Turismo em Minas Gerais | Bolo Mané Pelado

1.395
Foto por: Acervo Quintais e Quitandas- Carlos Roberto de Oliveira
Atualizado em: 23/07/2021

Gosto de Minas: Bolo Mané Pelado 

 

Conheça a receita do bolo mané pelado, uma quitanda típica de Paracatu, que conseguiu arrancar elogios dos jurados de um reality show de gastronomia que foi ao ar recentemente.

As quitandas são verdadeiros mimos da cozinha mineira, não tem como viajar por aqui sem experimentar estar diante de uma mesa farta, com um delicioso café e elas, as quitandas.  

O casamento quitanda e café é, sem sombra de dúvidas, um dos casamentos reais da cozinha mineira -  lado a lado do nosso queridinho queijo com goiabada, também conhecido como Romeu e Julieta

O acompanhamento do café de hoje  pode ser o delicioso bolo vindo de Paracatu, o Mané Pelado.  

Origem da Receita 

Apesar do nome curioso, o mané pelado é uma receita muito comportada e saborosa, que coloca em evidência um dos ingredientes mais tradicionais da gastronomia brasileira, a mandioca

Muito popular na região sudeste e centro-oeste do Brasil, a lenda diz que o nome do bolo é uma homenagem a um agricultor que tinha o hábito de colher mandiocas sem uso de roupas. Curioso, né?  

As terras das Quitandas 

Em Minas existem diversas terras das quitandas, como certamente é o caso de Igarapé CongonhasSão Tiago e Paracatu Cidades em que os fogões e fornos das cozinhas mineiras mais tradicionais exalam deliciosos cheiros de  quitandas.  Esse aroma faz parte do cotidiano de quem vive e quem tem a oportunidade de vivenciar tudo isso de perto em uma viagem por Minas.  

A receita de hoje veio de Paracatu, uma cidade a Noroeste das Gerais que é famosa pelo charmoso centro histórico, pelo delicioso  Pão de queijo e pela tradição das quitandas passadas entre gerações. Com certeza um destino encantador e saboroso que vale a visita! 

Que tal garantir essa quitanda na sua mesa de café hoje mesmo? Vamos colocar a mão na massa com a deliciosa receita da Dona Lazy.  

Aproveite a hora do café e compartilhe com a família e amigos. Ah, e não se esqueça de compartilhar o resultado com a gente nas redes sociais, hein?  

Bolo Mané Pelado Tradicional 

Ingredientes 

1 kg de mandioca ralada e espremida 

5 ovos caipira 

500 g de açúcar 

300 g de manteiga da roça 

200 g de coco natural ralado 

2 colheres de fermento em pó 

Modo de preparo 

Misturar os ovos, o açúcar e a manteiga, batendo bem. Adicionar a mandioca, o coco e o fermento. Colocar em fôrma untada e levar para assar em fogo brando. 

Gostou dessa receita, confira aqui a receita do  biscoito de nata, outra deliciosa quitanda mineira.  

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?