Turismo em Minas Gerais | Experiências e Destinos em Minas Gerais para Cada Tipo de Pai

56
Foto por: Canastra Extremo
Atualizado em: 10/08/2025

Experiências e Destinos em Minas Gerais para Cada Tipo de Pai

Uma homenagem especial no Dia dos Pais, do jeitinho mineiro!

 

Neste domingo celebramos o Dia dos Pais, uma data especial para agradecer, criar memórias e valorizar todas as pessoas que, independentemente do gênero, exercem a paternidade com amor, cuidado e dedicação, sejam pais biológicos, mães que também são pai, avôs, tios ou aqueles que assumem esse papel tão importante na nossa vida.

E como todo pai merece um presente à altura, que tal trocar a carteira ou a camisa por uma experiência inesquecível? Minas Gerais é o lugar perfeito para quem busca aventura, sabor, cultura e aconchego e foi pensando nisso, preparamos uma seleção de dicas, experiências e destinos mineiros para diferentes estilos de pais. Vamos nessa?

 

Pai Aventureiro

Se seu pai é do tipo que não dispensa uma boa trilha, que adora se desafiar com escaladas e rapel em meio à natureza, que busca o contato com paisagens grandiosas e o ar puro da montanha, então os destinos na Cordilheira do Espinhaço, Serra da Canastra e o Parque Nacional do Peruaçu são perfeitos para ele.

 

Cordilheira do Espinhaço 

Essa imensa cadeia montanhosa abriga uma variedade de destinos incríveis para os aventureiros de plantão. A Serra do Cipó, que faz parte da Cordilheira do Espinhaço, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de trilhas, escaladas, cachoeiras e esportes radicais. Seu pai pode praticar rapel, trekking, mountain bike, escalada e banhos refrescantes em piscinas naturais, tudo em meio a paisagens impressionantes.

Saiba mais sobre o espinhaço aqui.
 

 

Serra da Canastra

Bem no sudoeste de Minas, a região da Serra da Canastra é formada por um conjunto de serras que estão entre as cidades de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Capitólio. Conhecida como berço do Rio São Francisco, a região possui mais de 30 cachoeiras catalogadas e abriga o Parque Nacional Serra da Canastra, com paisagens impressionantes e rica biodiversidade.

Para o pai aventureiro, a Serra da Canastra oferece trilhas para 4x4, bike e moto, esportes radicais como escalada, rapel e boia cross nas águas do Rio São Francisco, além de cavalgadas e trekking. E claro, além das aventuras, seu pai ainda pode provar o famoso queijo Canastra direto da fonte.

Saiba mais sobre a Serra da Canastra aqui.

 

Peruaçu 

Um verdadeiro paraíso para quem ama a natureza e a aventura, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos maiores tesouros naturais e arqueológicos do Brasil. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, o parque oferece trilhas com cenários únicos onde o cerrado se mistura à caatinga, rios de águas cristalinas e impressionantes formações rochosas. Seu pai vai poder explorar a famosa Gruta do Janelão, com a maior estalactite do mundo, a “Perna da Bailarina”, e caminhar pelas trilhas do Arco do André, que proporcionam mirantes espetaculares.

Saiba mais sobre o Peruaçu aqui.

 

Pai Gourmet

Se seu pai  é do tipo que adora experimentar novos sabores e é um verdadeiro “bom de prato”, essas rotas vão conquistar não só o coração dele, mas também o estômago!

 

Rota dos Queijos

Minas Gerais é sinônimo de queijo, e essas 2 rotas são uma verdadeira imersão na história, cultura e, claro, nos sabores dos queijos artesanais mais renomados do Brasil. 

  • Rota do Queijo Canastra:  Com mais de 200 anos de história, é feito com leite cru e tem um sabor levemente ácido e picante. Só pode ser chamado de “Canastra” se for produzido em uma das sete cidades da Serra da Canastra, são elas:  São Roque de Minas, Medeiros, Tapiraí, Bambuí, Piumhi, Vargem Bonita e Delfinópolis . A rota passa por paisagens deslumbrantes, pequenas queijarias e cafés coloniais que valorizam o terroir mineiro.
  • Rota do Queijo do Serro: A região é composta pelos municípios Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro, onde seu pai vai vai encontrar queijos produzidos há mais de 300 anos de forma artesanal, e conservado com menos maturação, o que garante um sabor suave e marcante. A rota percorre cidades históricas com fazendas que mantêm viva a tradição e oferecem experiências de degustação inesquecíveis.

Para saber mais sobre as rotas dos Queijos de Minas, clique aqui.

 

Rotas do Café 

  • Rota do Café do Cerrado Mineiro: Municípios como Patrocínio, Monte Carmelo e Patos de Minas, fazem parte desta região reconhecida internacionalmente pela produção de cafés especiais. Além das plantações e processos produtivos, a rota oferece vivências sensoriais, visitas a fazendas, degustações e harmonizações com a gastronomia mineira. Saiba mais
  • Rota do Café doSul de Minas: Maior produtora de café do mundo, a rota contempla seis municípios do Sul de Minas: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília que convidam você e seu pai a uma jornada entre cafeterias charmosas, queijarias, balneários e cidades históricas. Uma mistura de sabor, bem-estar e cultura. Saiba mais.

 

Rota do Caparaó Mineiro

Muito mais do que apenas café: o Caparaó é um verdadeiro encontro entre a natureza, a tradição e a excelência. A região é lar do majestoso Pico da Bandeira, repleta de cachoeiras deslumbrantes e vilarejos encantadores. Aqui, o café é cultivado quase que totalmente à mão, por famílias que transmitem seu conhecimento de geração em geração. O terroir único da área conferiu ao café do Caparaó o selo de Denominação de Origem. E não podemos esquecer da gastronomia local, que é um espetáculo à parte. Saiba mais.

 

Rotas Vulcânicas

Imagine um lugar onde o solo fervia há milhões de anos e hoje produz alguns dos cafés, vinhos, azeites e cervejas mais especiais do Brasil. A Região Vulcânica, situada entre Minas e São Paulo, é marcada por um solo fértil, altitudes elevadas e um micro clima perfeito para sabores complexos. Cidades como Poços de Caldas, Andradas e Caldas encantam com suas paisagens naturais, águas termais e produtos com uma identidade única. É o destino ideal para os pais que apreciam inovação com um toque de história. Saiba mais.

 

Pai Copo cheio

Se seu pai não dispensa uma boa bebida, ele vai se apaixonar pelo Circuito da Cachaça no Norte de Minas, pelas cervejarias artesanais de Belo Horizonte e região, e pelas vinícolas mineiras, onde história, sabor e tradição se encontram em cada gole.

Circuito Turístico da Cachaça - Norte de Minas

Essa dica reúne seis municípios: Berizal, Fruta de Leite, Indaiabira, Rubelita, Salinas e Taiobeiras, que produzem cerca de 70 rótulos de cachaça artesanal de alambique. Seu pai poderá conhecer o processo tradicional de produção, visitar alambiques familiares e degustar bebidas feitas com muito cuidado e tradição.

 

Vinícolas de Minas Gerais


Minas é destaque nacional na produção de vinhos finos, com regiões que combinam clima, altitude e terroir ideal.

  • Serra da Mantiqueira (Sul de Minas): Vinhos premiados e técnica da dupla poda em vinícolas como Beloto e Muterle.
     
  • Andradas: Conhecida como a “Terra do Vinho”, com degustações e visitas às vinícolas locais.
     
  • Tiradentes e Diamantina: Experiências completas entre vinhedos e patrimônios históricos.
     
  • Grão Mogol: Vinícola familiar Vale do Gongo com rótulos exclusivos e harmonizações.

Saiba mais sobre os vinhos e vinícolas de Minas aqui. 

 

Cervejas Artesanais de Belo Horizonte
 

BH é conhecida como a “Bélgica brasileira” pela qualidade e criatividade das suas cervejas artesanais. Seu pai pode aproveitar os bares e cervejarias da cidade para degustar, garantindo um fim de semana com o copo sempre cheio.

Então aqui fica a dica de algumas cervejarias para visitar: a Cervejaria Verace e Krug Bier, no Jardim Canadá; o Savá Pub, na Savassi; a Casa Falke, no bairro São Pedro; além do Incógnita Lab e Mercado Novo, ambos no centro. No Vila da Serra, há o Capapreta Tap House e o Bar da Sátira, com variados rótulos premiados e um sistema inovador de self-service.


 

Pai  do Mato

Se seu pai é daqueles que vivem conectados com a natureza, que não perde uma oportunidade para pescar, acampar ou cuidar dos animais, e que encontra na tranquilidade do mato o seu melhor refúgio, então uma experiência de  Turismo Rural em Minas é o que ele precisa.

Experiências para o Pai do Mato:

  • Passeios a cavalo e charrete em Cambuquira, com paisagens encantadoras e atividades para todas as idades.
     
  • Pesca esportiva e lazer no Lago da Barragem (Itaverava), ideal para descanso e diversão em meio à natureza.
     
  • Vivência no Apiário Abelha Rainha (Sorriso), para conhecer o trabalho das abelhas e levar mel fresquinho para casa.
     
  • Trilhas e ecoturismo em locais como Lima Duarte, Gonçalves e Januária, com cachoeiras e contato direto com a biodiversidade.
     
  • Visitas a fazendas familiares e produções artesanais em Tapira, Nova União e São João del-Rei, que combinam cultura, gastronomia e hospitalidade.

 

Pai das Artes 

Se seu pai gosta mesmo é de colocar a mão na massa, aprender novas técnicas e valoriza  trabalhos artesanais, então alguns destinos da Rota das Artes como: Brumadinho, Igarapé, Ouro Branco e Mariana possuem experiências ideais para ele.

 

Cerâmica

Em Brumadinho, o Ateliê Nanart proporciona uma experiência única onde seu pai poderá escolher uma peça de cerâmica para pintar, orientado pela ceramista Nana, finalizando com um brunch no jardim do ateliê e um brinde com espumante. Outra oportunidade em Brumadinho é o Ateliê de Cerâmica na Pousada Estalagem do Mirante, com a ceramista Eny Amorim, onde ele poderá modelar sua própria peça e receber a obra finalizada em casa. Ainda em Brumadinho, o Ateliê Renan Florindo oferece a experiência contemporânea das esculturas “Coração em Branco”, para criar e finalizar obras exclusivas. Em Ouro Branco, a oficina do Mestre Leonardo ensina a tradicional técnica da Cerâmica Saramenha, incluindo a moldagem da argila e o processo antigo de queima e vitrificação.

Madeira e Escultura

No município de Igarapé, o artesão Thomas conduz uma experiência onde seu pai aprenderá sobre diferentes tipos de madeira e criará sua própria peça decorativa, mergulhando na arte da marcenaria e escultura em madeira. Já em Mariana, o escultor e entalhador Edney do Carmo recebe visitantes em seu ateliê para mostrar seu trabalho inspirado no barroco mineiro. Ele oferece oficinas de entalhe e escultura, proporcionando uma vivência artística rica e tradicional.

Saiba mais sobre a Rota das Artes aqui.


 

Mais que presente, uma memória

Neste Dia dos Pais, já pensou que o melhor presente pode ser uma viagem juntos? Em Minas, cada destino tem um pedacinho da alma mineira: acolhimento, beleza e histórias pra contar. Seja qual for o estilo do seu pai, existe um lugar perfeito esperando vocês!

 

Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!

Sobre o Autor

Larissa Carvalho

Futura turismóloga, apaixonada por explorar novas culturas e descobrir cada cantinho do mundo, mas ainda mais apaixonada pelo meu estado, Minas Gerais!

Comentários

O que eu procuro em Minas?