Dia de Minas Gerais: Minas são muitas
Dia 16 de julho é o Dia de Minas Gerais! Dia das muitas Minas Gerais!
Você sabia que neste dia, a cidade de Mariana, a primeira capital do estado, volta a ser capital por um dia?? Isso mesmo!
Tudo começa no dia 16 de julho de 1696, com a fundação e o início da povoação da cidade histórica. Nessa época, os bandeirantes, em sua busca por ouro, começaram a explorar a área de mata atlântica mineira e ao descobrir a existência do metal na região, se estabeleceram. A partir daí, criou-se uma vila que rapidamente prosperou.
Mariana foi a primeira cidade a ser criada no então território mineiro. Por ter sido a primeira cidade reconhecida em nosso território, a cidade é conhecida como "berço da civilização mineira", foi a 1ª vila (1711), a primeira capital (1712), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745).
Foto: Mina de Ouro da Passagem, Mariana - Pedro Vilela
Mas porque Mariana volta a ser capital de Minas nesta data?
A cidade tem uma imensa importância histórica, econômica e cultural para Minas. Por isso, o dia 16 de julho de 1696 foi considerado não só a fundação de Mariana, mas também o marco da formação arquitetônica, cultural, econômica e social do estado e do povo mineiro. A partir da Lei nº 561, instituída em 1979, esse dia é reconhecido como sendo o Dia de Minas Gerais.
Então, neste dia, todos os anos, a capital mineira é transferida simbolicamente para Mariana, e acontecem várias solenidades com o Governador e os Secretários do município.
Foto: Igreja São Pedro dos Clérigos, Mariana - Pedro Vilela
Mas Minas é muito mais! Já dizia Guimarães Rosa que Minas são muitas:
“É a Mata cismontana, molhada de ventos marinhos, agrícola ou madeireira, espessamente fértil. É o Sul, cafeeiro, assentado na terra-roxa de declives ou em colinas que europeias se arrumam, quem sabe uma das mais tranquilas jurisdições da felicidade neste mundo. É o Triângulo, avançado, forte, franco. É o Oeste, calado e curto nos modos, mas fazendeiro e político, abastado de habilidades. É o Norte, sertanejo, quente, pastoril, um tanto baiano em trechos, ora nordestino na intratabilidade da caatinga, e recebendo em si o Polígono das Secas. E o Centro corográfico, do vale do Rio das Velhas, calcário, ameno, claro, aberto à alegria de todas as vozes novas. É o Noroeste, dos chapadões, dos campos-gerais que se emendam com os de Goiás e da Bahia esquerda, e vão até ao Piauí e ao Maranhão.”
Foto: Caminho da Luz, Alto Caparaó - Vitor Mendonza
Existem muitas formas de conhecer Minas Gerais, e as nossas regiões turísticas tem vários lugares especiais e cheios de riqueza histórica, cultural, natural, religiosa e gastronômica. Separamos uma super lista para te ajudar a decidir qual cantinho mineiro conhecer primeiro, cada um com seu imenso valor:
- Águas
- Belo Horizonte
- Cachaça
- Caminhos da Mantiqueira
- Caminho Novo
- Caminhos do Cerrado
- Caminhos Gerais
- Caminhos Verdes de Minas
- Campo das Vertentes
- Diamantes
- Grutas
- Grutas e Mar de Minas
- Guimarães Rosa
- Lago de Furnas
- Lago de Irapé
- Lago Três Marias
- Malhas do Sul de Minas
- Mata Atlântica de Minas
- Montanhas Cafeeiras de Minas
- Montanhas e Fé
- Montanhas Mágicas da Mantiqueira
- Nascente do Rio Doce
- Nascentes das Gerais e Canastra
- Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba
- Ouro
- Pedras Preciosas
- Pico da Bandeira
- Rota do Muriqui
- Rota do Triângulo
- Serra do Brigadeiro
- Serra do Cabral
- Serra do Cipó
- Serras de Ibitipoca
- Serras de Minas
- Serras e Cachoeiras
- Serra Geral do Norte de Minas
- Serras Verdes do Sul de Minas
- Sertão Gerais
- Terras Altas da Mantiqueira
- Trilha dos Inconfidentes
- Trilhas do Rio Doce
- Urucuia Grande Sertão
- Velho Chico
- Verde - Trilha dos Bandeirantes
- Veredas
- Villas e Fazendas de Minas
- Vale do Jequitinhonha e Mucuri (ACITURVALES)
- Encantos de Minas
Ah! E nessa Semana de Minas Gerais acontecem vários eventos muito legais que você não pode perder. Veja a programação de alguns deles:
Museu dos Militares Mineiros
- Data: de 16 a 31 de julho
- Hora: 11h às 17h
- Local: Museu dos Militares Mineiros – rua dos Aimorés, 698 - Funcionários, BH
Visitantes do Museu serão convidados a escrever em um painel, que ficará exposto no pátio, palavras, frases ou lembranças que definem sua mineiridade. Entrada gratuita.
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
- Data: até 20 de julho
- Hora: 8h às 18h
- Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21 – Savassi, BH
Visita espontânea à exposição “Aragem em mãos que ardem: Carolina”. A partir da antologia poética da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, a exposição traz as artistas Ana Pá e Flávia Carla dos Reis que apresentam obras produzidas a partir das experiências urbanas, na capital mineira e, também, inspiradas pela obra da autora.
- Data: de 16 a 19 de julho
- Hora: 10h às 16h
- Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21 – Savassi, BH
Visita Guiada à Sala Eduardo Frieiro, que abriga o acervo da Coleção Mineiriana, o maior acervo público de obras sobre Minas Gerais. A Coleção Mineiriana é a maior coleção sobre o Estado disponível para o público e importante fonte de pesquisa sobre nossa memória cultural e intelectual. Com aproximadamente 24.000 itens, abarcando livros, CDs, filmes, mapas e recortes de jornais, a coleção apresenta um panorama do Estado de Minas Gerais em todos os seus aspectos: literatura, história, cultura, arte e ciências. Entrada gratuita.
Fundação de Arte de Ouro Preto
- Data: até 28 de julho
- Local: Museu Casa dos Contos - Rua São José, 12 - Centro - Ouro Preto
Exposição coletiva “Transbordamentos”, de artistas de Ouro Preto e Mariana. Obras de artes emocionantes, com diferentes técnicas e linguagens, de 35 artistas ouro-pretanos e marianenses. Entrada gratuita.
- Data: até 1º de setembro
- Local: Galeria de Arte Nello Nuno – Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário – Ouro Preto
Exposição “Conexão FAOP Guaxupé”. A exibição traz obras de três artistas de diferentes gerações, da cidade de Guaxupé, e retratam um pouco da cultura e técnicas artísticas do Sul de Minas. Entrada gratuita.
Iepha
- Data: de 16 a 31 de julho
- Local: Canal do IEPHA-MG no Youtube
Mostra de Cinema comentada dos documentários relacionados com os patrimônios culturais (Filmes da EMC).
Comentários