Turismo em Minas Gerais | Conheça a centenária tradição dos tapetes devocionais da Semana Santa de Minas

98
Foto por:
Atualizado em: 11/04/2025

Conheça a centenária tradição dos tapetes devocionais da Semana Santa 

Você sabia que a feitura dos tapetes devocionais é uma tradição genuinamente mineira que acontece desde o século XVIII? Descubra como participar dessa tradição centenária que nasceu em Minas Gerais!

Os tapetes devocionais são uma belíssima expressão artística e religiosa da Semana Santa em Minas Gerais. Eles nascem da dedicação e da criatividade das comunidades locais que, ao longo de séculos, mantém viva a tradição de se reunir na noite do sábado de Aleluia para se dedicar, ao longo da madrugada, à grandiosa tarefa de enfeitar, com lindos desenhos religiosos feitos com serragem e areia colorida, pó de café, sal, flores e grãos, o chão das ruas por onde a Procissão da Ressureição vai passar no domingo de Páscoa. 

Em Ouro Preto, onde os tapetes são feitos anualmente desde 1733, o percurso a ser coberto de forma totalmente manual e artesanal chega a ter quase 2km. Impressionante, né?

Foto: Ane Souza

O início dessa tradição de origem portuguesa coincide com o período do surgimento do Barroco Mineiro, movimento artístico que teve seu ápice entre os séculos XVIII e XIX. Não por acaso a cidade de Ouro Preto, que reúne o maior conjunto arquitetônico barroco, é considerada a cidade berço da tradição de feitura dos tapetes e foi tombada como Patrimônio Mundial Cultural da Unesco em 1980.

Essa expressão artística sacra autenticamente mineira de criar desenhos sobre o chão me remete àquela prática budista milenar em que os monges tibetanos criam complexas mandalas com areia colorida, sabe? Eles passam dias e até semanas em silêncio criando o desenho e, no momento em que o finalizam, a placa sob o desenho é virada para deixar misturar toda a areia e desaparecer o desenho, em uma alusão à efemeridade da vida e à impermanência de todas as coisas.

Vemos o mesmo princípio filosófico na arte secular dos tapetes devocionais mineiros, que demoram horas para serem feitos em uma atmosfera sagrada silenciosa e, assim que ficam prontos, são amorosamente entregues para se desfazer quando a procissão passa por eles. Penso que a magnitude desta celebração se traduz neste bonito contraste: de um lado, a efemeridade do que é mundano e, do outro, a transcendência e a permanência do divino. É que a arte se esvai, representando a própria vida, enquanto a expressão dessa tradição e a fé que a sustenta persistem inabaláveis à impetuosidade do tempo.

Aliás, um aspecto que eu acho realmente mágico desta tradição é que ela convida todo mundo a desfrutar de um momento inesquecível podendo sentir-se realmente parte de algo grandioso e especial. É como se a ocasião tivesse o poder de despertar o artista que cada um de nós tem dentro de si. Adultos, jovens, crianças, idosos, moradores e visitantes, todos se engajam, em um mutirão que começa na madrugada e só termina quando tudo está pronto para a tradicional procissão, renovando a cada ano os laços que mantêm a comunidade unida. E, assim, a tradição vai sendo passada de uma geração para a outra, fazendo com que ela permaneça viva e vibrante ao longo dos séculos, no seio das comunidades das cidades históricas do interior de Minas Gerais. Além de Ouro Preto, cidades como Mariana, Sabará, Santa Luzia, Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina e Itapecerica também cultivam esta linda e emocionante manifestação.

Foto: Ane Souza

 

Incrível, né? Confira agora a agenda e venha participar da feitura dos tapetes nas cidades históricas de Ouro Preto e em São João Del Rey!


Em São João Del Rey

Quando: 18 de abril 
Onde? Na Praça Frei Orlando, no centro, a partir  das 10h.

A programação completa da Semana Santa em São João Del Rey você confere no Instagram da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar @pascomcatedral.


Em Ouro Preto

Quando: da noite do dia 19 de abril para a manhã do dia 20.

Onde? Na frente da Galeria de Arte Nello Nuno, as atividades começam às 21h. Já no bairro Antonio Dias, a atividade acontece durante todo o dia 19.

Confira a programação completa da Semana Santa em Ouro Preto aqui.

E aí vai um recado útil para quem estiver em Ouro Preto no dia 19/04: a partir das 20h, todas as ruas do centro histórico estarão fechadas para a confecção dos tapetes. 

Foto: Ane Souza

 

Ah, e vale reforçar que turistas de todo o país nesta época do ano são esperados e acolhidos para ajudar a montar os tapetes, aprender com os moradores e sentir de perto essa tradição que atravessa gerações e é uma verdadeira relíquia do patrimônio cultural de Minas Gerais. Afinal, a feitura dos tapetes devocionais da Semana Santa é daquelas experiências que não se assiste de longe... se vive junto. Só faz as malas e vem!

 

Sobre o Autor

Alicia Costa

Mineira, mãe, pisciana e antropóloga apaixonada por ouvir, ler e viver novas histórias. Ah! e, de vez em quando, contar algumas também :)

Comentários

O que eu procuro em Minas?