Turismo em Minas Gerais | Cidades na Serra da Mantiqueira

76.931
Foto por: Clodoaldo Costa
Atualizado em: 15/09/2022
trendminas
Top 3 em matérias mais visualizadas

 

Conheça 20 cidades imperdíveis na Serra da Mantiqueira 

 

O paraíso da Serra da Mantiqueira oferece atrações para todos os gostos:  belezas naturais, cultura rica, sabores inesquecíveis, crenças, aventuras e lugares ideais para quem está em busca de um clima de romance.

 

Com aproximadamente 500 quilômetros de extensão, a Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que divide o Sul de Minas Gerais com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Minas Gerais se destaca por abrigar 60% das cidades da Mantiqueira.

A Mantiqueira mineira atrai turistas interessados em vivências únicas, que se conectam com o clima serrano, com a ruralidade de muitas cidades, descobrem paisagens exuberantes das cadeias montanhosas, vales, diversidade de cachoeiras, trilhas e atrações de aventura.

Descobrem também os sabores e experiências que apresentam especialidades da cozinha mineira produzidas em cada cidadezinha e, claro, a incrível hospitalidade e aconchego mineiro.

 

Descobrindo cidades imperdíveis da Serra da Mantiqueira

 

A  região da Mantiqueira é ideal para quem está em busca de um destino completo para as férias, ou mesmo um feriadão.

 

 

Um pouquinho de cada destino

 

Bom Repouso

 

Foto: Imagem da gigantesca Nossa Senhora das Graças com 20 metros de altura.

 

Bom Repouso tem como principal ponto turístico, uma gigantesca imagem de Nossa Senhora das Graças, com 20 metros de altura, a qual atrai visitantes em romarias de todo o país. Visite também os inúmeros produtores de morango e o Mirante Caminho das Graças que proporciona uma belíssima vista panorâmica da região.

 

Bueno Brandão

 

Foto: A linda cachoeira do Machado que se localiza na cidade de Bueno Brandão

 

Com clima agradável e inverno de baixas temperaturas, Bueno Brandão é um ótimo local para desfrutar uma lareira degustando deliciosos queijos e vinhos locais, cujas produções podem ser visitadas. Pra quem gosta de natureza, são inúmeras cachoeiras que atraem visitantes em busca de relaxamento e renovação das energias, como a Cachoeira do Machado.

 

Cachoeira de Minas

 

Foto: Um delicioso café mineiro feito diretamente de um dos sítios que produzem o grão do café

 

Uma cidadezinha acolhedora, cheia de e festividades para a família toda. Cachoeira de Minas é a dona da maior fogueira do Brasil.  Além de ser referência nacional e internacional na produção de café e do maravilhoso queijo parmesão. Você poderá visitar também, alguns sítios e fazendas que produzem essas delícias! 

 

Camanducaia e Monte Verde

 

Foto: Flores que estão espalhadas pelas ruas de Monte Verde

 

Camanducaia e o distrito de Monte Verde, eleito o destino mais romântico do Brasil, é o lugar perfeito para os casais apaixonados. Suas baixas temperaturas e construções no estilo europeu atraem visitantes de todo canto, que buscam a deliciosa gastronomia local como o Fondue, o Apfelstrudel e o Chocolate Artesanal.

 

Cambuí

Foto: Ciclistas se aventurando pelas trilhas e picos da cidade de Cambuí 

 

No esporte e no lazer, ciclistas de diversas regiões procuram as trilhas e picos de Cambuí para se aventurarem praticando cicloturismo. Na culinária, é dona do maravilhoso virado de banana, da produção de frutas vermelhas, macadâmia, cachaça, geleias, queijos e do famoso doce de leite.

 

Conceição dos Ouro

 

Foto: Uma fazenda com um belo campo que se localiza em Conceição dos Ouros 

 

Em Conceição dos Ouros, tem muitos sítios arqueológicos que são encontrados por toda sua extensão. A Serra Grande garante um visual exuberante, e a natureza que a cerca, traz paz e aconchego aos visitantes. Conhecida como a Capital Nacional do Polvilho, destaca-se na produção e em seus maravilhosos derivados, como pães, bolos, biscoitos e o mineiríssimo pão de queijo.

 

Congonhal

 

Foto: Capela das Aparições no complexo da Nossa Senhora da Obediência

 

Congonhal é conhecida pelo Complexo da Nossa Senhora da Obediência que atrai fiéis de todo o mundo para participar do Caminho da Obediência. A cachoeira 15 quedas e a Serra de São Domingos também atraem visitantes e praticantes de esportes de aventura que aproveitam as trilhas e estradas cercadas por lindas paisagens.

 

Consolação

 

Foto: Peregrina caminhando nas belas paisagens do Caminho da Fé

 

Sua natureza é exuberante e preservada, a cidade de Consolação é salpicada por dezenas de cachoeiras, como a Cachoeira da Usina, além de inúmeras trilhas e pedras com vistas panorâmicas belíssimas. A religiosidade é parte da tradição, como a Festa de Nossa Senhora da Consolação e por ser integrante do Caminho da Fé.

 

Córrego do Bom Jesus

 

Foto: Imagem do Bom Jesus trazida de Portugal em 1872, patrimônio histórico do município

 

A cidade de Córrego do Bom Jesus é famosa por sua tradicional Festa em Louvor ao Bom Jesus que atrai fiéis e turistas de todo o Brasil. O Pico da Raposa é parada obrigatória para os amantes do voo livre e garante maravilhosas fotos. Sem falar da Pedra de São Domingos, um dos pontos mais altos da região com 2.050m de altitude.

 

Estiva

 

Foto:  Peregrinos na subida da Serra do Caçador, que tem uma incrível vista panorâmica da região

 

Estiva é famosa pelo cultivo abundante de morangos e pela deliciosa cozinha mineira. Para os amantes da natureza, a Serra do Carapuça e a Serra do Caçador oferecem estonteantes vistas da Mantiqueira. A cidade também é sinônimo de religiosidade, pois é passagem de peregrinos do famoso Caminho da Fé.

 

Extrema

 

Foto: Pedra das Flores e Pico do Lopo uma das mais belas vistas do Sul de Minas

 

A cidade de Extrema está organizada em 5 Rotas Turísticas: Rota das Rosas, Rota das Pedras, Rota dos Ventos, Rota do Sol e Rota das Águas.  Por esses caminhos é feito o convite para a descoberta, a troca de experiências, a aventura ao ar livre e se deliciar com a comida típica mineira. A Serra do Lopo e a Pedra das Flores não podem deixar de ser visitadas, pois em ambas pode-se contemplar uma vista 360º de toda a região.

 

Gonçalves

 

Foto: Simbolo da Serra da Mantiqueira as araucárias enfeitam as paisagens do município

 

Conhecida como a Pérola da Mantiqueira, Gonçalves é cercada de belíssimas paisagens da Mantiqueira. A Cachoeira Sete Quedas está pertinho do centro, possui infraestrutura e atrai a maioria dos visitantes. Não deixe de provar os maravilhosos queijos, geleias, doces, cervejas artesanais e produtos orgânicos produzidos no local. O artesanato também é destaque em Gonçalves!

 

Itapeva

 

Foto: Os lindos picos, vales e trilhas de Itapeva atraem ciclistas de toda a região para a prática do esporte

 

Localizada em meio às lindas paisagens, vales, montanhas e cachoeiras, Itapeva é uma ótima opção para curtir a natureza e vivenciar a hospitalidade mineira e a tranquilidade da vida no interior. A belíssima vista panorâmica da Pedra Chata e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro são marcas registradas do município.

 

Munhoz

 

Foto:  A Cachoeira do Espraiado rodeada  pela exuberante natureza local

 

Rodeada de muito verde, cachoeiras, serras e montanhas, é o local perfeito para seu descanso e lazer. Sendo Cachoeira dos Nazário e a Pedra Vermelha os mais procurados pelos visitantes. Os amantes de esportes de aventura também se aproveitam da adrenalina das corredeiras, paredões e trilhas de Munhoz.

 

Paraisópolis

 

Foto:  A Ponte de Ferro, uma raridade do século passado preservada pelo patrimônio histórico

 

Rica em história, terra natal de Carlos Gonzaga e Amílcar de Castro, Paraisópolis é cheia de atrações e belezas. O Pico do Machadão com o Parque Ecológico do Brejo Grande são visitados pelos amantes da natureza, tranquilidade e aventura também, pois os constantes ventos de Paraisópolis propiciam um perfeito cenário para o voo livre. Rota do Caminho da Fé, recebe peregrinos e visitantes durante todo o ano.

 

Sapucaí-Mirim

 

Foto: As incríveis paisagens preservadas da Serra da Mantiqueira

 

Sapucaí-Mirim é famosa pela maior produção de trutas no Brasil e pela vasta área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira. A comida mineira, os pratos à base de truta, os produtos orgânicos e a produção de azeite atraem visitantes de todos os cantos. O clima ameno e agradável completa esse delicioso passeio.

 

Senador Amaral

 

Foto: Plantações de flores são encontradas por toda a extensão da cidade mais alta de Minas Gerais

 

A cidade mais alta de Minas Gerais! Sua altitude e clima ameno fizeram de Senador Amaral o local ideal para o cultivo das mais variadas espécies de flores e frutas vermelhas. Suas belas cachoeiras ainda pouco exploradas e as belas paisagens atraem os amantes do ecoturismo.

 

Senador José Bento

 

Foto: Vista panorâmica do lindo Vale do Café com Leite

 

É um pequeno paraíso do sul de Minas que está cercado de cachoeiras, pedras e picos. Famosa pelo seu Vale do Café com Leite, é destaque na produção de café, leite e deliciosos derivados. A Pedra do Mirante, a Pedra do Retiro, a Pedra da Bela Vista e a Cachoeira da Tronqueiras são os pontos mais visitados do Senador José Bento e vão garantir uma maravilhosa experiência para você.

 

Tocos do Moji

 

Foto: Grupo de peregrinas rumo à Aparecida do Norte, fé, superação e lindas paisagens

 

Sinônimo de carisma e de fé, seu maior potencial é seu povo, sempre acolhedor e disposto a bater aquele papo no banco da praça. Tocos do Moji é rota do Caminho da Fé, e abriga um dos trechos mais belos de todo o roteiro. O tradicional pastel de farinha de milho e o morango colhido fresquinho direto do pé conquistam qualquer um. A Cachoeira do Zé Rita, pertinho da cidade, também é parada obrigatória.

 

Toledo

 

Foto: Lago Municipal, o cartão postal do município

 

Toledo está localizada em uma das regiões mais bonitas do estado, divisa de São Paulo e Minas Gerais, é o lugar perfeito para quem quer sossego e belos locais para passear. A Cachoeira do Tamanduá, a Cachoeira da Serra, a Pedra Limpa e o famoso Lago Municipal, são alguns de seus atrativos. Em sua visita não deixe de saborear o biscoito de polvilho e o bolo de fubá com queijo feito com receitas de tradicionais famílias toledenses.

 

Dicas de viagem

 

Período ideal para conhecer o Sul de Minas

 

A Mantiqueira Sul Mineira é mágica durante o ano todo.

Outono e inverno: as baixas temperaturas criam um clima ideal de romance, acompanhado dos deliciosos  queijos e vinhos produzidos na região, e uma bela lareira.

Primavera: a região oferece muitas belezas naturais, com fauna e flora exuberantes.

Verão: quente e chuvoso, para curtir com a família atividades de aventura em meio a natureza.

 

Viu só? Agora é só programar a visita na sua estação preferida!

 

Atenção:

Aproveite o contato direto com a natureza, utilize roupas e calçados confortáveis, mantenha-se hidratado levando consigo uma garrafa d’água, não jogue lixo em qualquer lugar e, se não houver uma lixeira por perto, guarde seu lixo e descarte em local apropriado.

Não danifique plantas, não leve “mudinhas” para sua casa e não alimente animais silvestres, o respeito à fauna e à flora é imprescindível para conservar esse lindo destino para as próximas gerações.

 

Clique aqui e conheça nosso Site e Redes Sociais

www.serrasverdes.com.br

www.facebook.com/serrasverdes

www.instagram.com/serrasverdes

 

Leia também: Aventure-se na Serra da Mantiqueira

 

Sobre o Autor

José Augusto Coronado Sena

Turismólogo, nascido em Ribeirão Preto/SP, mas Mineiro de Coração! Apaixonado por Minas, suas paisagens, seu povo, sua cultura e sua comida.

Comentários

O que eu procuro em Minas?