Formiga: Um Destino Imperdível no Coração de Minas Gerais
Localizada no centro-oeste de Minas Gerais, a cidade de Formiga é um verdadeiro tesouro cheio de história, cultura, curiosidades e belezas naturais. Conhecida como a "Princesa do Oeste", Formiga encanta seus visitantes com sua atmosfera acolhedora, gastronomia típica mineira e uma série de atrações que prometem agradar a todos os gostos.
História e cultura
Fundada em 1839 e emancipada em 1858, Formiga carrega consigo um rico patrimônio histórico. A praça São Vicente Férrer abriga construções que remontam ao século XIX, um exemplo da arquitetura colonial mineira. No interior da matriz (com traços de barroco e rococó), encontra-se um órgão de tubos, um dos maiores do Brasil. O instrumento foi encomendado pelo então pároco e um imigrante austríaco que morava na cidade, chamado Franz Stangelberger, sobrinho-neto de Franz Schubert, um dos maiores compositores do século XIX. Além disso, Formiga conta com um Museu Histórico, que oferece um mergulho ao passado, com exposições que contam a trajetória da cidade e seus habitantes.
Natureza e aventura
Para os amantes da natureza, Formiga não decepciona. A cidade é cercada por cachoeiras, lagos, lagoas e paisagens deslumbrantes. O destaque é o Lago de Furnas que banha o município, onde os turistas e moradores desfrutam de uma grande infraestrutura de clubes, resorts e condomínios de casas de veraneio: um local perfeito para relaxar e se divertir. No perímetro urbano, Formiga conta com o Horto Florestal, o Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (praia popular), que dispõe de área de camping, praia artificial, quadras poliesportivas e campo de futebol. Além do parque municipal, no entorno da lagoa do Fundão, existem dois clubes privados que oferecem um complexo de piscinas e outras atividades de lazer. Próximo dali, aos finais de semana, turistas e moradores podem ter uma experiência radical se aventurando no rapel na pedreira da “Praça da Bomba”. Para agendar a prática de rapel entrar em contato pelo WhatsApp (37)99836-0056 ou pelo instagram @drop_vertical.
Gastronomia
Nenhuma visita a Minas Gerais é completa sem que o visitante possa saborear a deliciosa culinária local. Formiga oferece uma variedade de pratos típicos mineiros, como o feijão tropeiro, torresmo à pururuca, pão de queijo feito com polvilho produzido na cidade e a famosa linguiça de Formiga. Os restaurantes na região do lago de Furnas têm como prato principal peixes de água doce. Além da comida, Formiga conta com cervejarias premiadas mundialmente, onde o visitante desfruta de uma experiência completa com vários estilos distintos de cerveja artesanal.
Eventos e Festividades
Formiga também é conhecida por seus eventos culturais e festividades. Durante o ano, a cidade sedia diversas festas tradicionais, como a Festa do Congado de Nossa Senhora do Rosário, festivais gastronômicos como o do Peixe, Festival do Queijo, Festival da Linguiça. Além destes, eventos como a Expo Formiga, o Encontro de Motociclistas, Festival Canta Formiga e outros, são ótimas oportunidades para vivenciar a cultura local e se divertir.
Como chegar
Formiga está situada a aproximadamente 195 km de Belo Horizonte e é de fácil acesso por rodovias. Aqueles que vêm da capital mineira podem seguir pela MG-050, passando por Divinópolis. Já os visitantes que chegam do interior paulista também utilizam a MG-050, mas no sentido oposto. Para quem vem de São Paulo, a rota recomendada é pela Fernão Dias e BR 354. Vindo do Triângulo Mineiro, o caminho é pela BR 262 e BR 354. A cidade também conta com uma boa infraestrutura de hospedagem, desde pousadas, hotéis e resorts, garantindo uma estadia confortável para todos os visitantes.
Fatos e curiosidades
No dia 2 de abril de 1987, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram um bombardeio acidental na cidade. O incidente não foi planejado e ocorreu durante um treinamento, quando duas réplicas de explosivos, pesando 230 quilos cada, se desprenderam dos compartimentos que as seguravam e caíram. O impacto causou danos significativos e gerou pânico entre os moradores. Foi erguido um monumento no local onde os artefatos caíram, exibindo uma das bombas que atingiram a área. O local ficou conhecido como “Praça da Bomba”.
Um fato notável da cidade de Formiga, é que, em 1897, o médico José Carlos Ferreira Pires se destacou ao adquirir o primeiro aparelho de Raio-X da América do Sul, apenas dois anos após a descoberta dessa tecnologia. Naquele tempo, a cidade ainda não contava com energia elétrica, mas Dr. Ferreira Pires fez o impossível acontecer. Inicialmente, o equipamento de Raio-X funcionava com baterias e pilhas, mas os resultados eram insatisfatórios. Determinado a melhorar o desempenho da máquina, ele instalou um gerador elétrico movido à gasolina.
O aparelho encontra-se no International Museum of Surgical Science, em Chicago, EUA.
Comentários