Turismo em Minas Gerais | Águas milagrosas na Serra da Mantiqueira

1.594
Foto por: Celso Silvério
Atualizado em: 20/09/2022

Destino Mantiqueira: águas que curam

 

                                                         Bem na divisa entre Minas, Rio e São Paulo está a Serra da Mantiqueira, um destino completo pra quem busca relaxar nas férias ou em um fim de semana.  

 

A Mantiqueira é uma cadeia montanhosa, que se estende por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e que ao todo tem cerca de 500 km de extensão.

Seu nome tem origem na língua tupi-guarani e significa “serra que chora”, uma referência às águas que brotam ali. 

Foto: Sobrevoo de balão na Mantiqueira.

 

Estância hidromineral e bem-estar

 

Foto: Fontes de água com propriedades curativas.

 

Não por acaso, nesta região está localizada uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil.

São mais de 30 fontes de águas, com diversas propriedades medicinais, que atraem turistas de todo o país em busca de tratamentos terapêuticos.

Umas das mais conhecidas é a fonte Vichy. Sua água é tão rara, que é encontrada somente em dois locais do mundo, no Parque das Águas de São Lourenço e na França. Suas propriedades alcalinas são ideais para fabricação de produtos para cuidados com a pele. Reza a lenda, que essa fonte também tem poder rejuvenescedor. Vale a visita para comprovar!

Além de todas as propriedades curativas das águas do Parque das Águas de São Lourenço você também poderá desfrutar de spas que oferecem relaxantes banhos, massagens e terapias, como a terapia com pedras quentes

 

Foto: Terapia com pedras quentes.

Não deixe de aproveitar o famoso banho de café oferecido na região. Sim, é isso mesmo! O café aqui não é só um ingrediente utilizado para se fazer aquele maravilho “cafezim” mineiro, em São Lourenço ele é utilizado também para que o visitante tenha uma experiência única por meio de um banho revigorante que traz diversos benefícios para a sua pele e saúde.

Parque das Águas

 

Foto: Parque das Águas, São Lourenço.

 

O Parque das Águas guarda, também, outras curiosidades. A  Fonte Oriente, por exemplo, é onde a conhecida água São Lourenço é envasada, sendo comercializada em todo o país. Lá o visitante pode experimentar a água gaseificada naturalmente direto da fonte!

 

Foto: Parque das Águas, São Lourenço.

 

Na região existem ainda outras cidades que são opção para os turistas que buscam por alternativas de bem estar, que almejam livrar-se do estresse e desejam tranquilidade, relaxamento e muita paz como Caxambu, Cambuquira, Lambari, Conceição do Rio Verde e Passa Quatro.

Programe sua viagem e descubra que água tem gosto, sim!

 

Clique aqui e conheça a exuberante região da Serra da Canastra.

Sobre o Autor

Flávia Ribeiro

Turismóloga pela UFMG- MG, Pós-graduação em Gerenciamento de projetos pela FGV. Consultora em Turismo e desenvolvimento regional. Empreendedora Social.

Julia Oliveira

Turismóloga de formação, sagitariana até o osso, atleticana sobre todas as coisas. Adora viajar e nunca recusa convite para comer. Atua como assessora na SPT.

Comentários

O que eu procuro em Minas?