Turismo em Minas Gerais | Dias da Semana Santa em Minas Gerais

157
Foto por: Acervo Resende Costa
Atualizado em: 25/03/2024

O que fazer em cada dia da Semana Santa em Minas Gerais?

 

Durante a Minas Santa, a religiosidade se mistura com as tradições populares que refletem a identidade do povo mineiro. 

 

 

A Semana Santa tem um grande significado cultural e é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão em todo o mundo. 

Aqui em Minas, os eventos religiosos são carregados de muita devoção e fervor e proporcionam tanto ao morador quanto ao turista uma experiência de crença através da mineiridade. Por isso, conheça o significado de cada dia da Semana Santa e anote onde e quais dias das celebrações você quer conhecer!!

 

 

Domingo de Ramos

Foto: Domingo de Ramos em Guapé - Acervo Guapé

Aqui é onde tudo começa! O Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, montado em um jumento, enquanto multidões o aclamavam com ramos de oliveira e palmeira. Nesse dia, é comum nas celebrações católicas e em algumas outras tradições cristãs abençoar ramos de palmeira ou oliveira, que os fiéis levam consigo durante a procissão e a missa.

 

 

São Gonçalo do Rio Abaixo


Foto: Domingo de Ramos - Acervo São Gonçalo do Rio Abaixo

A procissão de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, é um evento de grande importância na Semana Santa de São Gonçalo do Rio Abaixo. Os fiéis carregam ramos de palmeiras enquanto entoam hinos religiosos, recriando simbolicamente o caminho de Jesus entre a multidão que o aclamava. 


Leandro Ferreira

A Semana Santa que inicia no Domingo de Ramos, acontece com a bênção dos ramos em um ponto da cidade escolhido pelo conselho, em seguida segue a procissão até a Matriz, na procissão a encenação de Jesus montado no burrinho, chegando junto com os apóstolos e a comunidade levando os ramos.


Matias Barbosa


Foto: Capela do Rosário - Acervo Matias Barbosa

Em Matias Barbosa, no Domingo de Ramos os fiéis levam ramos para a Celebração, incluindo plantas medicinais que depois poderão ser usadas em casa para fazer chá. A várias procissões durante o dia, sendo a primeira saindo da Capela do Rosário e, a última saindo da Capela de Nossa Senhora de Fátima para a Comunidade Vista Alegre.  


Curral de Dentro

Foto: Procissão em Curral de Dentro - Acervo Curral de Dentro

A tradicional Procissão de Ramos, é realizada duas vezes. Uma com saída da casa de Dona Joaninha seguindo até a Igreja Matriz e a outra com saída da Casa do Senhor Almerindo e seguindo até a Igreja Matriz. 

 

Segunda-feira Santa

Este dia é geralmente marcado por serviços religiosos e momentos de reflexão sobre a semana que se aproxima. Durante a Missa, proclama-se o Evangelho segundo São João, onde, seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. 


Terça-feira Santa

Similar à Segunda-feira Santa, é um dia de preparação espiritual e reflexão. A mensagem central deste dia passa pela Ultima Ceia. 


Quarta-feira Santa

Em algumas tradições cristãs, este dia é lembrado como o dia em que Judas Iscariotes concorda em trair Jesus. Em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.


Formiga

Foto: Semana Santa em Formiga - Acervo Formiga

A quarta feira santa se inicia com missa realizada às 19h nas comunidades que acolheram as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores nos dias anteriores. Em seguida, é realizada a Procissão do Encontro, até as imagens se encontrarem, e não estão mais cobertas com o tecido roxo, como nos dias anteriores. 


Fortaleza de Minas

Foto: Procissão do Encontro em Fortaleza de Minas - Acervo Fortaleza de Minas

A Procissão do Encontro acontece todos os anos, saindo das Capelas Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida para o Encontro e Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza de Minas. Esse encontro acontece aproximadamente há 100 anos e é um encontro simbólico entre Nossa Senhora das Dores e o Senhor Jesus Cristo.


São Gonçalo do Rio Abaixo

A procissão do Encontro é um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa da cidade. Nessa cerimônia, as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos são levadas em procissão pelas ruas da cidade, em direção à igreja matriz. No percurso, encontram-se em um momento carregado de simbolismo, representando o encontro de Maria com seu filho Jesus, durante a Via Crucis. 


Taiobeiras


Foto: Procissão do Encontro em Taiobeiras - Acervo Taiobeiras

Na Procissão do Encontro, a imagem de Nosso Senhor dos Passos é levada pelos homens, saindo da Igreja de Santo Antônio e a Imagem de Nossa Senhora das Dores levada pelas mulheres saindo da Igreja São Judas Tadeu. Ambos seguem em direção a Igreja Matriz. 


Quinta-feira Santa

Este dia é bem significativo! À noite, muitas igrejas realizam a Missa da Ceia do Senhor, onde se celebra o Lava-pés, ritual litúrgico que relembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, na qual ele instituiu a Eucaristia e lavou os pés dos apóstolos.

Aqui também é realizada a bênção dos santos óleos que são usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. 


Formiga

Dentro da Matriz, há a cerimônia de Lava-pés, onde o padre escolhe 12 pessoas presentes na missa para relembrar esse ato, realizando assim a cerimônia. Logo após, a o translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da Igreja para uma capela ou altar, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda a noite. O Santíssimo é retirado do altar-mor e levado ao retábulo do Sagrado Coração de Jesus, e a vigília perdura até a meia noite. Após a missa, o altar é desnudado. 

 

Guapé

Foto: Semana Santa em Guapé - Acervo Guapé

Nesse dia, celebra-se a instituição da Eucaristia, encena-se o Lava pés e logo após a celebração faz-se a adoração do santíssimo até a meia noite.


Leandro Ferreira

Na quinta-feira santa, acontece a Missa na Matriz com encenação da última ceia e do Lava-pés, em seguida faz-se a procissão com o Santíssimo até o Centro Pastoral para vigília e adoração até às 00 horas, neste dia a cidade recebe romeiros e peregrinos que vêm de outras cidades em caminhada até o Túmulo do Venerável Servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira para agradecer e pedir graças. Essa movimentação tem início por volta das 18 horas na quinta-feira e se estende até às 08 horas da manhã da sexta-feira santa. 


Ipatinga

Foto: Musical de Páscoa - Acervo ipatinga

Em Ipatinga realiza-se o Musical de Páscoa no Parque Ipanema, Bem Tombado pelo Município. O evento conta com a apresentação dos coros infantil e adulto da Escola Tenente Oswaldo Machado (TOM), além da Orquestra de Câmara, com regência do Maestro Walter Ferreira Mesquita.


Sexta-feira da Paixão

Foto: Encenação da Paixão de Cristo em Ipatinga - Acervo Ipatinga

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é o dia da crucificação e morte de Jesus Cristo. Muitas comunidades cristãs participam de serviços religiosos especiais, como a Via Sacra, ou Estações da Cruz. Aqui é onde os fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. 

Em muitas paróquias e comunidades, é realizada a Encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.

 

Diamantina

Foto: Sexta-feira Santa em Diamantina - Acervo Diamantina

 

A Guarda Romana é um patrimônio valioso da cidade, sendo reconhecida como Bem Imaterial de Diamantina desde 2014! Sai às ruas de Diamantina, encenando os passos e a paixão de Jesus Cristo, usando escudos e batendo as alabardas (tipo lança), em marcha lenta, batendo fortemente os pés e alabardas no chão, numa coreografia e composição musical, que impressiona e emociona. 

Dica: Durante a Semana Santa, é possível realizar o Tour religioso por diamantina e conhecer as majestosas igrejas do centro histórico, admirar as obras de arte sacra, mergulhar na atmosfera serena e inspiradora desses locais sagrados e  ainda participar do concerto dos órgãos sacros.


Alpinópolis 

Foto: Sexta-feira Santa em Alpinópolis - Acervo Alpinópolis

Alpinópolis, antigo Arraial São Sebastião da Ventania, no Sudoeste do estado, conta com Peça teatral "O Caminhante e a Paixão" com o Grupo de Teatro do Oprimido Monte das Oliveiras no espaço bíblico a céu aberto Monte das Oliveiras. Além disso, há Encenação teatral "A Paixão" com o Grupo de Teatro Stellun na Praça Dr. José Carvalho de Faria (Praça do Rosário) em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
 

Capim Branco


Foto: Via Sacra - Acervo Capim Branco

Tradição profundamente enraizada na comunidade, em Capim Branco, os fiéis saem às 5 horas da manhã da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em um trajeto marcado por momentos de reflexão e oração. À medida que avançam pelas ruas da cidade os participantes recriam as catorze estações da Via Sacra, cada uma representando uma etapa da jornada de Jesus até o Calvário. Chegando ao Cruzeiro do Barão, diante da cruz, os fiéis se unem em preces, cantos e silêncio, mergulhados na contemplação do mistério da morte e ressurreição de Cristo.


Novo Oriente de Minas

Foto: Via Sacra - Acervo Novo Oriente

Em Novo Oriente de Minas, a Via Sacra é meticulosamente elaborada, com cada estação representando um episódio específico da Paixão de Cristo. Cruzes, imagens sacras e elementos simbólicos ornamentam o caminho, intensificando a atmosfera de sacralidade. À medida que os peregrinos avançam, eles são convidados a refletir sobre o significado espiritual dos eventos retratados, imersos em uma paisagem que complementa a experiência.


Caeté

Foto: Via Sacra Serra da Piedade - Acervo Caeté

A Basílica de Nossa Senhora da Piedade, casa de nossa padroeira, é o coração da fé do nosso Estado. Para realização da Via Sacra, na Sexta-feira Santa, há duas opções: o percurso longo (5,5km), que começa na portaria da Serra da Piedade, onde os Passos da Paixão de Cristo aparecem em 15 painéis feitos de azulejo, incrustados em painéis de pedra; e o percurso curto, que começa na Basílica Estadual das Romarias e finaliza na Basílica da Piedade.


Tapetes Devocionais

Foto: Tapete Devocional em Ouro Preto - Ane Souz

Em Minas, os tapetes refletem não apenas a devoção religiosa, mas também a rica tradição cultural e artística da região. As comunidades se mobilizam para criar os tapetes, usando serragem colorida, flores, pétalas, folhas, entre outros materiais, para formar desenhos e padrões elaborados que adornam o trajeto das procissões que costumam retratar cenas bíblicas, imagens de santos e elementos na natureza. 
As comunidades locais se reúnem durante a madrugada ou nas primeiras horas da manhã do dia da celebração, principalmente na Sexta-feira Santa, para preparar os tapetes. Alguns dos locais mais famosos por essa prática são: Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei, Tiradentes e Diamantina.


Sábado de Aleluia

Este dia é um período de silêncio e espera, quando os fiéis lembram-se de Jesus no túmulo. Na noite do Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, muitas igrejas celebram a Vigília Pascal, a principal celebração litúrgica do ano cristão, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. A Vigília Pascal inclui:

  • Benção do fogo – Geralmente, prepara-se a fogueira fora da igreja e com o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo. 
  • Procissão do Círio Pascal – Com as luzes da igreja apagadas, o diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.
  • Proclamação da Páscoa – O povo permanece em pé com as velas acesas. O presidente da celebração incensa o Círio Pascal. Em seguida, a Páscoa é proclamada. Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu, da Terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas. Terminada a proclamação, apagam-se as velas.
  • Liturgia da Palavra – Nesta noite, a comunidade cristã se detém mais que o usual na proclamação da Palavra. As leituras da vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas.


Caeté

Foto: Semana Santa em Caeté - Acervo caeté

A mais tradicional Semana Santa de Caeté, vivida entre ladeiras, praças e igrejas do Centro Histórico da cidade, é celebrada há 300 anos. No Sábado Santo, há a bênção do fogo na Igreja Santo Antônio (Deschamps), e logo em seguida a procissão até a Igreja Divino Espírito Santo (Bela Vista) para Missa da Vigília Pascal. Os fiéis são convidados a trajar vestes brancas, recordando as vestes batismais e o Cristo ressuscitado.


Pará de Minas

A Semana Santa conta com orações e cânticos próprios, com repertório executado pelo Coral Bittencourt de Pará de Minas e o Coral Nossa Senhora da Piedade, bem imaterial do Município. No Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal, com a benção do fogo novo, do Círio Pascal, o canto gregoriano do Exultet (Proclamação da Páscoa), além de outras peças musicais que remetem à ressurreição de Cristo. 


São João Del Rey

Foto: Vigília Pascal - Acervo São João Del Rey

A Vigília Pascal realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é a primeira celebração da Páscoa. A celebração é iniciada com a igreja no escuro, enquanto todos os fiéis acendem suas velas. No momento da Glória, todas as luzes são acesas e abre-se a cortina do trono, revelando, entre flores, a imagem do Cristo Ressuscitado. 

Os sinos da Catedral e de todas as outras igrejas, calados desde a quinta-feira santa, voltam a repicar festivamente. A celebração solene segue com o rito do batismo e com a celebração da missa. Destaca-se a participação da Orquestra Ribeiro Bastos que executa, nos momentos oportunos, salmos e cantos em latim que na nova liturgia da celebração foram abolidos, mas mantidos em São João del-Rei.


Domingo de Páscoa


Fechando a Semana Santa, o Domingo de Páscoa é o dia santo mais importante da religião cristã. Você sabia que do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade? 

Ápice da Semana, neste dia é comemorado a ressurreição de Jesus Cristo dos mortos. É um dia de grande alegria e esperança para os cristãos, que celebram com serviços religiosos festivos, como a Missa da Ressurreição, e também tradições como a caça aos ovos e refeições em família.


Pará de Minas

Mantendo o Rito Romano e às tradições de origem portuguesa mais preservadas nas Minas Gerais, no Domingo de Páscoa acontece a procissão da Ressurreição com cânticos festivos e Benção do Santíssimo Sacramento, seguido da Coroação de Nossa Senhora do Triunfo, na qual a histórica imagem de Nossa Senhora das Dores é vestida de branco, retirando-lhe o gládio de Dor (espada do peito) e substituindo o diadema de 7 estrelas pelo diadema de 12 estrelas. 


Mathias Lobato

No Domingo de Páscoa, a alegria e as festividades tomam conta da cidade, incluindo celebrações comunitárias, partilha de alimentos e atividades recreativas.

 

Resende Costa

Foto: Semana Santa em Resende Costa - Acervo Resende Costa

A Semana Santa em Resende Costa reserva uma tradição muito bonita. A cidade preserva antigas tradições que remontam à década de 1850 e é composta, em sua essência, de belas e tocantes celebrações solenes litúrgicas e paraliturgias, como sermões, procissões, vias-sacras, missas, rasouras e confissões. Lá, há um dia a mais de celebração: na segunda-feira da Oitava da Páscoa comemora-se o Triunfo de Nossa Senhora, em que os fiéis saem às ruas com a imagem de Nossa Senhora das Dores vestida de branco. 

 

Nos siga no Instagram @visiteminasgerais para ficar por dentro de várias dicas e curiosidades de Minas!


 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?