Gosto de Minas:Conheça a origem e aprenda a receita do Arroz Carreteiro
Conheça a origem do arroz carreteiro e aprenda a fazer essa deliciosa receita, que nasceu no Sul do país e ganhou versões até se tornar ícone da cozinha mineira.
Além de receber influência das cozinhas portuguesas, africanas e indígenas, a intercessão da cozinha mineira com as outras culinárias feitas no Brasil reflete a nossa capacidade de acolher e valorizar o que é bom, principalmente quando o assunto é o paladar! A receita de hoje é um desses exemplos, um prato que nasceu no sul do país e ganhou as estradas brasileiras, hoje é típico de diversas cidades nas Minas Gerais: O Arroz Carreteiro.
Como surgiu o Arroz de Carreteiro?
O prato surgiu com os carreteiros que atravessavam o sul do país em carretas puxadas por bois. Para se alimentar, os trabalhadores levavam uma espécie de carne de sol ( que na região é conhecida também por charque) em conserva para compensar a falta de geladeira. O preparo era simples, a mistura da carne com o arroz era feita em panelas de ferro, trazia sustância e garantia fôlego para que a viagem seguisse normalmente.
Não é de se espantar que a receita prática e saborosa ganharia as estradas do Brasil. Em Minas se tornou popular quando os gaúchos começaram a trazer a charque e difundiram a receita.
O toque Mineiro
A gastronomia mineira é conhecida entre outros fatores pelo tempero apurado, pelo modo de preparo sempre adicionando nossas especiarias, pancs e até itens a receitas que naturalmente já são deliciosas.
E aí não tem jeito né, a máxima de Guimarães Rosa de que “é junto dos bão que a gente fica mió” certamente se encaixa nas nossas panelas, ingredientes selecionados, típicos, que conversam entre si e conferem o sabor da mineiridade aos pratos.
Com o arroz de carreteiro não poderia ser diferente, ao longo do território mineiro é possível encontrar o mesmo prato com preparações diferentes nos ingredientes mas igualmente saborosas. Aquele tempero mineiro que tem muito sabor e afeto, sabe?
Por falar em Sabor e Afeto...
O prato, que já é um ícone da cozinha brasileira, e mineira ganhou uma gravação especial do programa Sabor e Afeto da Rede Minas, e o Edyvan, cozinheiro de Vazante, cidade a noroeste mineiro, que encanta pelos potenciais de turismo religioso, rural e até de aventura, um destino relativamente pequeno, mas gigante em acolhimento, bem a cara do mineiro né?
A prosa tá ótima, mas a gente sabe que vocês estão com água na boca pela receita, correto? Por aqui também estamos! Aproveite as dicas do Edyvan e arrase no arroz carreteiro.
Arroz Carreteiro
Ingredientes:
200g de carne de sol
200g de linguiça calabresa
200g de bacon ou barrigada suína fresca
03 xícaras de arroz branco
02 tomates picados sem semente
02 cenouras raladas
01 cebola
03 dentes de alho amassados
Sal a gosto, páprica defumada, açafrão, orégano seco, cheiro verde a gosto
Modo de fazer
- Primeiro frite a barrigada ou o bacon na panela bem quente, retire quando estiver bem dourado, e frite as demais carnes em separado.
- Quando tudo estiver bem frito, junte novamente todas as carnes na panela, acrescente a cebola e o alho, deixando dourar bem, depois junte o açafrão, a páprica, o sal e o orégano.
- Junte o tomate e a cenoura e deixe refogar por alguns minutos. Junte o arroz, refogue para que se misturem todos os sabores, e acrescente água o bastante para cobrir, coloque mais água assim que secar a primeira.
- Deixe cozinhar bem, e lembre-se que o arroz não pode secar muito, prefira-o mais molhadinho.
- Acrescente o cheiro verde e sirva com um delicioso tutu de feijão fresquinho. Se quiser, também pode servir junto algumas fatias de abacaxi com hortelã, ajuda a ter um prato refrescante.
E aí, gostou da receita? Aprenda a fazer o acompanhamento perfeito pro arroz carreteiro na nossa matéria sobre o Tutu de Feijão!
Comentários