Turismo em Minas Gerais | Torta de Queijo

378
Foto por: Ana Cristina Paiva
Atualizado em: 14/09/2022

Gosto de Minas: Torta de Queijo Minas e Ricota  

Quer forma melhor de comemorar o Dia Mundial da Alimentação que com uma boa comida mineira? Pão de queijo, cafezinho, quitanda, tutu, tropeiro, frango com quiabo, huuuummmm, já deu até água na boca, né? A nossa gastronomia é com certeza a melhor pedida para esse dia especial, melhor ainda quando os itens utilizados na receita são certificados e reconhecidos pela qualidade na preparação e cuidado, é o caso da nossa receita do dia, a torta certificada feita com Queijo Minas Artesanal! Uma ótima pedida para a sobremesa!

Reconhecimento pela qualidade

Para nossa receita, utilizamos o Queijo Minas Artesanal que passa por um processo de certificação pelo IMA - Instituto Mineiro de Agronomia. A certificação é um processo de avaliação dos produtos desde a produção até a finalização e assegura que os itens que chegarão a sua mesa tenham procedência. 
Além da certificação, não é preciso dizer que o queijo mineiro é reconhecido no Brasil todo como um dos maiores símbolos da nossa culinária. Nossas nove regiões queijeiras e inúmeras medalhas internacionais são apenas algumas das provas da qualidade dessas delícias!

Aqui, o queijo minas que não falta na mesa do mineiro, ganha uso e forma diferente das tradicionais, afirmando não só a importância desse item para a cozinha mineira como também a versatilidade de nossos produtos.

Criatividade à Solta na Cozinha

A criatividade é algo presente na gastronomia de qualquer região, e na nossa não poderia ser diferente, transformar o café em calda, o queijo em torta e ornamentá-los com frutas e flores comestíveis é só um dos exemplos da genialidade de nossos mestres e das possibilidades da nossa comida. 

Chega de enrolação né? A receita de hoje foi desenvolvida pela Ana Cristina, que criou a receita enquanto trabalhava na gerência de certificação do IMA, e além de um sabor impecável e com muita qualidade, é um deleite para os olhos. 

Tá esperando o que para replicar essa delícia em casa e nos enviar o resultado nas redes sociais? 

TORTA CERTIFICADA

Torta de ricota, queijo minas e chocolate

Ingredientes:
500 g Ricota picada
100 g Queijo Minas Artesanal ralado- cadastrado pelo IMA 
395 g Leite Condensado
300 g Creme de leite
150 g Ovo
11 g Farinha de trigo
180 g Chocolate ao leite picado finamente

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Leve ao liquidificador a ricota, o queijo, o creme de leite, o leite condensado, as gemas e a farinha. Bata até ficar homogêneo. Coloque 1/3 da massa em assadeira untada e enfarinhada. Espalhe metade do chocolate por cima. Coloque outro terço e o restante do chocolate. Finalize com o restante da massa. Leve para assar em forno médio. Deixe esfriar, desenforme e cubra com o molho. 
Para decorar use frutas vermelhas ou flores comestíveis. 

Molho de chocolate, café e cachaça

Ingredientes
180 g Chocolate meio amargo finamente picado 
395 g Leite Condensado
300 g Creme de leite
Cachaça de Alambique certificada pelo IMA (Quantidade a gosto)
Café certificado pelo IMA (Quantidade a gosto)


Preparo
Levar o creme de leite ao fogo até ferver. Desligar e acrescentar o chocolate. Misturar com o “fouet” até derreter. Acrescentar o leite condensado e o café, deixar ferver. Desligar, acrescentar a cachaça. Esperar esfriar e usar.

Sobre o Autor

Ana Cristina Paiva

Médica Veterinária pela UFMG e Tecnóloga em Gastronomia. Trabalha no IMA desde 1998. Representante do Instituto no corpo gestor do Plano da Gastronomia Mineira.

Comentários

O que eu procuro em Minas?