Turismo em Minas Gerais | Drinks com Café

439
Foto por: Unique Cafés
Atualizado em: 14/09/2022

Drinks Com Café


Hoje é celebrado o Dia Internacional do Café, uma data criada para comemorar e promover a bebida, uma das mais consumidas do mundo! Todo mundo sabe que o mineiro é chegado num “dedim” de prosa, e se a conversa for regada a um bom café fica melhor ainda, e é para celebrar essa data e apresentar novas formas de “molhar a palavra” que trouxemos duas receitas muito especiais de drinks feitos à base de café!


Referência Nacional

Aqui o café é levado a sério! Somos responsáveis pela maior parte da produção da safra nacional do fruto, além disso, especialistas em cafés especiais, que são aqueles que se diferenciam desde o plantio até a xícara, sendo os mais bem avaliados pelos especialistas no assunto. Seja com queijo, quitanda ou até puro, para dar aquela despertada, nossos cafés são de fato, especiais. 


Um convite ao turismo

Além de ser referência na produção e na qualidade do café, somos também um estado que abriu as porteiras de suas lavouras! É isso mesmo, nas mais diversas regiões do estado, encontram-se os tipos distintos de café, e também experiências turísticas ligadas a bebida. 
Não é segredo para ninguém que a gastronomia mineira é um ótimo tempero para a viagem e com o café não poderia ser diferente. Por aqui, é possível conhecer os processos produtivos e as características da produção, em roteiros especiais, pensados para promover uma verdadeira imersão nas terras do café. 
A mistura com o turismo casou tão bem aqui como o café e a quitanda, tem passeio de balão, a cavalo, piquenique, degustações, oficinas de preparação de drinks e outras mil experiências imperdíveis. 


Novos gostos da mesma bebida

Hoje convidamos o barista Gabriel Guimarães para compartilhar conosco duas receitas que dão um novo olhar pro café e ajudam a valorizar o gosto da bebida. Para aproveitar o calor que chegou ao estado temos um café gelado que é uma pedida ousada e deliciosa, já para os amantes de uma boa cachaça mineira, Gabriel propõe a junção entre essas nossas duas paixões num saboroso drink de café
E aí, ficou com vontade, né? Não tem erro, as duas receitas são além de super deliciosas, muito simples de fazer. É só anotar tudo, preparar o melhor recipiente e lembrar de antes de saborear, compartilhar as fotos com a gente nas redes sociais!


ICED LATTE- DRINK COM CAFÉ


 

Ingredientes:
15 g de café frutado
100 ml de água
Cubos de gelo
35 ml de saborizante sabor avelã (pode ser mel, melaço de cana, ao seu gosto) 
200 ml Leite em temperatura ambiente 
Modo de Preparo:
Comece umedecendo o filtro (em caso de uso de filtro de papel) com um pouco de água quente, isso ajuda a tirar o sabor da celulose, aquece o equipamento que vai receber o café e satura o papel para que esse não roube o gosto do café. Comece a passar o café com uma quantidade menor da água fervida para desprender o sabor, após coloque o restante da água e espere filtrar. Enquanto coa o café, vá preparando o copo. Coloque 4 cubos de gelo, após acrescente o saborizante. Coloque o leite, e logo após o café, o segredo é colocar lentamente sobre o cubo de gelo para que haja um contraste entre as cores da bebida e tá pronto! Para consumir é necessário mexer com uma colher ou canudo para que os sabores se misturem. 


CAIPIRINHA DE CAFÉ- ALCÓOLICO


 

Ingredientes: 
01 limão
30g de açúcar
04 cubos de gelo
75 ml de cachaça mineira
30 ml de espresso 
Modo de Fazer: 
Começar tirando as pontas do limão e em uma dessas pontas tirar uma rodela para decoração. Partir o limão, observando a coloração do miolo (se amarelado, significa que o limão não está tão saudável e pode influenciar no gosto da bebida), colocar o limão na coqueteleira deixando a maior superfície de casca para cima, colocar o açúcar e macerar sem movimentos bruscos para que o sumo da casca não predomine sobre a receita. Coloque o gelo, após, uma deliciosa cachaça artesanal de Minas. Misture tudo, geralmente o ponto é até que a mão comece a ficar gelada. Aí só virar no copo, acrescentar 30 ml de café espresso, decorar com a rodela de limão e servir. 

Gostou da Matéria? Leia Mais sobre os cafés mineiros aqui!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Paula Carvalho

Formada em Administração, Auditoria, Gestão Pública e Turismo. Ama viajar e descobrir novos lugares. Coordenadora do Núcleo de Turismo Criativo na SECULT-MG.

Gabriel Guimarães

Barista, bartender e Youtuber. Campeão coffee in good spirits 2019. Campeão Sul MG de Barista.

Comentários

O que eu procuro em Minas?