Turismo em Minas Gerais | Ceia de Natal Mineirizada

561
Foto por: Getty Images
Atualizado em: 23/12/2024

 

Ceia de Natal Mineirizada

Mergulhe no universo das tradições natalinas em Minas Gerais e explore como a Cozinha Mineira e as festividades se entrelaçam para criar um momento especial de reunir a família e celebrar. Prepare-se para descobrir as delícias dessa tradição que aquece os corações dos mineiros todos os anos.

 

 

Entradas 

Pernil com pão de queijo do Lago de Furnas

Essa dupla faz todo mundo se sentir em casa, já que mistura dois ícones da culinária mineira em uma harmonização de sabores que é simplesmente irresistível. A mistura das texturas e o contraste dos sabores entre o pão de queijo e o pernil deixam essa entrada ainda mais especial e memorável.

Imagina só: o pernil, com sua carne macia e cheia de sabor, servindo como um complemento perfeito para o pão de queijo, que traz aquele toque cremoso e saboroso. Não tem como resistir! Essa combinação é ideal para abrir o apetite para o que vem depois, além de ser um verdadeiro charme na ceia de Natal, encantando a todos com a simplicidade e riqueza dos sabores de Minas.

 

 

Não podemos deixar de lembrar que agora o nosso Queijo Minas Artesanal é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO!!!

E o nosso pão de queijo carrega esse sabor, o sabor da tradição que os produtores e mestres queijeiros passam através do seu ofício.

 

Tábua de Queijo Minas Artesanal

Uma excelente segunda opção de entrada para a ceia de Natal é a Tábua de Queijo Minas Artesanal, que reúne o melhor das 10 regiões queijeiras do estado. Cada pedaço dessa tábua é uma verdadeira viagem pelo sabor, com queijos de altíssima qualidade que refletem a tradição e o carinho dos produtores mineiros. 

De queijos como o da Canastra e Serro, Diamantina, Araxá, e Campo das Vertentes, cada região traz um sabor único, seja mais curado, suave ou com um toque defumado. Além disso, o Cerrado, a Serra do Salitre, a Serra do Ibitipoca, o Triângulo Mineiro e as regiões Entre Serra da Piedade e Caraça complementam essa variedade de queijos, proporcionando uma explosão de sabores e texturas que encantam até os paladares mais exigentes. Essa entrada é perfeita para quem quer saborear a diversidade de Minas em uma única tábua!

 

Pratos principais 

Que tal deixar o chester e o peru de lado neste Natal e apostar em opções bem mineirinhas? Uma leitoa assada com aquela pururuca caprichada, um pernil temperado com alho e ervas e assado até ficar suculento, ou até um lombo bem douradinho podem transformar a ceia em uma celebração com o sabor autêntico de Minas. 

É a oportunidade de valorizar a cozinha local, trazer aquele toque especial de casa de vó e, de quebra, surpreender os convidados com um menu cheio de tradição e afeto.

Para trazer suavidade, a nossa sugestão de acompanhamento são verduras ou saladas  com PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e ingredientes das nossas hortas e quintais, seria uma explosão de sabores regionais e frescor!!!

  • Folhas: Base de almeirão ou taioba, misturadas com folhas de serralha e dente-de-leão, que podem ser colhidas diretamente da horta;

  • Frutas: Cubinhos de manga-ubá ou goiaba, trazendo um toque adocicado típico de Minas;

  • Tubérculos: Fatias finas de inhame cozido e gelado ou batata-doce roxa ralada crua.

  • Legumes: Tirinhas de quiabo grelhado ou maxixe cortado fininho para um toque crocante;

  • Ervas e flores: Um punhado de flores de capuchinha e folhas de ora-pro-nóbis, que são super nutritivas;

  • Finalização: Um queijinho nunca é demais! Queijo fresco ou curado ralado por cima, amendoim torrado triturado, e um molho simples de limão-cravo, azeite mineiro, sal e um toque de mel de abelha uruçu ou melado de cana.

 

Essas são formas de homenagem à riqueza da biodiversidade mineira e ao hábito de aproveitar o que vem da terra com simplicidade e criatividade!

 

 

Sobremesas 

Se tem uma coisa que não pode faltar na ceia de Natal em Minas Gerais, são os doces, confira as sugestões:

 

Figo com doce de leite

A nossa primeira opção é clássica: o doce de figo cristalizado ou em calda, ainda mais quando é acompanhado de um doce de leite aveludado.

 

Mangada da Serras de Minas

Esse prato é uma curiosidade à parte. Ele é feito com a Manga Ubá, originária da cidade de Ubá no Circuito Turístico Serras de Minas. É um doce típico da cidade, e por ser muito importante foi protegido como Patrimônio Imaterial do município

O doce não é produzido apenas no Natal, mas como a Manga Ubá dá em abundância na época do Natal, as pessoas a utilizam muito em suas ceias de Natal! Tem como ser mais especial?!

 

 

Docinho de Baru do Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba

O docinho de baru é uma iguaria que valoriza o sabor marcante dessa castanha nativa do Cerrado. Rico em nutrientes, ele combina o baru com rapadura ou açúcar mascavo, resultando em um doce autêntico e cheio de personalidade.



 

Gostou das nossas sugestões? Fique de olho para mais dicas da Cozinha Mineira!

 

Sobre o Autor

Cozinha Mineira

Somos a equipe responsável pelas dicas da Cozinha Mineira, Clássica e Contemporânea!

Comentários

O que eu procuro em Minas?