Turismo em Minas Gerais | Guia do Turista Consciente

Foto por: Free Photos por Pixabay
Atualizado em: 10/02/2021

Guia do Turista Consciente

Seja um turista consciente e coloque o pé na estrada ainda este ano.

 

O contexto mundial de 2020 nos fez repensar sobre o momento certo de viajar e pra onde ir sem nos colocar em risco. Desde então a sensação que fica pairando no ar é a da expectativa por voltar a viajar e conhecer novos lugares e culturas, não é mesmo?

Mas calma, vamos te dizer como fazer isso de maneira consciente e com menos riscos.

 

Reabertura gradativa dos destinos para o turismo

É inegável que o ano de 2020 tenha nos despertado um pouco mais de consciência e cuidados sanitários. Reaprendemos que nem sempre estar na companhia de muitas pessoas tem só o lado positivo. Reaprendemos até a lavar as mãos.

E é nesse clima de readaptação que a gente vem falar daquilo que mais gostamos: viajar e conhecer cada cantinho de Minas.

Com a reabertura gradativa de vários pontos turísticos mineiros, a busca por passeios rápidos de 1 ou 2 dias, tem sido uma saída para recuperar as energias.

 

Quer saber como voltar a viajar de forma segura ainda em 2020?

 

Veja essas dicas que vão te ajudar a se sentir mais seguro para planejar e definir seu o momento de retomar as viagens por Minas:

Explore novos destinos em Minas​

Fuja do tumulto e ainda descubra novos destinos. Minas Gerais é grande demais, possui mais de 5 mil pontos turísticos com muita natureza, atrações culturais e gastronomia riquíssima. Ninguém precisa ir pros mesmos lugares e ainda ficar preso em um engarrafamento ou aglomerado em uma cachoeira, não é? Pesquise aqui o que conhecer em Minas.

 

Conheça roteiros diferenciados

Viva experiências exclusivas e conheça Minas de um jeito diferente, com o suporte e olhar de profissionais que conheçam bem a região. Chega de atrativos comuns que todo mundo já conhece!

Isso com certeza vai agregar valor  não só à sua viagem mas também à vida dessas pessoas, que vivem do turismo. Pense nisso!

 

✔ Faça passeios ao ar livre e em meio a natureza

Passeios ao ar livre são bons programas sempre, mas neste momento em especial, é uma excelente pedida. Então se organize para conhecer os parques naturais mineiros.  Eles têm de tudo um pouco: paisagens espetaculares, atrações incríveis como cachoeiras, contato com a fauna e flora, ou seja, muita natureza.

A boa notícia é que os parques naturais já estão reabrindo. Veja aqui a lista de parques naturais estaduais que estão reabrindo. Consulte o site ou redes sociais do parque nacional que está desejando, eles também já estão reabrindo!

 

✔  Cuide de você e respeite a população local

Nem vem com a síndrome de“estou viajando, me deixa”, afinal, os cuidados que você tem aí na sua cidade devem ser mantidos, por respeito a sua saúde e de toda a população do destino que vai visitar. Então já reformule seu kit viagem: boné, protetor solar, repelente, álcool em gel e máscaras suficientes.

Ah, o distanciamento de 2 metros de quem não pertence ao seu núcleo familiar também deve ser mantido em qualquer ambiente, seja em uma trilha pra uma cachoeira ou visitando espaços públicos das cidades. Sem deslizes, hein?

 

Descarte correto de máscaras

Ao utilizar máscaras descartáveis, não se esqueça que as usadas não devem ser jogadas junto a materiais que serão reciclados, para diminuir o risco de contaminação de quem faz a coleta. Nem precisa dizer que jogar as máscaras no chão nunca, né? Além de poluir, podem contaminar quem eventualmente entra em contato com elas. Carregue sempre um saco plástico para jogá-las no lixo assim que possível. 

 

Fique atento a curva de casos na região que pretende visitar

Antes de viajar, acesse o Minas Consciente e os sites das prefeituras da região. Verifique o plano de retomada e o protocolo de reabertura dos destinos. Avalie se será seguro tanto para você, turista, quanto pros moradores da cidade, viajar na data planejada. Se necessário, aguarde um pouco mais. Minas vai te esperar!

 

Não viaje se estiver com suspeita de Covid-19

Para finalizar, lembramos: se estiver com algum sintoma de Covid-19 ou, ainda, caso tenha tido contato com alguém que comprovadamente tenha sido infectado, siga as recomendações sanitárias e cumpra a quarentena em casa.

Pois é, gente, antes de 2020, para viajar bastava uma motivação que enchesse nossos olhos pra pôr o pé na estrada, uma mala e uns bons trocados no bolso. Mas já entendemos que agora precisamos ser turistas conscientes e nos preocupar não só com o nosso bem estar, como o das pessoas do destino que visitamos. Não custa muito, não é mesmo?

E aí, ficou animado para viver os encantos de Minas?

Leia sobre o que conhecer em Minas:  Guia Completo do Mar de Minas

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll. Atua na Diretoria de Promoção e Marketing Turístico/Secult MG.

Comentários