Turismo em Minas Gerais | Bolo de Puba

1.817
Foto por: Dririchetto de Getty Images via Canva Pro
Atualizado em: 10/09/2021

Gosto de Minas: Bolo de Puba 

Aprenda a deliciosa receita de um bolo que faz muito sucesso no Vale do Jequitinhonha.

A pluralidade da cozinha mineira é algo de encher os olhos. Em um estado enorme e diverso como o nosso, as diferenças de modo de preparo ou até mesmo de nomes de receitas entre as regiões são expressivas e representam não só a diversidade gastronômica como também cultural presente em nosso estado.  

A receita de hoje é um exemplar que ilustra bastante essa pluralidade, não só pelo nome parecido com o de outro bolo que amamos, como também pela forma diferente de usar um ingrediente conhecido dos mineiros, a mandioca

Quem conhece já sabe que estamos falando do Bolo de Puba, mais um dos acompanhamentos mineiros pro nosso amado ‘cafezim’.  

Origem Indígena 

A massa de puba, ou puba tem o nome originário do tupi e seu significado pode tanto significar “mole” como fermentado.  

A puba é feita da mandioca, ingrediente que foi introduzido na cozinha mineira pelos indígenas, e seu processo de preparo, embora necessite tempo, é um resgate e uma celebração às nossas raízes.  

Para obter a puba basta deixar a mandioca descascada de molho num recipiente com água por sete dias, após esse tempo a mandioca estará mole. O próximo passo é escorrer a água e lavar abundantemente a mandioca, ralando-a em seguida. Com a mandioca ralada, deve-se escorrer completamente o líquido, separar em porções, envolvê-las em papel filme de PVC e refrigerar. 

Essa massa dura cerca de uma semana na geladeira ou seis meses no congelador. 

Região Encantadora 

A receita do dia veio do município de Mata Verde, um dos municípios que compõem o vale do Jequitinhonha, região conhecida por seus atrativos turísticos no Nordeste de Minas Gerais.  

A região, banhada pelo Rio Jequitinhonha é um dos pólos mineiros de artesanato, com uma característica única e inconfundível, além de belas paisagens e da hospitalidade típica do povo mineiro.  

Aposto que essa conversa te deixou com vontade de conhecer a região e de experimentar os sabores característicos de lá, né? É por isso que sem mais enrolação vamos deixar aqui a receita do bolo de puba, compartilhada pelos amigos da IGR vale do Jequitinhonha.  

Bolo de Puba 

Ingredientes: 

3 colheres de manteiga ou margarina 

2 xícaras de açúcar não muito cheias 

4 ovos 

3 xícaras de massa de puba (massa extraída da mandioca) 

1 garrafinha de 200 ml de leite de coco 

1 pitada de sal 

1 colher de chá de fermento 

Modo de preparo: 

  1. Bata no liquidificador a manteiga, os ovos, o açúcar, o leite 

  1. Depois que formar um creme vá adicionando a puba e o sal 

  1. Deixe bater bastante e acrescente o fermento, mexendo bastante 

  1. Coloque numa forma untada com margarina e farinha de trigo e coloque pra assar, estará no ponto quanto a faca sair limpa. 

Gostou da receita? Confira aqui outro acompanhamento perfeito para o café mineiro, a deliciosa Broa de Fubá 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?