Já que Minas não tem mar, eu vou ‘pro’ bar!
Você já escutou essa frase sair da boca de um mineiro? Por aqui ela é muito utilizada, uma brincadeira que em parte é verdade. Minas é um Estado que tem muitos bares e onde tudo é motivo para ir curtir uma cachacinha, uma cerveja gelada e um petisco mineiro!
Belo Horizonte é conhecida como a ‘capital dos botecos’, apelido mais do que apropriado. Dizem por aí que a cidade tem em média quatro botecos por quarteirão, que variam desde os mais tradicionais, até os mais modernos, descolados e alternativos. O bom atendimento e pratos com nomes engraçados chamam a atenção da clientela. A disputa é grande e durante a semana inteira a maioria dos bares fica lotada de ‘cervejeiros e petisqueiros’, e vários deles detém um público cativo.
A fama do tira-gosto mineiro resultou na realização de festivais de culinária típica de botecos. O evento ultrapassou fronteiras e hoje é realizado em várias cidades do interior e em outros estados. Nos botecos de Minas Gerais você pode encontrar uma profusão de cheiros e sabores. Quando vier até aqui, não deixe de visitar um desses estabelecimentos, tão “a cara” de Minas.
Para facilitar o seu pedido, seguem algumas dicas de petiscos que você não pode deixar de experimentar nos nossos bares:
- Costelinha de porco, coberta por ora-pro-nóbis, acompanhada com angu misturado com queijo do Serro.
- Rabada com batata
- Porção de torresmo de barriga
- Moela acebolada
- Fígado com jiló
- Bolinho de mandioca com calabresa e catupiri
- Caldo de feijão de corda, com carne seca e cachaça
- Canjiquinha com costelinha de porco
- Carne na cerveja artesanal preta
- Caviar da roça (chouriço)
- Costela de boi sem osso com mandioca frita
- Dobradinha com polenta
- Galopé
Gostou? Tem isso e muito mais para você se deliciar em Minas. Cada região tem a sua especialidade. Uma dica é sempre pedir o petisco da casa, pois nele você experimentará o mais típico sabor do lugar visitado. E, só de ser comida mineira a possibilidade de ser ‘bom demais’ é grande!
Comentários