Turismo em Minas Gerais | Coxa e Sobrecoxa de Frango

640
Foto por: Talita Fernandes
Atualizado em: 01/10/2021

Gosto de Minas: Coxa e Sobrecoxa de frango

A versatilidade da nossa cozinha se apresenta nos pratos mais diversos, nos preparos diferenciados e até nas combinações inusitadas. 

Essa característica confere aos sabores mineiros uma vasta gama de opções, onde mesmo que você já tenha experimentado algo, é sempre importante e maravilhoso descobrir novas abordagens para os já conhecidos ingredientes ou itens, no caso da receita de hoje, aproveitaremos partes saborosas de um dos mais tradicionais itens da cozinha mineira: o frango

Item Clássico

Com quiabo, molho pardo, frito, com ora pro nobis, em pedaços, recheando pães de queijo estado afora, o frango é sem sombra de dúvida um dos ingredientes mais expressivos da nossa gastronomia, e surpreende não só pelas diversas formas de utilização mas também pelo sabor apurado e característico. 

As receitas de frango geralmente passam entre as gerações, ganham novos ares e acompanhamentos, mas sempre estão presentes na mesa do mineiro. 

Origem e sabor

O frango foi popularizado nossa cozinha mineira da mesma forma que as carnes de porco. Embora o consumo já houvesse, a criação caseira é que determinou a popularidade desses dois itens na nossa gastronomia. 

E cá pra nós, os quintais propícios à plantação e criação são um charme e símbolo da ruralidade mineiras, né? Não tem como não se encantar. 

A receita do dia foi enviada pela Talita Fernandes, que já é parceira aqui do nosso blog e traz uma nova possibilidade sobre o já tradicional frango mineiro. Com certeza uma abordagem saborosa que vai agradar a todos. 

Aproveite as dicas e não esqueça de juntar a família para celebrar mais essa delícia da nossa cozinha. 


Coxa e Sobrecoxa de Frango

Ingredientes:

6 coxas e sobrecoxas sem pele;
2 cebolas picadas em cubinhos;
4 dentes de alho picados;
2 folhas de louro;
noz moscada ralada na hora;
1 colher de sopa de gengibre ralado;
1/2 pimenta dedo de moça picada sem sementes;
1 colher de sobremesa de açafrão;
1 tomate picado em cubinhos;
suco de 1 limão;
1 ramo de alecrim fresco;
sal e pimenta do reino;
cheiro verde a gosto.

Modo de preparo:

1. Deixe o frango no tempero com alho, sal, alecrim e limão por pelo menos 40 minutos.
2. Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite e jogue as cebolas cortadas em cubo com a pimenta do reino e pimenta dedo de moça.
3. Quando a cebola ficar bem douradinha, coloque o frango, o louro picado, o açafrão e o gengibre. Misture e deixe o frango dourar bem! Em seguida coloque o tomate cortado em cubinhos e a noz moscada. 
4. Cubra o frango com água (já deixe a água fervendo) e espere o seu frango cozinhar por completo. 
5. Lembre-se que é bem importante ele ficar bem douradinho antes de colocar a água fervente.

E aí, gostou da receita? Para os fãs dos preparos tradicionais podem conferir também a nossa postagem do frango ao molho pardo.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?