Turismo em Minas Gerais | Natal da Mineiridade

4.954
Foto por:
Atualizado em: 15/12/2023

 Conheça o Natal da Mineiridade

 

 

Do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira.

Do Triângulo Mineiro às proximidades do Pico da Bandeira.

Nasce aqui um movimento que leva a magia do natal pelo olhar e delicadeza da nossa mineiridade.

Nossa essência aflora neste natal!

 

  

O fim do ano se aproxima e com ele já é possível escutar os sinos do Natal e Minas Gerais contará com uma super programação espalhada pelas cidades do estado fazendo do Natal cada vez mais mineiro e afetivo!

O Natal é uma época mágica não só para as crianças, ele traz o encantamento nos detalhes, nas decorações de luzes nas fachadas das casas, nas janelas, nas árvores e nas ruas! É um momento de encontro, felicidade e esperança, além da presença do bom velhinho que dá um quentinho no coração!

Em clima natalino te convidamos a conhecer o “Natal da Mineiridade”, que reúne e celebra a festa das luzes e eventos especiais em mais de 190 destinos mineiros.

Você não vai se arrepender de ser contagiado pela magia do Natal da Mineiridade!

 

NATAL, LUZ E MAGIA

 

Neste ano a programação está recheada com decorações, atrações e projeções de luzes natalinas de tirar o fôlego! Melhor preparar a sua câmera para registrar momentos memoráveis junto com as incríveis programações de Natal.

 

Fique de olho em alguns destaques desse ano!

 

NATAL TIRADENTES

 

A cidade de Tiradentes une-se mais uma vez ao clima natalino que valoriza nossa cultura e espalha a magia pelas ruas históricas.

A programação com muitas luzes, Papai Noel, shows, apresentações culturais do Show e projeções natalinas, começou no dia 01 de novembro e vai até o dia 31 de dezembro no Largo das Forras, que fica no coração da cidade e na Igreja do Bom Jesus da Pobreza. Das crianças aos adultos todos vão gostar!

 

 

Foto: Evento de natal no centro da cidade histórica de Tiradentes - Acervo Tiradentes. 

 

Foto: Decoração do Natal Tiradentes - Acervo Tiradentes. 

 

O Natal Tiradentes é muito mais que uma forma de comemorar a data, é sinônimo da valorização cultural com toda a decoração característica. Não deixe de visitar a cidade e de se encantar ainda mais com o universo natalino!

 

 

SONHO DE NATAL EM BARBACENA
 

Conhecida como cidade das Rosas, Barbacena vai iluminar e alegrar a cidade com  uma programação mágica e acessível, que promete ser gratuita e ainda maior do que as duas últimas edições. O evento começa no dia 15 de dezembro, na terceira sexta-feira do mês e vai até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, na Praça dos Andradas. 

A programação irá contemplar dois espetáculos que marcam o Sonho de Natal, o “Quebra Nozes” e “Natal Grinch”, além de atrações locais. As apresentações ocorrem no Palco Sonho de Natal, em frente a fonte luminosa. Possui brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e picolés… diversão garantida para a criançada!

 

Foto: Atrações Sonho de Natal em Barbacena - Acervo Barbacena


 

NATAL LUZ EM CARANGOLA

 

Carangola traz de volta o lindo Natal Luz da Zona da Mata Mineira! Muitas e muitas luzes e cores, Casinha do Papai Noel, Presépio e a árvore gigante. Um real sonho de Natal!

O grandioso espetáculo de luzes e cores, foi lançado dia 18 de novembro. Os elementos da Praça da matriz, patrimônio tombado do município, ganham luzes em todos os seus contornos, com destaque para o coreto, todas as árvores e canteiros. Outra atração é a sensacional iluminação do prédio da Prefeitura, em frente a esse complexo. 

Com a grande árvore de Natal, shows locais todos os finais de semana, compondo a decoração juntamente com o presépio e a “Casinha do Papai Noel”, a iluminação ficará montada até 07 de janeiro de 2024, quando Carangola completará 143 anos de emancipação. 

Possibilidade de diversão com a família não falta!

 

Foto: Decoração Natal Luz em Carangola - Acervo carangola


 

NATAL POÇOS DE LUZ 2023

 

O tradicional Natal Poços de Luz reúne uma série de comemorações e manifestações na cidade durante o período de novembro, dezembro e janeiro, desde os enfeites luminosos, feiras temáticas, à apresentações artísticas com música e teatro. Muita atração para todo tipo de público, quem não ama?!

A programação resgata o espírito natalino unindo toda a comunidade e visitantes, transformando a cidade no palco de um grande espetáculo de luzes, shows, decoração, beleza e emoção. Ruas e praças iluminadas e uma programação completa para a celebração do período de festas, com concertos na Banda da Polícia Militar, corais, apresentação de flautas, além dos já tradicionais Casinha do Papai Noel, Vila do Artesanato e rica programação artística e cultural.

Todos os dias, do dia 01 de dezembro a 15 de janeiro, vão ter variedades de atrações, sons, clima, músicas e efeitos especiais. Quem chega na cidade encontra nas ruas e em cada detalhe a verdadeira magia do Natal. 

 

Foto: Decoração Natal Poços de Caldas 2023 - Acervo Poços de Caldas



 

NATAL DE LUZES E ALEGRIA DE JUIZ DE FORA

 

E Juiz de Fora promete muitas luzes LED, ornamentações e adereços natalinos por todo o centro e diversas regiões.

Inauguradas em 22 de novembro, as luzes comemorativas  da celebração do Natal de Juiz de Fora, foram acesas no Parque Halfeld. No mesmo dia, também foi acionado o corredor luminoso do Calçadão da rua Halfeld e as luzes da Avenida Rio Branco, dentro do projeto “Natal de Luzes e Alegria”. O início das festividades foi marcado pela apresentação do artista Marcus Amaral e pelo coral infantil “Criar Sesc Juiz de Fora”. 

Se você também ficou com vontade de sentir de perto esse climinha, não se preocupe! A programação vai até o Dia de Reis, 06 de janeiro, proporcionando à comunidade muita luz e apresentações musicais compostas por um repertório natalino.

 

Foto: Decoração Natal de Luzes e Alegria de Juiz de Fora - Acervo Juiz de Fora


 

NATAL ENCANTADO DE POUSO ALEGRE

 

Uma das épocas mais aguardadas por toda cidade de Pouso Alegre chegou com toda a magia esperada. A Praça Senador José Bento, contemplou a  inauguração do “Natal Encantado de Pouso Alegre” com a maior Parada Natalina realizada no Sul de Minas, reunindo cerca de 15 mil pessoas. Surreal né?!

A Parada Natalina contou com a apresentação de 300 crianças do Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM), seis carros alegóricos natalinos, a presença do Papai Noel e apresentação da Disney com a cantora Carol Sampaio. 

A Praça Senador José Bento, foi decorada com diversas estruturas natalinas e brinquedos, como o carrossel para as crianças se divertirem, e ainda conta com a projeção natalina da Catedral Metropolitana. Ainda, a cidade conta com uma árvore de Natal de 30 metros na Avenida Tuany Toledo, que pode ser a maior instalada em Minas Gerais! Outra de 20 metros que simboliza Nossa Senhora está no bairro Santa Rita, na rotatória do Fórum do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. 

 

Foto: Atrações Natal Encantado de Pouso Alegre - Acervo Pouso Alegre



 

NATAL DA MINEIRIDADE DE MATEUS LEME

 

Com atrações gratuitas e totalmente abertas ao público, Mateus Leme inaugurou dia 26 de novembro a programação do Natal da Mineiridade do município que se estende até 6 de janeiro, dia de Reis. A cada semana uma apresentação diferente na Praça da Matriz de Santo Antônio, que inclusive é patrimônio tombado pelo IEPHA.

Dentre as atrações de destaque, a Folia de Reis Nossa Senhora das Graças entregando o menino Jesus no Presépio após a Santa Missa no dia 24 de dezembro é de emocionar. Cantatas de Natal, apresentação de corais e shows musicais também fazem parte da programação. Além disso, todos os distritos também recebem iluminação natalina.
 

Foto: Decoração Natal da Mineiridade de Mateus Leme

 

 

LUZES DA LIBERDADE

 

Por fim, mas não menos importante, é essencial ressaltar o espetáculo das Luzes da Liberdade, que colorem o coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade desde 02 de dezembro.

Essa com certeza é uma opção para aqueles que desejam conhecer a cidade e aproveitar esse clima mágico, e também para os que já conhecem BH, inclusive seus moradores, de vivenciar uma experiência única e encantadora em um dos principais cartões postais da cidade.

Minas Gerais consegue ir além do clássico das cidades históricas e se reinventar cada dia mais para as festividades. Cada local abraça o Natal de forma a trabalhar com o ambiente presente e sua história, criando sempre vivências únicas!

 

 

Foto: Praça da Liberdade iluminada pelas luzes do natal!

 

OUTROS EVENTOS NATALINOS POR MINAS

 

É um amante do clima natalino e está próximo a outras regiões de Minas Gerais? Não deixe de se planejar e participar do maior natal do país!

 

NATAL ILUMINADO DE GOVERNADOR VALADARES

 

 

NATAL GEOPARQUE UBERABA 2023

 

NATAL EM ARCOS 2023


 

NATAL CULTURAL NAS MONTANHAS CAMANDUCAIA 2023 - DESENHANDO SONHOS

 

Confira abaixo todas as cidades que estão tomadas pelo clima natalino com eventos, muitas luzes e muito afeto que essa época trás, no nosso Portfólio do Natal da Mineiridade.

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e analista de marketing turístico. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?