2.100 m de altitude. A trilha de 4 horas de subida e 4 horas de descida pode ser acessada pelo Vale dos Garcias, pelo Matutu ou Retiro dos Pedros. Se a distância te desanimou, fique tranquilo, cada km percorrido surpreende e recompensa quem se aventura. Mas lembre-se de procurar um condutor local.
Parque Nacional do Caparaó
Em Alto Caparaó está o Parque Nacional do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, e conta com paisagens incríveis. Sua principal atração é o Pico da Bandeira, com 2.892 m de altura é o 3º maior pico do país.
Foto: Pico da Bandeira. Acervo Secult MG - Rodrigo Carrara
Foto: Nascer do sol no Pico da Bandeira. Acervo Secult MG - Roberto Scoralich
Para quem quer ver Minas de cima, nossa dica é caprichar nos agasalhos de inverno e calçados confortáveis, a subida dura entre 5h a 7h e a temperatura lá em cima é bem baixa. Com 4 áreas de camping é possível tirar uma soneca no meio do caminho. Programe-se para estar no pico no fim da madrugada para assistir o nascer do sol acima das nuvens.
Além da trilha até o pico, há outras opções que levam às muitas cachoeiras e piscinas naturais do parque. Não perca tudo que esse parque tem a oferecer!
Serra do Cipó
Toda a região da Serra do Cipó é uma ótima opção e super democrática para quem está em um impasse entre um passeio regado a cachoeiras ou com opções para boas resenhas na companhia de quem a gente gosta. O clima da região é ideal para se refrescar nas várias cachoeiras, suar praticando esportes de aventura e finalizar o dia em barzinhos.
Foto: Emblemática estátuo do Juquinha, na Serra do Cipó. Acervo Secult MG - Marcus Vinicius
Entre as atrações imperdíveis da região estão as trilhas, cachoeiras e cânions do Parque Nacional Serra do Cipó, com entrada em Jaboticatubas e bem próximo de Santana do Riacho, e a Cachoeira do Tabuleiro, a maior cachoeira mineira, 3ª maior do Brasil. Imperdível, vale a ida até em Conceição do Mato Dentro para ver esse espetáculo. Conheça também Nova União e Dom Joaquim.
Foto: Cavalgada para a Cachoeira da Forofa, Parque Naciona Serra do Cipó. Acervo Secult MG - Xará
Foto: Trekking na Cachoeira do Tabuleiro, região da Serra do Cipó. Acervo Secult MG - Xará
Foto: Rapel na Serra do Cipó. Acervo Secult-MG - Xará
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Com cenários cinematográficos, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está recheado de atrações de tirar o fôlego. Localizado na divisa entre Minas e Bahia, o Peruaçu está entre Januária e Itacarambi, a cerca de 600 km de Belo Horizonte.
Foto: Trilha para a Gruta do janelão. Júnia Cândido
São mais de 180 cavernas e grutas reconhecidas, além de paredões com arte rupestre e sítios arqueológicos milenares, que juntos formam um dos mais importantes patrimônios culturais e naturais do mundo.
A Gruta do Janelão tornou-se o cartão postal do parque. As Lapas Bonita, do Índio e dos Desenhos são grutas belíssimas, ornamentadas com painéis de pinturas rupestres. A visita a esse parque é inesquecível.
Luminárias
Cercada por belas serras do sul de Minas, Luminárias fica a aproximadamente 288 km de Belo Horizonte e guarda diversas características da vida interiorana, como a tranquilidade e hospitalidade peculiares. É perfeita para os amantes da natureza, já que oferece belíssimas cachoeiras e cavernas em quartzito. Destaque para o complexo da Serra Grande, da Esmeralda e do Mandembe.
Foto: Luminárias. Acervo Secult MG - Daniel Batista
Tem também opções de aventura na região, como para a prática de rapel, escalada, trekking, enduro, boiacross, mountain biking e montanhismo.
Natureza + romance
Monte verde
Monte Verde, em Camanducaia, é sem dúvida um dos locais mais charmosos de Minas. Conhecida como Suíça brasileira, com ruas arborizadas, construções que lembram às europeias, temperaturas baixas da Serra da Mantiqueira e suas aconchegantes pousadas, é ideal para casais. Tem clima para tudo, a gente garante: romance, aventura e muita comilança.
Foto: Monte Verde em época de frio. Acervo Secult MG - Ricardo Cozo
Dá pra curtir as pousadas, passear pelo charmoso centro e admirar a paisagem espetacular das serras. Aventure-se em atividades como escalada, arvorismo, arco e flecha e slackline, afinal, os casais aventureiros precisam de aventura.
Foto: Atividades de aventura em Monte Verde. Acervo Secult MG - Ricardo Cozo
Lavras Novas
Tranquila e aconchegante, Lavras Novas, em Ouro Preto, é rodeada por serras, repleta de casinhas coloridas e pousadas.
Para os praticantes de esportes de aventura, tem tirolesa, rapel, caiaque, escalada, trekking e off-road, além de cachoeiras e trilhas. Conheça as cachoeiras Três Pingos, dos Namorados, do Falcão, do Pocinho, dos Prazeres e do Castelinho.
Foto: Lavras Novas. MTur - Pedro Vilela
Os Mirantes da Pedra, da Rua da Ponte e da entrada da cidade são ideais apreciar o pôr do sol. A Pedra Equilíbrio permanece sobre outra e dá a sensação que vai despencar. No centro da cidade existem muitas opções de restaurantes que oferecem a tradicional comida mineira.
Natureza + cafés especiais
No sul de Minas estão São Lourenço e Carmo de Minas, onde é possível agradar aventureiros e amantes de cafés. Com diversas fazendas produtoras de cafés de altíssima qualidade abertas a visitação, os turistas acompanham o processo de produção da bebida, passeiam pelas lavouras, aprendem sobre a bebida e podem até imergir literalmente nesse universo em revigorantes banhos relaxantes em banheiras repletas de cafés especiais, que prometem resultados estéticos e para a saúde de quem se aventura. Consegue se imaginar tendo essa experiência?
Foto: Sobrevoo de balão em São Lourenço. Acervo Secult MG - Lucas de Cunha Muniz Fernandes
Para os mais animados, nossa dica é realizar o voo de balão sobre essas fazendas logo ao amanhecer.
Serra da Canastra + queijo da Canastra
A região da Serra da Canastra é repleta de roteiros na natureza, sendo o Parque Nacional da Serra da Canastra uma das principais atrações. Com entrada em São Roque de Minas e Sacramento, a cachoeira Casca d'Anta merece destaque, é a 2ª maior cachoeira mineira e a nascente do rio São Francisco. Além dessa existem muitas outras cachoeiras perfeitas para banhos na região, como a Cachoeira do Cerradão e outras tantas em áreas particulares abertas a visitação. Estes cenários podem ser desbravados em trilhas, algumas a pé, outras por 4x4, o que torna o passeio ainda mais emocionante.
Foto: Ciclismo no Parque Nacional Serra da Canastra. Acervo Secult MG - Xará
Ah, não se esqueça de degustar o Queijo da Canastra, um dos melhores queijos do mundo! Alguns dos produtores locais foram premiados em concursos internacionais e mantêm as fazendas abertas a visitação. Não perca esses passeios e se esbalde com essa delícia mineira! A gente fez um post dedicado ao Queijo da Canastra, não perca.
Foto: Queijo da Canastra. Acervo Secult MG - Hermerson Queijo da Canastra. Acervo Secult MG - Hermerson Manoel
Veja aqui mais opções de passeios ao ar livre próximos a BH clicando aqui.
Comentários