Turismo em Minas Gerais | Bala Delícia

844
Foto por: Acervo Circuito do Ouro
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas- Bala de Coco (Bala delícia)

 

Aprenda a fazer o doce que é sucesso nas Minas Gerais, uma deliciosa bala de coco. 

 

As Nuances da Cozinha Mineira se apresentam nos mais diversos sabores e gostos de Minas, aqui os adultos fazem festa, as crianças se esbaldam e o que não falta é receita que agrade a todas as idades. A nossa receita do dia é uma deliciosa bala de coco, que de tão saborosa pode também ser conhecida como bala delícia

 

Doce história 

 

 

Quem viveu os anos 1990 com certeza já experimentou essa balinha. O doce, que era sucesso em festas de aniversário e casamentos, era indispensável nas comemorações da época, mas sua origem é bem anterior a esse período. 

Historiadores contam que a origem da bala tem relação com o alfenim, uma massa à base de açúcar, água e vinagre que foi criada pelos árabes na idade média e aos poucos incorporada na cozinha portuguesa

Aos poucos o docinho foi ganhando adaptações e ingredientes extras, como amêndoas e coco, e se transformando assim na bala como conhecemos hoje. 

 

Sabor e tradição 

 

 

A receita do dia veio de Santa Luzia e é uma homenagem a uma das mais tradicionais doceiras da região, a dona Gema.

A senhora, que foi uma referência no município e fazia os doces com esmero e carinho foi descrita pelo historiador Marco Aurélio C. Fonseca com muito afeto como um dos exemplos do que sintetiza o povo de Santa Luzia, ao lado de sua irmã, dona Pequetita, as quais o jornalista descreveu como “exemplos de dignidade, trabalho, amor e devoção à Padroeira Santa Luzia.”

E foi assim, como muito trabalho, afeto e amor pelo que faziam que as irmãs conseguiram fazer história na região, exportando seus doces para Londres e ajudando a espalhar tudo o que representa a cozinha mineira. 

Além da história linda e do sabor inconfundível, as balas de coco são simples de se fazer, exigem atenção e disposição para chegar no ponto certo, mas nada absurdo. Com certeza uma receita que fará sucesso entre os adultos e crianças.

E aí ficou com vontade? Anota os ingredientes abaixo e o modo de fazer e vamos continuar espalhando as delícias de Minas por aí afora!
 

Ingredientes

1,2kg de côco ralado
3kg de açúcar

Modo de Fazer

1. Retire a água do côco seco e depois a casca.

2. Lave, rale e escalde o coco com água quente. 

3. Torça o coco em um pano para que seja extraído o leite da fruta.

4. Coloque açúcar e dissolva no leite extraído.

5. Leve ao forno e deixe cozinhar por 1h30.

6. Não mexa.

7. Retire o leite quando este ficar amarelo.

8. Após retirar do fogo, despeje o leite em uma pedra de mármore untada com margarina.

9. Quando estiver quase frio, puxe até o ponto da bala ficar leitosa. Esse processo demora em media 15 minutos e é preciso força para deixar a bala
no ponto.

10. Para finalizar, faça tiras, corte com uma tesoura e deixe secar em outra mesa de mármore. 

 

Gostou dessa delícia? Saiba como fazer um delicioso crème brûlée de doce de leite clicando aqui.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?